Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Ana Paula Bogo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54170
Resumo: Orientador : Tomás Sparano Martins
id UFPR_72a08a8f3e5b218d30a0519141736d74
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54170
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silveira, Ana Paula BogoMartins, Tomás SparanoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing2018-08-13T22:33:01Z2018-08-13T22:33:01Z2016https://hdl.handle.net/1884/54170Orientador : Tomás Sparano MartinsMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em MarketingInclui referênciasResumo : No ambiente corporativo, possuir a informação correta não representa o fim, mas o início de um processo de decisão mais assertivo. Muitas empresas estão encontrando na Inteligência de Mercado a solução para trazer inovações aos seus clientes, diferenciais competitivos, lucratividade e a oportunidade de estar à frente de seus concorrentes. Porém, para estruturar um departamento em uma indústria, é preciso pesquisa, investimento e profissionais capacitados. Este artigo se desenvolve com o objetivo de explorar as publicações sobre Inteligência de Mercado e suas variações. Para corroborar a parte teórica, a pesquisa utilizou o método qualitativo e explorou a atuação de setores já estruturados em empresas de grande porte, realizando entrevistas com os gestores das áreas. Por fim, conclui-se o estudo com um embasamento teórico e prático para indústrias de qualquer setor implantarem um departamento de Inteligência de Mercado.25 p.application/pdfDisponível em formato digitalInteligência competitiva - AdministraçãoIndustriaInteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANA PAULA BOGO SILVEIRA.pdfapplication/pdf439901https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54170/1/R%20-%20E%20-%20ANA%20PAULA%20BOGO%20SILVEIRA.pdfdee5ea468d45af95eee779bf797d65f2MD51open access1884/541702018-08-13 19:33:01.195open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54170Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-08-13T22:33:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria
title Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria
spellingShingle Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria
Silveira, Ana Paula Bogo
Inteligência competitiva - Administração
Industria
title_short Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria
title_full Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria
title_fullStr Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria
title_full_unstemmed Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria
title_sort Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria
author Silveira, Ana Paula Bogo
author_facet Silveira, Ana Paula Bogo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Martins, Tomás Sparano
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Ana Paula Bogo
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência competitiva - Administração
Industria
topic Inteligência competitiva - Administração
Industria
description Orientador : Tomás Sparano Martins
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-13T22:33:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-13T22:33:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54170
url https://hdl.handle.net/1884/54170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54170/1/R%20-%20E%20-%20ANA%20PAULA%20BOGO%20SILVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dee5ea468d45af95eee779bf797d65f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860786776178688