A formaçao da consciencia crítica dos academicos do curso de agronomia - UTFPR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gnoatto, Almir Antonio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/16956
Resumo: Este trabalho pretende discutir, por meio da leitura dos relatórios de estágio curricular, que tipo de profissional de agronomia está sendo formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco: profissionais críticos ou profissionais ingênuos? Assim sendo, atuarão numa dada realidade, podendo modificar ou manter as condições reinantes sejam econômicas, sociais e ambientais na agricultura. Ele foi dividido em cinco partes. Na primeira parte, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre consciência e discurso. Na segunda parte utilizando da análise documental, foi feita uma seleção aleatória de 10% dos relatórios de estágio de conclusão de curso, em diferentes locais de estágios, classificados nas seguintes categorias: a) Empresas de comercialização de insumos e produtos agropecuários; b) Cooperativas de produção, comercialização e crédito; c) Instituições públicas; d) Propriedades rurais; e) Organizações não governamentais. Na terceira parte foram apresentados os resultados da pesquisa sobre currículo, docentes e discentes do curso de Agronomia, estágio curricular no período de 1996 a 2005 e um breve histórico da região sudoeste do Paraná. Na quarta parte foram feitas as discussões dos resultados sob o enfoque das características da consciência crítica e da consciência ingênua dos indivíduos preconizada pelo educador Paulo Freire e sobre a ótica dos discursos descritos em Lacan, que ajudou a identificar e posicionar o saber. Os discursos utilizados foram os seguintes: discurso do mestre, discurso da universidade, discurso H e discurso do capitalista. Conclui-se que apenas pelo indicador dos relatórios de estágio, o curso de Agronomia da UTFPR forma na sua maioria profissionais ingênuos, com discurso capitalista, da universidade e do mestre, servindo de sustentação ao sistema dominante, nem se apercebendo ou até com a intenção de formar profissional com esse perfil
id UFPR_7212ea3a0e76214293a6cd8127f0c315
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/16956
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gnoatto, Almir AntonioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em AgronomiaSilva, Lenir MaristelaDoni Filho, Luiz, 1946-2013-01-15T18:10:03Z2013-01-15T18:10:03Z2013-01-15http://hdl.handle.net/1884/16956Este trabalho pretende discutir, por meio da leitura dos relatórios de estágio curricular, que tipo de profissional de agronomia está sendo formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco: profissionais críticos ou profissionais ingênuos? Assim sendo, atuarão numa dada realidade, podendo modificar ou manter as condições reinantes sejam econômicas, sociais e ambientais na agricultura. Ele foi dividido em cinco partes. Na primeira parte, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre consciência e discurso. Na segunda parte utilizando da análise documental, foi feita uma seleção aleatória de 10% dos relatórios de estágio de conclusão de curso, em diferentes locais de estágios, classificados nas seguintes categorias: a) Empresas de comercialização de insumos e produtos agropecuários; b) Cooperativas de produção, comercialização e crédito; c) Instituições públicas; d) Propriedades rurais; e) Organizações não governamentais. Na terceira parte foram apresentados os resultados da pesquisa sobre currículo, docentes e discentes do curso de Agronomia, estágio curricular no período de 1996 a 2005 e um breve histórico da região sudoeste do Paraná. Na quarta parte foram feitas as discussões dos resultados sob o enfoque das características da consciência crítica e da consciência ingênua dos indivíduos preconizada pelo educador Paulo Freire e sobre a ótica dos discursos descritos em Lacan, que ajudou a identificar e posicionar o saber. Os discursos utilizados foram os seguintes: discurso do mestre, discurso da universidade, discurso H e discurso do capitalista. Conclui-se que apenas pelo indicador dos relatórios de estágio, o curso de Agronomia da UTFPR forma na sua maioria profissionais ingênuos, com discurso capitalista, da universidade e do mestre, servindo de sustentação ao sistema dominante, nem se apercebendo ou até com a intenção de formar profissional com esse perfilapplication/pdfTesesEngenheiros agronomos - Formação - Pato Branco(PR)Agronomia - Estudo e ensino - Pato Branco(PR)A formaçao da consciencia crítica dos academicos do curso de agronomia - UTFPRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese_Almir.pdfapplication/pdf751781https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16956/1/Tese_Almir.pdf8ec8b9774ab799e86975bdd30119783eMD51open accessTEXTTese_Almir.pdf.txtTese_Almir.pdf.txtExtracted Texttext/plain278131https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16956/2/Tese_Almir.pdf.txtb19176e94bbced8db26bf36e343ff42bMD52open accessTHUMBNAILTese_Almir.pdf.jpgTese_Almir.