As mulheres do mangue : um mapa opaco de Traversée de la Mangrove de Maryse Condé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Jéssica Andrade de, 1994-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73674
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Alexandre André Nodari
id UFPR_74a3d8f45980f9e97d152b959780b624
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73674
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lara, Jéssica Andrade de, 1994-Pereira, João Carlos VitorinoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasNodari, Alexandre, 1983-2022-03-04T16:21:47Z2022-03-04T16:21:47Z2021https://hdl.handle.net/1884/73674Orientador: Prof. Dr. Alexandre André NodariCoorientador: Prof. Dr. João Carlos Vitorino Pereira (Université Lumière Lyon 2)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 15/10/2021Inclui referências: p. 139-145Área de concentração: Estudos LiteráriosResumo: O presente trabalho tem como objetivo adentrar no romance Traversée de la Mangrove, da escritora Maryse Condé, por meio da análise de sua forma e dos enunciados das personagens mulheres. O romance é composto por uma multiplicidade de vozes e narrações que se encontram no velório do "protagonista" Francis Sancher. Por apresentar tal estrutura, o livro será considerado um livro-rizoma, ou seja, um agenciamento de multiplicidades, partindo da definição de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Os autores afirmam a impossibilidade de se fazer uma análise estrutural do rizoma. Por isso, propõem o mapa como forma de leitura, forma que será utilizada nesta pesquisa. Teremos também como aparato teórico a análise do discurso de Dominique Maingueneau: a cenografia, que engloba a investigação de elementos textuais e paratextuais e a paratopia, o entrelugar da literatura e do escritor. Proporemos uma cenografia mangue para descrever a maneira como os elementos cenográficos se manifestam no romance de Condé, aliados à obra de Édouard Glissant: falaremos do processo de crioulização, da Relação e da reivindicação da opacidade como parte de nossa metodologia. Exploraremos a forma polivalente do romance, no qual as mulheres ganham voz diante do patriarcado e, ao mesmo tempo, as escritoras antilhanas ganham voz em um contexto intelectual majoritariamente masculino. Para tal, comentaremos o habitar e o não habitar simultâneos da autora em relação à Négritude e a Créolité. Também falaremos do lugar paratópico de Condé dentro das discussões sobre o feminismo ("civilizatório"). O feminismo decolonial é utilizado como alternativa metodológica, tendo a colonialidade de gênero de Maria Lugones e a Amefricanidade de Lélia Gonzalez como prismas analíticos. Por meio da investigação das narrativas das personagens, refletiremos sobre a autodefinição e a autorrepresentação das mulheres, sobretudo das racializadas, como um rompimento com a norma colonizadora - como escrevem Gayatri Spivak, Grada Kilomba, bell hooks e Patricia Hill Collins.Abstract: The present work aims to enter the novel Traversée de la Mangrove, by the writer Maryse Condé, through the analysis of its form and the statements of the female characters. The novel is composed of a multiplicity of voices and narrations that are found at the wake of the "protagonist" Francis Sancher. For presenting such structure, the book will be considered a rhizome-book, that is, an assemblage of multiplicities, based on the definition of Gilles Deleuze and Félix Guattari. The authors affirm the impossibility of carrying out a structural analysis of the rhizome. Therefore, they propose the map as a form of reading, a form that will be used in this research. We will also have as theoretical apparatus the analysis of discourse by Dominique Maingueneau: scenography, which encompasses the investigation of textual and paratextual elements, and paratopia, the place between literature and the writer. We will propose a mangrove scenography to describe the way in which the scenographic elements are manifested in Condé's novel, together with the work of Édouard Glissant: we will talk about the creolization process, the Relation and the demand for opacity as part of our methodology. We will explore the polyvalent form of the novel, in which women gain a voice in the face of patriarchy and, at the same time, West Indian writers gain a voice in a predominantly male intellectual context. To this end, we will comment on the author's simultaneous dwelling and non-inhabiting in relation to Négritude and Créolité. We will also talk about Condé's paratopic place in discussions about feminism ("civilizing"). Decolonial feminism is used as a methodological alternative, with Maria Lugones' gender coloniality and Lélia Gonzalez's Amefricanity as analytical prisms. Through the investigation of the characters' narratives, we will reflect on the self-definition and self-representation of women, especially the racialized ones, as a break with the colonizing norm - as written by Gayatri Spivak, Grada