O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontenelle, Mary Jani dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229806
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2021.
id UFSC_ea2247299117c69d413cb15e6c76fd2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229806
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaFontenelle, Mary Jani dos SantosBraga, Sandro2021-11-11T19:24:47Z2021-11-11T19:24:47Z2021373404https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229806Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2021.O objetivo desta pesquisa é analisar, por meio da análise de discurso de vertente francesa, se ocorre e como ocorre a assunção à autoria do sujeito na posição de aluno ao final de um curso de graduação, tendo em vista a consideração que assumimos de que essa escrita se constitui no entremeio dos discursos científico e pedagógico. Para isso, tomamos como objeto de análise, desta pesquisa, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um(a) aluno(a) do curso de graduação em bacharelado em Letras Português/UFSC. A proposta deste estudo aborda os conceitos da Análise de Discurso de linha francesa cujos dispositivos de análise utilizados foram a partir do funcionamento da Análise de Discurso, no sentido de compreender a formulação da Escrita Acadêmica relacionada com suas condições de produção, pautada pelo Discurso Científico e atravessada pelo Discurso Pedagógico, bem como, as formações discursivas apreendidas pelo contexto histórico ideológico que atuam na produção dos efeitos de sentido, para, assim, percebermos como esse sujeito-aluno articula o seu dizer a outros dizeres, e como esse dizer é constituído, no âmbito do lugar acadêmico, no que tange o processo de autoria. Vale ressaltar que, na posição de analista, é preciso apreender as condições sob as quais o discurso é produzido, visto que, conforme Orlandi (2015), as condições de produção compreendem fundamentalmente os sujeitos e a situação, bem como a memória discursiva, que são condições fundamentais e que também foram aprofundadas e levadas em consideração aqui, de forma a auxiliar nesta pesquisa, tanto no sentido restrito quanto no sentido amplo do TCC produzido pelo sujeito como pré-requisito para sua formação de bacharel em Letras Língua Portuguesa/UFSC. É, portanto, a partir dos princípios e procedimentos analíticos confrontados com a linguagem e, por ela, com o mundo, com os outros sujeitos, com os sentidos, com o histórico social e, também, com a ideologia que esta análise foi pautada, baseando-se principalmente nos aportes teóricos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi.Abstract: The objective of this research is to analyze, through French school of Discourse Analysis, whether and how the assumption of authorship of the subject in the position of student occurs at the end of an undergraduate course, taking into consideration that we assume that this writing constitutes itself between of scientific and pedagogical discourses. For this, we took as object of analysis, in this research, the Final Paper (TCC) of a student of Bachelor's degree in Portuguese Language Course/UFSC. The purpose of this study addresses the concepts of French school Discourse Analysis whose analysis devices were used from the functioning of Discourse Analysis, in order to understand the formulation of Academic Writing related to its production conditions, crossed by the Scientific and by the Pedagogical Discourse, as well as the discursive formations apprehended by the ideological historical context that act in the production of meaning effects, so that we can perceive how this student as a subject articulates his/her saying with other sayings, and how this saying is constituted, within the scope from the academic place, regarding the authorship process. It should be noted that, in the position of analyst, it is necessary to apprehend the conditions under which the discourse is produced, since, according to Orlandi (2015), the production conditions fundamentally comprise the subjects and the situation, as well as the discursive memory, which they are fundamental conditions and that were also deepened and taken into account here, in order to assist in this research, both in the strict and in the broad sense of the Final Paper (TCC). It is produced by the subject as a prerequisite for his bachelor's degree in Portuguese Language/UFSC. It is, therefore, based on the analytical principles and procedures confronted with language and, through it, with the world, with other subjects, with the senses, with the social history and also with the ideology that this analysis was based, based mainly on the theoretical contributions of Michel Pêcheux and Eni Orlandi.131 p.| il.porLinguísticaAutoriaRedação acadêmicaAnálise do discursoComunicação na ciênciaO lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPLLG0848-D.pdfPLLG0848-D.pdfapplication/pdf1151083https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/229806/-1/PLLG0848-D.pdf2c2ca0c5000e2b875f3ad2e77e0bb947MD5-1123456789/2298062021-11-11 16:24:47.55oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229806Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-11T19:24:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC
title O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC
spellingShingle O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC
Fontenelle, Mary Jani dos Santos
Linguística
Autoria
Redação acadêmica
Análise do discurso
Comunicação na ciência
title_short O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC
title_full O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC
title_fullStr O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC
title_full_unstemmed O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC
title_sort O lugar da autoria no entremeio do discurso científico e do discurso pedagógico: uma análise discursiva da escrita acadêmica em um TCC
author Fontenelle, Mary Jani dos Santos
author_facet Fontenelle, Mary Jani dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontenelle, Mary Jani dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Braga, Sandro
contributor_str_mv Braga, Sandro
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Linguística
Autoria
Redação acadêmica
Análise do discurso
Comunicação na ciência
topic Linguística
Autoria
Redação acadêmica
Análise do discurso
Comunicação na ciência
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-11T19:24:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-11T19:24:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229806
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 373404
identifier_str_mv 373404
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/229806/-1/PLLG0848-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c2ca0c5000e2b875f3ad2e77e0bb947
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805250675572736