O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229806 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2021. |
id |
UFSC_ea2247299117c69d413cb15e6c76fd2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229806 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCCLinguísticaAutoriaRedação acadêmicaAnálise do discursoComunicação na ciênciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2021.O objetivo desta pesquisa é analisar, por meio da análise de discurso de vertente francesa, se ocorre e como ocorre a assunção à autoria do sujeito na posição de aluno ao final de um curso de graduação, tendo em vista a consideração que assumimos de que essa escrita se constitui no entremeio dos discursos científico e pedagógico. Para isso, tomamos como objeto de análise, desta pesquisa, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um(a) aluno(a) do curso de graduação em bacharelado em Letras Português/UFSC. A proposta deste estudo aborda os conceitos da Análise de Discurso de linha francesa cujos dispositivos de análise utilizados foram a partir do funcionamento da Análise de Discurso, no sentido de compreender a formulação da Escrita Acadêmica relacionada com suas condições de produção, pautada pelo Discurso Científico e atravessada pelo Discurso Pedagógico, bem como, as formações discursivas apreendidas pelo contexto histórico ideológico que atuam na produção dos efeitos de sentido, para, assim, percebermos como esse sujeito-aluno articula o seu dizer a outros dizeres, e como esse dizer é constituído, no âmbito do lugar acadêmico, no que tange o processo de autoria. Vale ressaltar que, na posição de analista, é preciso apreender as condições sob as quais o discurso é produzido, visto que, conforme Orlandi (2015), as condições de produção compreendem fundamentalmente os sujeitos e a situação, bem como a memória discursiva, que são condições fundamentais e que também foram aprofundadas e levadas em consideração aqui, de forma a auxiliar nesta pesquisa, tanto no sentido restrito quanto no sentido amplo do TCC produzido pelo sujeito como pré-requisito para sua formação de bacharel em Letras Língua Portuguesa/UFSC. É, portanto, a partir dos princípios e procedimentos analíticos confrontados com a linguagem e, por ela, com o mundo, com os outros sujeitos, com os sentidos, com o histórico social e, também, com a ideologia que esta análise foi pautada, baseando-se principalmente nos aportes teóricos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi.Abstract: The objective of this research is to analyze, through French school of Discourse Analysis, whether and how the assumption of authorship of the subject in the position of student occurs at the end of an undergraduate course, taking into consideration that we assume that this writing constitutes itself between of scientific and pedagogical discourses. For this, we took as object of analysis, in this research, the Final Paper (TCC) of a student of Bachelor's degree in Portuguese Language Course/UFSC. The purpose of this study addresses the concepts of French school Discourse Analysis whose analysis devices were used from the functioning of Discourse Analysis, in order to understand the formulation of Academic Writing related to its production conditions, crossed by the Scientific and by the Pedagogical Discourse, as well as the discursive formations apprehended by the ideological historical context that act in the production of meaning effects, so that we can perceive how this student as a subject articulates his/her saying with other sayings, and how this saying is constituted, within the scope from the academic place, regarding the authorship process. It should be noted that, in the position of analyst, it is necessary to apprehend the conditions under which the discourse is produced, since, according to Orlandi (2015), the production conditions fundamentally comprise the subjects and the situation, as well as the discursive memory, which they are fundamental conditions and that were also deepened and taken into account here, in order to assist in this research, both in the strict and in the broad sense of the Final Paper (TCC). It is produced by the subject as a prerequisite for his bachelor's degree in Portuguese Language/UFSC. It is, therefore, based on the analytical principles and procedures confronted with language and, through it, with the world, with other subjects, with the senses, with the social history and also with the ideology that this analysis was based, based mainly on the theoretical contributions of Michel Pêcheux and Eni Orlandi.Braga, SandroUniversidade Federal de Santa CatarinaFontenelle, Mary Jani dos Santos2021-11-11T19:24:47Z2021-11-11T19:24:47Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis131 p.| il.application/pdf373404https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229806porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-11T19:24:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229806Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-11T19:24:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC |
title |
O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC |
spellingShingle |
O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC Fontenelle, Mary Jani dos Santos Linguística Autoria Redação acadêmica Análise do discurso Comunicação na ciência |
title_short |
O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC |
title_full |
O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC |
title_fullStr |
O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC |
title_full_unstemmed |
O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC |
title_sort |
O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC |
author |
Fontenelle, Mary Jani dos Santos |
author_facet |
Fontenelle, Mary Jani dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Braga, Sandro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontenelle, Mary Jani dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Autoria Redação acadêmica Análise do discurso Comunicação na ciência |
topic |
Linguística Autoria Redação acadêmica Análise do discurso Comunicação na ciência |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-11T19:24:47Z 2021-11-11T19:24:47Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
373404 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229806 |
identifier_str_mv |
373404 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
131 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652206957658112 |