Kilomba, bell hooks and Patricia Hill Collins.Résumé: Cette recherche vise à entrer dans le roman Traversée de la Mangrove de l'écrivain Maryse Condé, à travers l'analyse de sa forme et les énoncés des personnages féminins. Le roman est composé d'une multiplicité de voix et de narrations qui retrouvent dans la veillée funéraire du " protagoniste " Francis Sancher. En raison de cette structure, le livre sera considéré comme un rhizomelivre, c'est-à-dire un assemblage de multiplicités, basé sur la définition de Gilles Deleuze et Félix Guattari. Les auteurs affirment l'impossibilité de faire une analyse structurelle du rhizome, ils proposent donc la carte comme une forme de lecture, qui sera utilisé dans cette recherche. Nous aurons aussi comme appareil théorique l'analyse du discours de Dominique Maingueneau : la scénographie, qui englobe l'investigation des éléments textuels et paratextuels, et la paratopie, l'entre-lieu de la littérature et de l'écrivain. La scénographie de la mangrove est proposée, décrivant la manière dont les éléments scénographiques se manifestent dans le roman de Condé combiné avec l'oeuvre d'Édouard Glissant: le processus de créolisation, la Relation et la revendication d'opacité seront utilisés méthodologiquement. Nous explorerons la forme polyvalente du roman dans laquelle, à la fois, elle représente la prise de voix des femmes devant le patriarcat et les écrivaines antillaises dans un contexte intellectuel majoritairement masculin, commentant l'habiter et le non-habiter simultanés de l'autrice dans rapport à la Négritude et à la Créolité, ainsi que la place paratopique de Condé dans les discussions sur le féminisme (" civilisatrice "). Le féminisme décolonial est utilisé comme alternative méthodologique, avec la colonialité de genre de Maria Lugones Americanidade de Lélia Gonzalez comme prismes analytiques. Il approfondit la réflexion sur l'importance de l'autodéfinition et de l'autoreprésentation des femmes, en particulier des femmes racialisées, en rupture avec la norme colonisatrice - comme l'écrivent Gayatri Spivak, Grada Kilomba, bell hooks et Patricia Hill Collins - à travers l'enquête sur les récits de personnages féminins.1 arquivo (145 p.) : PDF.application/pdfCondé, Maryse, 1937-EscritorasMulheres na literaturaFeminismoLiteratura guadalupense (Francês)LetrasAs mulheres do mangue : um mapa opaco de Traversée de la Mangrove de Maryse Condéinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JESSICA ANDRADE DE LARA.pdfapplication/pdf1286027https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73674/1/R%20-%20D%20-%20JESSICA%20ANDRADE%20DE%20LARA.pdf2592b5217731505fa45300a347cf4a38MD51open access1884/736742022-03-04 13:21:47.142open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73674Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-04T16:21:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As mulheres do mangue : um mapa opaco de Traversée de la Mangrove de Maryse Condé
title As mulheres do mangue : um mapa opaco de Traversée de la Mangrove de Maryse Condé
spellingShingle As mulheres do mangue : um mapa opaco de Traversée de la Mangrove de Maryse Condé
Lara, Jéssica Andrade de, 1994-
Condé, Maryse, 1937-
Escritoras
Mulheres na literatura
Feminismo
Literatura guadalupense (Francês)
Letras
title_short As mulheres do mangue : um mapa opaco de Traversée de la Mangrove de Maryse Condé
title_full As mulheres do mangue : um mapa opaco de Traversée de la Mangrove de Maryse Condé
title_fullStr As mulheres do mangue : um mapa opaco de Traversée de la Mangrove de Maryse Condé
title_full_unstemmed As mulheres do mangue : um mapa opaco de Traversée de la Mangrove de Maryse Condé
title_sort As mulheres do mangue : um mapa opaco de Traversée de la Mangrove de Maryse Condé
author Lara, Jéssica Andrade de, 1994-
author_facet Lara, Jéssica Andrade de, 1994-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pereira, João Carlos Vitorino
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Jéssica Andrade de, 1994-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nodari, Alexandre, 1983-
contributor_str_mv Nodari, Alexandre, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Condé, Maryse, 1937-
Escritoras
Mulheres na literatura
Feminismo
Literatura guadalupense (Francês)
Letras
topic Condé, Maryse, 1937-
Escritoras
Mulheres na literatura
Feminismo
Literatura guadalupense (Francês)
Letras
description Orientador: Prof. Dr. Alexandre André Nodari
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-04T16:21:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-04T16:21:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73674
url https://hdl.handle.net/1884/73674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (145 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73674/1/R%20-%20D%20-%20JESSICA%20ANDRADE%20DE%20LARA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2592b5217731505fa45300a347cf4a38
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860253230301184