Inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino : o pensar dos futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barby, Ana Aparecida de Oliveira Machado
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/7413
Resumo: Orientador: Paulo Ricardo Ross
id UFPR_72279474425c75b17c62b81c7554650b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/7413
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Barby, Ana Aparecida de Oliveira MachadoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRoss, Paulo Ricardo2020-08-17T19:58:13Z2020-08-17T19:58:13Z2005https://hdl.handle.net/1884/7413Orientador: Paulo Ricardo RossDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexosResumo : O presente estudo teve como objetivo principal, descobrir o que pensam os futuros professores da Educação Básica, sobre a inclusão de alunos com deficiências no sistema regular de ensino. Para tanto, partiu-se de um levantamento histórico do processo de exclusão e segregação a que estas pessoas foram submetidas, até a luta pela democratização da escola e a inclusão das minorias sociais. Procurou-se estabelecer relações entre este processo e a formação dos professores que trabalham com a diversidade escolar e os alunos com deficiência incluídos no sistema regular de ensino. Investigou-se as concepções de deficiência que nos diferentes momentos históricos embasaram atitudes de exclusão, segregação ou inclusão da diferença. A metodologia utilizada pautou-se numa abordagem qualitativa, com análise dos conteúdos de acordo com Bardin (1977). A coleta dos dados deu-se por meio da aplicação de um questionário, com questões abertas aplicadas a uma amostra aleatória simples de setenta (70) formandos, sendo sorteados entre os acadêmicos de quatorze turmas (14) dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos futuros professores tiveram acesso limitado a informações sistematizadas e poucos momentos de discussão sobre a inclusão escolar, em seus cursos de formação inicial. E ainda, que grande parte não participou de nenhum evento, nem leu qualquer publicação na área. Por conseguinte, apesar da maioria afirmar ser favorável à inclusão, afirmaram sentir-se inseguros e despreparados para ensinar os alunos incluídos, por não conheceram os recursos metodológicos necessários para promover a educação para todos. Diante deste contexto, os futuros professores apresentaram concepções contraditórias, enquanto alguns centraram-se numa visão romântica e idealizada sobre a inclusão, outros revelaram um pensamento fatalista e tradicional do ensino destes alunos, demonstrando não acreditar em seu potencial de aprendizagem. Apesar de apresentarem concepções diversas, saliente-se que a maioria dos futuros professores foi favorável à inclusão, manifestando interesse em conhecer os recursos metodológicos, linguagens alternativas e participar de eventos nesta área.Abstract : The present study had as main objective, to discover what the future teachers of the Basic Education think, about the inclusion of students with deficiencies in the regular system of teaching. For so much, starting with historical study of the exclusion process and segregation which these people were submitted, until the strugle for the democratization of the school and the inclusion of the social minorities. Looking for settling down relationships among this process and the teachers' formation that work with the school diversity and the students with deficiency included in the regular system of teaching. Investigating the deficiency conceptions that in the different historical moments gave the support exclusion attitudes, segregation or inclusion of the difference. The used methodology was ruled in a qualitative approach, with analysis of the contents in agreement with Bardin (1977). The collection of the data happened through the application of a questionnaire, with open subjects applied to a simple aleatory sample of seventy (70) graduating studes, being raffled among the academics of fourteen groups (14) of the courses of degree at the State University of the Center-west, Guarapuava. The obtained results show that most of the futures teachers had limited access to systematized information and few moments of discussion on the school inclusion, in their courses of initial formation. And still, because great part haven't participated in any event, nor read any publication in the area. Consequently, in spite of majorite of them affirm to be favorable the inclusion, they have affirmed to feel insecure and unable to teach the included students, for not knowing the necessary methodological resources to promote the education for all. In front of this context the futures teachers presented contradictory conceptions, while some were centered in a romantic vision and idealized on the inclusion, others revealed a fatalistic and traditional thought of these students' teaching, demonstrating not to believe in their potential learning. In spite of presenting several conceptions, pointing out that most of the future teachers were favorable to the inclusion, manifesting interest in knowing the methodological resources, alternative languages and taking part in events in this area.144 f.application/pdfDisponível em formato digitalCrianças com deficiência - EducaçãoEducação especialDissertações - EducaçãoEducaçãoInclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino : o pensar dos futuros professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino o pensar dos futuros .pdfapplication/pdf929060https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7413/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Inclus%c3%a3o%20de%20alunos%20com%20defici%c3%aancia%20no%20sistema%20regular%20de%20ensino%20o%20pensar%20dos%20futuros%20.pdfe975b7b05a045191b43f1c77d3348865MD51open accessTEXTDissertação Inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino o pensar dos futuros .pdf.txtExtracted Texttext/plain273855https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7413/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Inclus%c3%a3o%20de%20alunos%20com%20defici%c3%aancia%20no%20sistema%20regular%20de%20ensino%20o%20pensar%20dos%20futuros%20.pdf.txt494438c9d2be421a10d20209807cd4beMD52open accessTHUMBNAILDissertação Inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino o pensar dos futuros .pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7413/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Inclus%c3%a3o%20de%20alunos%20com%20defici%c3%aancia%20no%20sistema%20regular%20de%20ensino%20o%20pensar%20dos%20futuros%20.pdf.jpgfcd8ed37c3e7f170f1ee08ef351fd125MD53open access1884/74132020-08-17 16:58:13.124open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/7413Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-17T19:58:13Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino : o pensar dos futuros professores
title Inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino : o pensar dos futuros professores
spellingShingle Inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino : o pensar dos futuros professores
Barby, Ana Aparecida de Oliveira Machado
Crianças com deficiência - Educação
Educação especial
Dissertações - Educação
Educação
title_short Inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino : o pensar dos futuros professores
title_full Inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino : o pensar dos futuros professores
title_fullStr Inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino : o pensar dos futuros professores
title_full_unstemmed Inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino : o pensar dos futuros professores
title_sort Inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino : o pensar dos futuros professores
author Barby, Ana Aparecida de Oliveira Machado
author_facet Barby, Ana Aparecida de Oliveira Machado
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Barby, Ana Aparecida de Oliveira Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ross, Paulo Ricardo
contributor_str_mv Ross, Paulo Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças com deficiência - Educação
Educação especial
Dissertações - Educação
Educação
topic Crianças com deficiência - Educação
Educação especial
Dissertações - Educação
Educação
description Orientador: Paulo Ricardo Ross
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-17T19:58:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-17T19:58:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/7413
url https://hdl.handle.net/1884/7413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7413/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Inclus%c3%a3o%20de%20alunos%20com%20defici%c3%aancia%20no%20sistema%20regular%20de%20ensino%20o%20pensar%20dos%20futuros%20.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7413/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Inclus%c3%a3o%20de%20alunos%20com%20defici%c3%aancia%20no%20sistema%20regular%20de%20ensino%20o%20pensar%20dos%20futuros%20.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/7413/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Inclus%c3%a3o%20de%20alunos%20com%20defici%c3%aancia%20no%20sistema%20regular%20de%20ensino%20o%20pensar%20dos%20futuros%20.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e975b7b05a045191b43f1c77d3348865
494438c9d2be421a10d20209807cd4be
fcd8ed37c3e7f170f1ee08ef351fd125
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860576350044160