Janelas fechadas : o percurso da pauta LGBT no PNE 2014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/44031 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis César |
id |
UFPR_72fa94cbf8cb832f8256d6f546df57f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/44031 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Moreira, JasmineUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCésar, Maria Rita de Assis2016-09-29T18:16:37Z2016-09-29T18:16:37Z2016http://hdl.handle.net/1884/44031Orientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis CésarDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2016Inclui referências : f. 105-109Resumo: As politicas publicas para educacao no Brasil sao formuladas com base no conhecimento estabelecido por meio de uma norma heterossexista. Essa norma posiciona pessoas transgeneras, lesbicas, gays, e demais generos e/ou sexualidades nao pertencentes ao modelo heterossexual a margem das politicas que regulam o espaco e o cotidiano escolar. Assim, as politicas publicas formuladas pelo atual processo sao parciais e excludentes, afetando negativamente as populacoes que se localizam fora dos limites de uma norma heterossexual. Para analisar esse processo, busco estabelecer um olhar inverso, da margem para o centro, buscando salientar as zonas de privilegio e exclusao no interior do exercicio do poder. Com esse objetivo, faco uma analise dos textos redigidos durante a tramitacao do Projeto de Lei n. 8035/2010, que instituiu o Plano Nacional de Educacao - PNE 2014. Uso como baliza o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3, o Plano Nacional de Educacao em Direitos Humanos - PNEDH 2006 e o texto final da Conferencia Nacional de Educacao de 2010 - CONAE. Busco, por meio destes documentos, identificar a configuracao politico-discursiva que colocou em rota de colisao as atuais demandas globais por educacao e direitos humanos com as demandas locais de grupos conservadores e fundamentalistas religiosos. Grupos que provocaram um estado de panico generalizado em torno dos temas "identidade de genero" e "orientacao sexual", levando a sua exclusao do PNE 2014. Como resultado, as possibilidades para a formulacao de politicas publicas voltadas ao combate das desigualdades e a promocao de acoes de integracao e reducao da evasao escolar da populacao LGBT foram extremamente prejudicadas. Palavras-chave: PNE 2014. Identidade de genero. Orientacao sexual. Inclusao. Exclusao. Politicas educacionais. LGBT.Abstract: Public policies for education in Brazil are formulated based on knowledge provided by a heterosexist norm. This norm places transgender people, lesbian, gay, and other non-heterosexual genders and sexualities on the sidelines of the policies governing space and routine on school. Thus, public policies formulated by the current process are partial and discriminatory, adversely affecting the populations located outside the boundaries of a heterosexual norm. To analyse this process, I aim to establish a reverse view, looking from the margin to the center, trying to emphasize the privilege and exclusion zones within the exercise of power. To reach this purpose, I do an analysis of the texts drawn up in the course of draft bill 8035/2010, which established the National Education Plan - PNE 2014. The National Human Rights Program - PNDH-3, the National Plan for Human Rights Education - PNEDH 2006 and the final text of the National Conference on Education 2010 - CONAE are used as a ruler in this analysis process. Through these documents, I do a map of a political and discursive configuration which puts on collision course current global demands for education and human rights with the local demands of conservative and religious fundamentalist groups. These groups are responsible for a widespread panic state around the themes "gender identity" and "sexual orientation", leading to the exclusion of both themes from the PNE 2014. As a result, the possibilities of public policies formulation to combat inequalities, promote integration and reduce truancy of LGBT people were extremely reduced. Keywords: PNE 2014. Gender Identity. Sexual orientation. Inclusion. Exclusion. Educational policies. LGBT.109 f. : il., aluguma color.application/pdfDisponível em formato digitalPlano Nacional de EducaçãoPolíticas educacionaisIdentidade de gêneroJanelas fechadas : o percurso da pauta LGBT no PNE 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JASMINE MOREIRA.pdfapplication/pdf4780580https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44031/1/R%20-%20D%20-%20JASMINE%20MOREIRA.pdff870b82f3d74a859b16dab27cb86f00cMD51open accessTEXTR - D - JASMINE MOREIRA.pdf.txtR - D - JASMINE MOREIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain261639https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44031/2/R%20-%20D%20-%20JASMINE%20MOREIRA.pdf.txt0b891442609cbfe771e28385b9c54e05MD52open accessTHUMBNAILR - D - JASMINE MOREIRA.pdf.jpgR - D - JASMINE MOREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44031/3/R%20-%20D%20-%20JASMINE%20MOREIRA.pdf.jpgd2a926b9ce65e351b3eb8fa2dfae24a5MD53open access1884/440312016-09-30 03:04:03.319open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/44031Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-09-30T06:04:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Janelas fechadas : o percurso da pauta LGBT no PNE 2014 |
title |
Janelas fechadas : o percurso da pauta LGBT no PNE 2014 |
spellingShingle |
Janelas fechadas : o percurso da pauta LGBT no PNE 2014 Moreira, Jasmine Plano Nacional de Educação Políticas educacionais Identidade de gênero |
title_short |
Janelas fechadas : o percurso da pauta LGBT no PNE 2014 |
title_full |
Janelas fechadas : o percurso da pauta LGBT no PNE 2014 |
title_fullStr |
Janelas fechadas : o percurso da pauta LGBT no PNE 2014 |
title_full_unstemmed |
Janelas fechadas : o percurso da pauta LGBT no PNE 2014 |
title_sort |
Janelas fechadas : o percurso da pauta LGBT no PNE 2014 |
author |
Moreira, Jasmine |
author_facet |
Moreira, Jasmine |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Jasmine |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
César, Maria Rita de Assis |
contributor_str_mv |
César, Maria Rita de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano Nacional de Educação Políticas educacionais Identidade de gênero |
topic |
Plano Nacional de Educação Políticas educacionais Identidade de gênero |
description |
Orientadora: Profª Drª Maria Rita de Assis César |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-29T18:16:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-09-29T18:16:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/44031 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/44031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
109 f. : il., aluguma color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44031/1/R%20-%20D%20-%20JASMINE%20MOREIRA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44031/2/R%20-%20D%20-%20JASMINE%20MOREIRA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44031/3/R%20-%20D%20-%20JASMINE%20MOREIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f870b82f3d74a859b16dab27cb86f00c 0b891442609cbfe771e28385b9c54e05 d2a926b9ce65e351b3eb8fa2dfae24a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860432288284672 |