A narrativa oral e escrita em momentos diferentes de escolaridade
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/22966 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Iara Bemquerer Costa |
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Costa, Iara BemquererUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFreitas, Maria Alice Pinheiro Gallego de2022-11-30T20:56:37Z2022-11-30T20:56:37Z2009https://hdl.handle.net/1884/22966Orientadora: Profa. Dra. Iara Bemquerer CostaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 26/11/2010Bibliografia: fls. 117-119fÁrea de concentração: Estudos linguísticosResumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar produções narrativas nas modalidades oral e escrita coletadas em fase inicial e avançada de escolaridade com a finalidade de descrevê-las e compará-las a partir da seqüência narrativa que as estrutura, dos articuladores e dos tempos verbais utilizados, uma vez que são recursos lingüísticos relevantes na construção de textos tipicamente narrativos. A relação entre as modalidades de uso lingüístico é tratada a partir da visão não-dicotômica, adotada por Marcuschi (2007), que considera tais modalidades em um contínuo fundado nos gêneros textuais. E a narrativa é vista a partir da organização textual proposta por Adam e Lorda (1999), que consideram a seqüência narrativa parte fundamental desse tipo de texto. E, por fim, com base em estudos de Perroni (1992), observamos o processo de aquisição da narrativa por meio da interação verbal. A organização das seqüências narrativas que estruturam os textos é analisada e descrita com base no esquema prototípico de Adam e Lorda (1999). O uso dos articuladores é observado à luz de estudos de Santos (2003), destacando-se os elementos utilizados e as funções exercidas por eles. Para a análise dos tempos verbais empregados enquanto uma categoria da enunciação, o referencial nuclear foi Fiorin (2008). O estudo dos articuladores e dos tempos verbais privilegiou a função desses elementos na organização da seqüência narrativa. Finalmente, os resultados encontrados confirmam as hipóteses aventadas no trabalho mostrando que a distância estabelecida entre os textos orais e escritos é proporcional ao grau de escolaridade do aprendiz.Abstract: This work has the purpose to analyze the narrative productions in both oral and written modality collected in the first and last years in a school with the objective to describe and compare them based on the sequence of these narrations, conjunctions and verb tenses used as they are of high importance when building texts typically narrative. The relationship among the linguistic modalities is approached according to the nondichotomous view adopted by Marcuschi (2007), who considers such modalities continuously grounded on the text genres. The narration is seen upon the text organization proposed by Adam and Lorda (1999) who consider the narrative sequence fundamental part in this sort of text. Finally, based on Perroni (1992) studies, we observe the process of narrative acquisition through the oral interaction. The rganization of the narrative sequences in which the texts are structured is analyzed and described having as reference the prototypical scheme of Adam and Lorda (1999). The use of conjunctions is observed in the light of Santos (2003) studies, highlighting the elements used and their respective functions. As for the reference used in the analysis of the verb tenses as categories of Annunciation, the nuclear reference was Fiorin (2008). The studies of conjunctions and verb tenses favored the functions of these elements in the narrative sequence organization. To sum up, the results founded ratify the hypothesis approached on this work showing that the distance existing between the oral and written text are proportional to the level of education the learner has.129 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalRedação acadêmicaComunicação oralComunicação escritaAnálise do discursoLetrasA narrativa oral e escrita em momentos diferentes de escolaridadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao Final.pdfapplication/pdf13378204https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22966/1/Dissertacao%20Final.pdfa9daa4795e53f3a598727c82ec14329dMD51open accessTEXTDissertacao Final.pdf.txtExtracted Texttext/plain253541https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22966/2/Dissertacao%20Final.pdf.txtda5fcbd062a97ffa647b34c4f72d6e67MD52open accessTHUMBNAILDissertacao Final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22966/3/Dissertacao%20Final.pdf.jpgb79149ed2fa3f3193f6bf7eb1dd0a476MD53open access1884/229662022-11-30 17:56:37.635open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/22966Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-30T20:56:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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