Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54170 |
Resumo: | Orientador : Tomás Sparano Martins |
id |
UFPR_72a08a8f3e5b218d30a0519141736d74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54170 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silveira, Ana Paula BogoMartins, Tomás SparanoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing2018-08-13T22:33:01Z2018-08-13T22:33:01Z2016https://hdl.handle.net/1884/54170Orientador : Tomás Sparano MartinsMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em MarketingInclui referênciasResumo : No ambiente corporativo, possuir a informação correta não representa o fim, mas o início de um processo de decisão mais assertivo. Muitas empresas estão encontrando na Inteligência de Mercado a solução para trazer inovações aos seus clientes, diferenciais competitivos, lucratividade e a oportunidade de estar à frente de seus concorrentes. Porém, para estruturar um departamento em uma indústria, é preciso pesquisa, investimento e profissionais capacitados. Este artigo se desenvolve com o objetivo de explorar as publicações sobre Inteligência de Mercado e suas variações. Para corroborar a parte teórica, a pesquisa utilizou o método qualitativo e explorou a atuação de setores já estruturados em empresas de grande porte, realizando entrevistas com os gestores das áreas. Por fim, conclui-se o estudo com um embasamento teórico e prático para indústrias de qualquer setor implantarem um departamento de Inteligência de Mercado.25 p.application/pdfDisponível em formato digitalInteligência competitiva - AdministraçãoIndustriaInteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANA PAULA BOGO SILVEIRA.pdfapplication/pdf439901https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54170/1/R%20-%20E%20-%20ANA%20PAULA%20BOGO%20SILVEIRA.pdfdee5ea468d45af95eee779bf797d65f2MD51open access1884/541702018-08-13 19:33:01.195open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54170Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-08-13T22:33:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria |
title |
Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria |
spellingShingle |
Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria Silveira, Ana Paula Bogo Inteligência competitiva - Administração Industria |
title_short |
Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria |
title_full |
Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria |
title_fullStr |
Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria |
title_full_unstemmed |
Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria |
title_sort |
Inteligência de mercado : implantação e implementação do setor em uma indústria |
author |
Silveira, Ana Paula Bogo |
author_facet |
Silveira, Ana Paula Bogo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Martins, Tomás Sparano Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Ana Paula Bogo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência competitiva - Administração Industria |
topic |
Inteligência competitiva - Administração Industria |
description |
Orientador : Tomás Sparano Martins |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-13T22:33:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-13T22:33:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54170 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
25 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54170/1/R%20-%20E%20-%20ANA%20PAULA%20BOGO%20SILVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dee5ea468d45af95eee779bf797d65f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898866710282240 |