Escolas para quilombolas : identidade, territorialidade no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiane Moreira da, 1993-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73230
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Carolina dos Anjos de Borba
id UFPR_72fec2634a8120c1d24ef25a25bd83cd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73230
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Fabiane Moreira da, 1993-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBorba, Carolina dos Anjos de, 1979-2022-02-22T17:22:26Z2022-02-22T17:22:26Z2020https://hdl.handle.net/1884/73230Orientadora: Prof.ª Dr.ª Carolina dos Anjos de BorbaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/02/2020Inclui referências: p. 108-113Resumo: A busca por um modelo educacional que contemple a luta antirracista, territorialidade e identidade negra me levou a questionar se a escola pode ser um espaço de fortalecimento para as lutas das comunidades quilombolas e de que maneira ela contribui no fortalecimento da identidade desses educandos. Compreendendo que a instituição escolar é um espaço de disputa epistêmico e ontológico, e que a educação escolar quilombola é uma modalidade de ensino ainda recente, necessitando de uma organização curricular específica e de propostas pedagógicas que contemplem na teoria e na prática as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola. A intenção do projeto é compreender como a escola pode contribuir para o fortalecimento na luta pelo território e identidade quilombola no Colégio estadual Quilombola Diogo Ramos - que se localiza na comunidade quilombola João Surá, em Adrianópolis - PR na região de alta concentração de comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, e na escola Augusto Pires de Paula - que se localiza em Campo Largo - PR atendendo alunos quilombolas do quilombo Palmital dos Pretos, analisando nos documentos pedagógicos que regem o funcionamento de cada instituição as especificidades da modalidade , acompanhando a maneira que se estabelece a interação da escola com a comunidade, registrando práticas educacionais desenvolvidas pelas escolas que estejam em consonância com as Diretrizes e identificando as estratégias e práticas que as escolas utilizam para fortalecer a identidade quilombola e a luta pelo território. Para realização da pesquisa optei em utilizar a etnografia como metodologia principal, utilizando de entrevistas, registros fotográficos e caderno de campo na formulação de dados da pesquisa. Pensando em pedagogias Insubmissas e nas perspectivas decoloniais da construção do pensamento, trago uma reflexão em torno dessa modalidade que envolve movimento quilombola, escola e comunidade.Abstract: The search for an educational model that contemplates the anti-racist struggle, territoriality and black identity led me to question whether the school can be a space for strengthening the struggles of quilombola communities and how it contributes to the strengthening of the identity of these students. Understanding that the school institution is a space of epistemic and ontological dispute, and that quilombola school education is a still recent modality of education, requiring a specific curriculum organization and pedagogical proposals that include in theory and practice the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education. The purpose of the project is to understand how the school can contribute to the strengthening of the struggle for quilombola territory and identity in the Quilombola Diogo Ramos State College - located in the João Surá quilombola community, in Adrianópolis - PR, in the region of high concentration of quilombola communities in the state. Vale do Ribeira, and at the Augusto Pires de Paula school - located in Campo Largo - PR serving quilombola students from the Palmital dos Pretos quilombo, analyzing in the pedagogical documents that govern the operation of each institution the specificities of the sport, following the way that establishes the interaction of the school with the community, recording educational practices developed by schools that are in line with the Guidelines and identifying the strategies and practices that schools use to strengthen quilombola identity and the struggle for territory. To conduct the research I chose to use ethnography as the main methodology, using interviews, photographic records and field notebook in the formulation of research data. Thinking about Unsubmissive Pedagogies and the decolonial perspectives of the construction of thought, I bring a reflection around this modality that involves quilombola movement, school and community.1 arquivo (113 p.) : il. (algumas color.).application/pdfQuilombolas - ParanáQuilombos - EducaçãoEscolas ruraisEducação rural - ParanáEducação e EstadoEscolas municipaisEducaçãoEscolas para quilombolas : identidade, territorialidade no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FABIANE MOREIRA DA SILVA.pdfapplication/pdf4460254https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73230/1/R%20-%20D%20-%20FABIANE%20MOREIRA%20DA%20SILVA.pdf3c7657fc7b5659a8ad9bc4d427d0cfaeMD51open access1884/732302022-02-22 14:22:26.459open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73230Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-22T17:22:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escolas para quilombolas : identidade, territorialidade no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
title Escolas para quilombolas : identidade, territorialidade no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
spellingShingle Escolas para quilombolas : identidade, territorialidade no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
Silva, Fabiane Moreira da, 1993-
Quilombolas - Paraná
Quilombos - Educação
Escolas rurais
Educação rural - Paraná
Educação e Estado
Escolas municipais
Educação
title_short Escolas para quilombolas : identidade, territorialidade no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
title_full Escolas para quilombolas : identidade, territorialidade no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
title_fullStr Escolas para quilombolas : identidade, territorialidade no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
title_full_unstemmed Escolas para quilombolas : identidade, territorialidade no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
title_sort Escolas para quilombolas : identidade, territorialidade no Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos e na Escola Municipal do Campo Augusto Pires de Paula
author Silva, Fabiane Moreira da, 1993-
author_facet Silva, Fabiane Moreira da, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiane Moreira da, 1993-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borba, Carolina dos Anjos de, 1979-
contributor_str_mv Borba, Carolina dos Anjos de, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Quilombolas - Paraná
Quilombos - Educação
Escolas rurais
Educação rural - Paraná
Educação e Estado
Escolas municipais
Educação
topic Quilombolas - Paraná
Quilombos - Educação
Escolas rurais
Educação rural - Paraná
Educação e Estado
Escolas municipais
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Carolina dos Anjos de Borba
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-22T17:22:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-22T17:22:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73230
url https://hdl.handle.net/1884/73230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (113 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73230/1/R%20-%20D%20-%20FABIANE%20MOREIRA%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c7657fc7b5659a8ad9bc4d427d0cfae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860505353060352