Percepção de educadores sobre inteligência emocional como práxis do conhecimento no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Suellen Marques Nascimento Munster de, 1983-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66301
Resumo: Orientador: Prof. Neilor Vanderlei Kleinubing
id UFPR_73c70821b8f0fb47585e2f70875c066d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66301
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira, Suellen Marques Nascimento Munster de, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisKleinubing, Neilor Vanderlei, 1955-2022-02-08T23:06:23Z2022-02-08T23:06:23Z2019https://hdl.handle.net/1884/66301Orientador: Prof. Neilor Vanderlei KleinubingDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 27/08/2019Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais - Polo UFPR, na linha de pesquisa "Ambiente e Sociedade", tem por objetivo de estudo a Inteligência Emocional (IE) na educação infantil. Analisou-se na Rede Municipal de Educação Infantil de Paranaguá-PR, a percepção do conhecimento sobre inteligência emocional e o como ocorre a práxis no ambiente escolar. Esta pesquisa configura um estudo de caso, cuja abordagem é qualitativa, descritiva, exploratória, e com uma fundamentação teórica e epistemológica está apoiada nas bases da Teoria da Inteligência Emocional. Partiu-se do levantamento bibliográfico e documental; posteriormente, a coleta de dados de campo, como observador participante, utilizando o diário de bordo para registro, além das entrevistas coletivas guiadas por um roteiro semiestruturado, com educadores infantis do Centro Municipal de Educação Infantil. A partir dos dados coletados, foram analisadas, a percepção e a compreensão dos sujeitos da pesquisa acerca da IE; de que forma a IE está contemplada no Projeto Político Pedagógico (PPP) da Secretaria de Educação Municipal e no Currículo Municipal da Educação Infantil do CMEI em estudo. A partir deste contexto, verificou-se a relevância de tal conhecimento, a fim de observar e reafirmar sua influência no âmbito escolar, bem como as nuances causadas na aprendizagem do grupo de educadores e nos educandos. Palavras-chave: Neurociência; Inteligência Emocional; Relações InterpessoaisAbstract: This research developed in the Program of After-Graduation in National Net for Education of Ambient Sciences - Mestrado in Education of Ambient Sciences - Polo UFPR, in the line of Surrounding research "and Society", has for study objective Inteligência Emocional (IE) in the infantile education. It was analyzed in the Municipal Net of Infantile Education of Paranaguá-PR, the perception of the knowledge on emotional intelligence and as it occurs the práxis in the pertaining to school environment. This research configures a case study, whose boarding is qualitative, descriptive, exploratória, and with a theoretical and epistemológica recital it is supported in the bases of the Theory of Emotional Intelligence. It was broken of the bibliographical and documentary survey; later, the collection of field data, as observing participant, using the target log book for register, beyond the press conferences guided by a semistructuralized script, with infantile educators of the Municipal Center of Infantile Education. From the collected data, they had been analyzed, the perception and the understanding of the citizens of the research concerning the IE; of that it forms the IE is contemplated in Projeto Político Pedagógico (PPP) of the Secretariat of Municipal Education and in the Municipal Resume of the Infantile Education of the CMEI in study. From this context, it was verified relevance of such knowledge, in order to observe and to reaffirm its influence in the pertaining to school scope, as well as nuances caused in the learning of the group of educators and in the educandos. Keywords: Neuroscience; Emotional intelligence; Interpersonal Relationships.1 arquivo (54 p.) : PDF.application/pdfInteligência emocionalEducação infantilPsicologia infantilPercepção de educadores sobre inteligência emocional como práxis do conhecimento no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SUELLEN MARQUES NASCIMENTO MUNSTER DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1088489https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66301/1/R%20-%20D%20-%20SUELLEN%20MARQUES%20NASCIMENTO%20MUNSTER%20DE%20OLIVEIRA.pdfd76ac330bed020be119b2a46725f80d3MD51open access1884/663012022-02-08 20:06:24.025open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66301Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-08T23:06:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção de educadores sobre inteligência emocional como práxis do conhecimento no ambiente escolar
title Percepção de educadores sobre inteligência emocional como práxis do conhecimento no ambiente escolar
spellingShingle Percepção de educadores sobre inteligência emocional como práxis do conhecimento no ambiente escolar
Oliveira, Suellen Marques Nascimento Munster de, 1983-
Inteligência emocional
Educação infantil
Psicologia infantil
title_short Percepção de educadores sobre inteligência emocional como práxis do conhecimento no ambiente escolar
title_full Percepção de educadores sobre inteligência emocional como práxis do conhecimento no ambiente escolar
title_fullStr Percepção de educadores sobre inteligência emocional como práxis do conhecimento no ambiente escolar
title_full_unstemmed Percepção de educadores sobre inteligência emocional como práxis do conhecimento no ambiente escolar
title_sort Percepção de educadores sobre inteligência emocional como práxis do conhecimento no ambiente escolar
author Oliveira, Suellen Marques Nascimento Munster de, 1983-
author_facet Oliveira, Suellen Marques Nascimento Munster de, 1983-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Suellen Marques Nascimento Munster de, 1983-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kleinubing, Neilor Vanderlei, 1955-
contributor_str_mv Kleinubing, Neilor Vanderlei, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Educação infantil
Psicologia infantil
topic Inteligência emocional
Educação infantil
Psicologia infantil
description Orientador: Prof. Neilor Vanderlei Kleinubing
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-08T23:06:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-08T23:06:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66301
url https://hdl.handle.net/1884/66301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (54 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66301/1/R%20-%20D%20-%20SUELLEN%20MARQUES%20NASCIMENTO%20MUNSTER%20DE%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d76ac330bed020be119b2a46725f80d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860532336066560