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1114https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16956/3/Tese_Almir.pdf.jpg23961a12630ab4b42335f01e43662723MD53open access1884/169562016-04-07 11:49:54.331open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/16956Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T14:49:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formaçao da consciencia crítica dos academicos do curso de agronomia - UTFPR
title A formaçao da consciencia crítica dos academicos do curso de agronomia - UTFPR
spellingShingle A formaçao da consciencia crítica dos academicos do curso de agronomia - UTFPR
Gnoatto, Almir Antonio
Teses
Engenheiros agronomos - Formação - Pato Branco(PR)
Agronomia - Estudo e ensino - Pato Branco(PR)
title_short A formaçao da consciencia crítica dos academicos do curso de agronomia - UTFPR
title_full A formaçao da consciencia crítica dos academicos do curso de agronomia - UTFPR
title_fullStr A formaçao da consciencia crítica dos academicos do curso de agronomia - UTFPR
title_full_unstemmed A formaçao da consciencia crítica dos academicos do curso de agronomia - UTFPR
title_sort A formaçao da consciencia crítica dos academicos do curso de agronomia - UTFPR
author Gnoatto, Almir Antonio
author_facet Gnoatto, Almir Antonio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Agronomia
Silva, Lenir Maristela
dc.contributor.author.fl_str_mv Gnoatto, Almir Antonio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Doni Filho, Luiz, 1946-
contributor_str_mv Doni Filho, Luiz, 1946-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Engenheiros agronomos - Formação - Pato Branco(PR)
Agronomia - Estudo e ensino - Pato Branco(PR)
topic Teses
Engenheiros agronomos - Formação - Pato Branco(PR)
Agronomia - Estudo e ensino - Pato Branco(PR)
description Este trabalho pretende discutir, por meio da leitura dos relatórios de estágio curricular, que tipo de profissional de agronomia está sendo formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco: profissionais críticos ou profissionais ingênuos? Assim sendo, atuarão numa dada realidade, podendo modificar ou manter as condições reinantes sejam econômicas, sociais e ambientais na agricultura. Ele foi dividido em cinco partes. Na primeira parte, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre consciência e discurso. Na segunda parte utilizando da análise documental, foi feita uma seleção aleatória de 10% dos relatórios de estágio de conclusão de curso, em diferentes locais de estágios, classificados nas seguintes categorias: a) Empresas de comercialização de insumos e produtos agropecuários; b) Cooperativas de produção, comercialização e crédito; c) Instituições públicas; d) Propriedades rurais; e) Organizações não governamentais. Na terceira parte foram apresentados os resultados da pesquisa sobre currículo, docentes e discentes do curso de Agronomia, estágio curricular no período de 1996 a 2005 e um breve histórico da região sudoeste do Paraná. Na quarta parte foram feitas as discussões dos resultados sob o enfoque das características da consciência crítica e da consciência ingênua dos indivíduos preconizada pelo educador Paulo Freire e sobre a ótica dos discursos descritos em Lacan, que ajudou a identificar e posicionar o saber. Os discursos utilizados foram os seguintes: discurso do mestre, discurso da universidade, discurso H e discurso do capitalista. Conclui-se que apenas pelo indicador dos relatórios de estágio, o curso de Agronomia da UTFPR forma na sua maioria profissionais ingênuos, com discurso capitalista, da universidade e do mestre, servindo de sustentação ao sistema dominante, nem se apercebendo ou até com a intenção de formar profissional com esse perfil
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-15T18:10:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-15T18:10:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/16956
url http://hdl.handle.net/1884/16956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16956/1/Tese_Almir.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16956/2/Tese_Almir.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16956/3/Tese_Almir.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ec8b9774ab799e86975bdd30119783e
b19176e94bbced8db26bf36e343ff42b
23961a12630ab4b42335f01e43662723
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860855336271872