Políticas afirmativas e educação superior federal : um estudo sobre estudantes negros (as) egressos (as) da política de cotas na UFPR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Silvia Maria Amorim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81137
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius B. da Silva
id UFPR_750478bfe113f35151d5c0bd7dbae846
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/81137
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-Lima, Silvia Maria Amorim2023-02-15T17:44:31Z2023-02-15T17:44:31Z2022https://hdl.handle.net/1884/81137Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius B. da SilvaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/10/2022Inclui referências: p. 173-192Resumo: A presente tese aborda a política afirmativa e volta o olhar para os estudantes que ingressaram na Universidade Federal do Paraná - UFPR através da política das cotas raciais, considerando os dados dos cotistas que ingressaram pelo sistema de cotas UFPR, instituída pela resolução 37/2004 do Conselho Universitário e pela lei n. 12.711/2012. A justificativa para esse estudo reside na observância de que para qualificar a política torna-se necessário conhecer e analisar os beneficiários da mesma em suas vivências pós-academia, buscando identificar o impacto que a experiência acadêmica traz. O objetivo principal da pesquisa é produzir e analisar dados dos egressos/as da política de cotas raciais, levando em consideração a análise de ingressantes e concluintes da UFPR, realizando estudo comparativo entre as diferentes modalidades de acesso. Os objetivos específicos envolvem a atualização de dados do estado da arte sobre políticas afirmativas no Brasil e a elucidação das trajetórias dos egressos/as do sistema de cotas raciais fora da Universidade, focando em mercado de trabalho e participação em programas de pós-graduação. O instrumento de análise desta pesquisa se constituiu baseada na elaboração teórica crítica social seguindo a proposta metodológica apontada no texto Contribuições dos estudos críticos sobre relações étnico-raciais ao campo da educação (ARAÚJO; SILVA, 2020), que propõe uma interpretação crítica sobre relações raciais e explora conceitos que são evidenciados na temática de relações raciais e aplicados à área da educação. O direito de ingressar na educação superior demonstra ter despertado uma consciência para além do direito individual, tornando-se coletivo à medida que influencia toda uma comunidade. O estudo revelou que, para além das experiências vivenciadas no âmbito acadêmico, as vivências identitárias acompanham a experiência profissional e impactam amplamente a vida comunitária e familiar. No perfil comparado entre as diferentes formas de acesso, há a confirmação de que os estudantes que ingressam através da política de inclusão racial, adentram a academia de forma mais tardia, demonstrando que a maioria primeiramente está inserida no mundo do trabalho e depois acessam a Universidade. Dados importantes também são apontados na esfera do mercado de trabalho e pós-graduação, demonstrando realidades diferenciadas nesses aspectos. A conclusão apontada é que a política de cotas raciais tem feito diferença na vida dos participantes e de suas famílias, e que isto não se reduz a questões econômicas, mesmo que esse seja um diferencial apontado na pesquisa. A percepção de que essa participação na política afirmativa traz ganhos culturais, políticos e identitários também aponta caminhos possíveis de busca de processos de igualdade mais racialmente democráticos. O desenvolvimento de políticas para o acesso à pós-graduação é um aspecto importante para o rompimento do racismo estrutural acadêmico, perpetuado pela pouca representação negra nos quadros docentes. O estudo aponta, ainda, a necessidade de desenvolvimento de políticas afirmativas voltadas para o mercado de trabalho na esfera privada e a ampliação da política desenvolvida em concursos para ocupação de cargos públicos.Abstract: This thesis addresses the affirmative policy and looks at students who entered the Federal University of Paraná-UFPR through the racial quota policy, considering the data of quota students who entered the UFPR quota system, instituted by resolution 37/2004 of the University Council and by law no. 12,711/2012. The justification for this study lies in the observation that to qualify the policy it is necessary to know and analyze the beneficiaries of the policy in their post-academic experiences, seeking to identify the impact that the academic experience brings. The main objective of the research is to produce and analyze data from graduates of the racial quotas policy, considering the analysis of freshmen and graduates of UFPR, carrying out a comparative study between the different modalities of access. The instrument of analysis of this research was based on critical social theoretical elaboration following the