Concepções dos profissionais sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças no contexto da creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Danielle Bonamin
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/29287
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Augusta Bolsanello
id UFPR_74de1093ce5f39e4adfe72dc50a35a76
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29287
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Flores, Danielle BonaminBolsanello, Maria AugustaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-28T13:26:58Z2020-09-28T13:26:58Z2012https://hdl.handle.net/1884/29287Orientadora: Profª Drª Maria Augusta BolsanelloDissertaçõao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/08/2012Bibliografia: fls. 131-143Resumo: A presente pesquisa investigou as concepções dos profissionais de creche (educadores e pedagoga) sobre o desenvolvimento da linguagem das crianças. Verificou como os educadores e a pedagoga compreendem a linguagem expressiva e receptiva, como concebem seu papel no desenvolvimento linguístico das crianças e que referências utilizam para avaliar/ acompanhar o desenvolvimento infantil. Caracterizou-se por uma investigação qualitativa e exploratória, na qual participaram três educadores e uma pedagoga de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba. Também foram avaliadas treze crianças utilizando como instrumento a Escala de Linguagem Bayley III, sub- escala de comunicação expressiva e comunicação receptiva. Após análise qualitativa dos dados, observou, entre outros fatores, que os profissionais: a) possuem fragilidades na compreensão da linguagem infantil; b) possuem compreensão unilateral sobre o desenvolvimento infantil, com ênfase no ambiente e na afetividade; c) a avaliação da crianças se dá de maneira intuitiva, burocrática; d) há uma tendência de culpabilizar as famílias pelas dificuldades no desenvolvimento da criança; e) embora os profissionais contem com documentos e materiais orientadores que abordam a questão da linguagem e poderiam auxiliar a elaboração do planejamento, não conseguem relacionar as atividades propostas com as crianças e o contexto; f) a rotina extenuante e quantidade de crianças por turma, dificulta que os profissionais possam estabelecer um relacionamento mais atencioso com as crianças; g) os profissionais reconhecem as fragilidades de sua formação acadêmica e a falta de compreensão sobre o desenvolvimento infantil. Após participarem da avaliação do desenvolvimento da linguagem das crianças, observou que os educadores: a) ficaram surpresos com as possibilidades comunicativas manifestadas pelas crianças; b) compreenderam melhor os aspectos expressivo e receptivo da linguagem; c) observaram o quanto materiais simples e o olhar atento possibilitam visualizar o desenvolvimento da criança. Os resultados sugerem a necessidade de proporcionar formação continuada aos profissionais sobre o desenvolvimento infantil, abordando mais especificamente o desenvolvimento da linguagem e o papel do educador nesse processo.Abstract: The present search investigated teacher's conceptions and pedagogue of kindergarten on language development of children. Was verified as educators understand the expressive and receptive language, how they conceive their role in language development of children and which references are using to assess / monitor child development. Characterized by a qualitative and exploratory research, which was attended by three educators and a pedagogue from kindergartens institutions. Thirteen children were also assessed using the Scale-Language Bayley III, sub-scale communication receptive and expressive communication. After qualitative data analysis, it is observed among other things, that the professionals: a) have weaknesses in language comprehension, b) have an unilateral understanding of child development, with emphasis on the environment and affectivity c) the evaluation of children occurs in intuitively and bureaucratic way, d) there is a tendency to blame the families for the difficulties in child development, e) however professionals has guiding documents and materials produced by the sponsor, which address the question of language and could assist in the preparation of planning, they are not able to relate the proposed activities with the children and context, f) routine is exhausting, the amount of children per class makes it difficult for professionals to establish more caring relationship with children, g) professionals recognized the weaknesses of their academic and lack of understanding of child development. After participating in the evaluation of language development of children, it was observed that the professionals: a) were surprised with the communicative possibilities raised by children, b) they better understood that language involves aspects expressive and receptive c) observed how simple materials and watchful eye are able to view of child development. The results suggest the need to provide continuing education for professionals on child development, addressing more specifically the development of language and the role of the educator in this process.164 f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoAquisição de linguagemCrianças - LinguagemCrianças - DesenvolvimentoEducação de criançasProfessores de educação pré-escolar - FormaçãoEducaçãoConcepções dos profissionais sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças no contexto da crecheinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DANIELLE BONAMIN FLORES.pdfapplication/pdf2310814https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29287/1/R%20-%20D%20-%20DANIELLE%20BONAMIN%20FLORES.pdf658369c5ba3be6e8c57452f999746702MD51open accessTEXTR - D - DANIELLE BONAMIN FLORES.pdf.txtExtracted Texttext/plain334477https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29287/2/R%20-%20D%20-%20DANIELLE%20BONAMIN%20FLORES.pdf.txt4562b09439ac0c824885f85bccf74fcdMD52open accessTHUMBNAILR - D - DANIELLE BONAMIN FLORES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29287/3/R%20-%20D%20-%20DANIELLE%20BONAMIN%20FLORES.pdf.jpg04d52073b28c8c763cafb7ff31772c76MD53open access1884/292872020-09-28 10:26:58.353open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29287Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-28T13:26:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções dos profissionais sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças no contexto da creche
title Concepções dos profissionais sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças no contexto da creche
spellingShingle Concepções dos profissionais sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças no contexto da creche
Flores, Danielle Bonamin
Dissertações - Educação
Aquisição de linguagem
Crianças - Linguagem
Crianças - Desenvolvimento
Educação de crianças
Professores de educação pré-escolar - Formação
Educação
title_short Concepções dos profissionais sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças no contexto da creche
title_full Concepções dos profissionais sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças no contexto da creche
title_fullStr Concepções dos profissionais sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças no contexto da creche
title_full_unstemmed Concepções dos profissionais sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças no contexto da creche
title_sort Concepções dos profissionais sobre o desenvolvimento da linguagem de crianças no contexto da creche
author Flores, Danielle Bonamin
author_facet Flores, Danielle Bonamin
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bolsanello, Maria Augusta
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Danielle Bonamin
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Aquisição de linguagem
Crianças - Linguagem
Crianças - Desenvolvimento
Educação de crianças
Professores de educação pré-escolar - Formação
Educação
topic Dissertações - Educação
Aquisição de linguagem
Crianças - Linguagem
Crianças - Desenvolvimento
Educação de crianças
Professores de educação pré-escolar - Formação
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Augusta Bolsanello
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-28T13:26:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-28T13:26:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/29287
url https://hdl.handle.net/1884/29287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 164 f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29287/1/R%20-%20D%20-%20DANIELLE%20BONAMIN%20FLORES.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29287/2/R%20-%20D%20-%20DANIELLE%20BONAMIN%20FLORES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29287/3/R%20-%20D%20-%20DANIELLE%20BONAMIN%20FLORES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 658369c5ba3be6e8c57452f999746702
4562b09439ac0c824885f85bccf74fcd
04d52073b28c8c763cafb7ff31772c76
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860859652210688