methodological proposal pointed out in the text Contributions of critical studies on ethnic-racial relations to the field of education (ARAÚJO; SILVA, 2020), which proposes a critical interpretation of relations and explores concepts that are evidenced in the theme of racial relations and applied to the area of education. The right to enter higher education demonstrates that it has awakened an awareness that goes beyond the individual right, becoming collective as it influences an entire community. The study revealed that, in addition to the experiences lived in the academic sphere, the identity experiences accompany the professional experience and greatly impact community and family life. In the profile compared among the different forms of access, there is confirmation that students who enter through the racial inclusion policy, enter the academy later, demonstrating that the majority of them are first inserted in the labor market and then they come to the University. Important data are also pointed out in the sphere of the labor market and graduate studies, explaining different realities in these aspects. The conclusion reached is that the racial quota policy has made a difference in the lives of participants and their families, and that this is not reduced to economic issues, even though this is a differential pointed out in the research. The perceptions that this participation in affirmative politics brings cultural, political and identity gains also point to possible paths to search for more racially democratic equality processes. The development of policies for access to graduate studies is an important aspect for breaking the academic structural racism, perpetuated by the low black representation in the faculty staff. The study also points out the need to develop affirmative policies aimed at the labor market in the private sphere and the expansion of the policy developed in competitions for the occupation of public positions.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação e EstadoEstudantes negrosNegros - EducaçãoEnsino superiorEducaçãoPolíticas afirmativas e educação superior federal : um estudo sobre estudantes negros (as) egressos (as) da política de cotas na UFPRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - SILVIA MARIA AMORIM LIMA.pdfapplication/pdf4165660https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81137/1/R%20-%20T%20-%20SILVIA%20MARIA%20AMORIM%20LIMA.pdffdff282b704d7474d33913cb6b535025MD51open access1884/811372023-02-15 14:44:31.872open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81137Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-15T17:44:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas afirmativas e educação superior federal : um estudo sobre estudantes negros (as) egressos (as) da política de cotas na UFPR
title Políticas afirmativas e educação superior federal : um estudo sobre estudantes negros (as) egressos (as) da política de cotas na UFPR
spellingShingle Políticas afirmativas e educação superior federal : um estudo sobre estudantes negros (as) egressos (as) da política de cotas na UFPR
Lima, Silvia Maria Amorim
Educação - Estudo e ensino
Educação e Estado
Estudantes negros
Negros - Educação
Ensino superior
Educação
title_short Políticas afirmativas e educação superior federal : um estudo sobre estudantes negros (as) egressos (as) da política de cotas na UFPR
title_full Políticas afirmativas e educação superior federal : um estudo sobre estudantes negros (as) egressos (as) da política de cotas na UFPR
title_fullStr Políticas afirmativas e educação superior federal : um estudo sobre estudantes negros (as) egressos (as) da política de cotas na UFPR
title_full_unstemmed Políticas afirmativas e educação superior federal : um estudo sobre estudantes negros (as) egressos (as) da política de cotas na UFPR
title_sort Políticas afirmativas e educação superior federal : um estudo sobre estudantes negros (as) egressos (as) da política de cotas na UFPR
author Lima, Silvia Maria Amorim
author_facet Lima, Silvia Maria Amorim
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Silvia Maria Amorim
contributor_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Educação e Estado
Estudantes negros
Negros - Educação
Ensino superior
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Educação e Estado
Estudantes negros
Negros - Educação
Ensino superior
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius B. da Silva
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-15T17:44:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-15T17:44:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/81137
url https://hdl.handle.net/1884/81137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81137/1/R%20-%20T%20-%20SILVIA%20MARIA%20AMORIM%20LIMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fdff282b704d7474d33913cb6b535025
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860271430434816