Popularização da ciência : a pesquisa-ação como instrumento de construção do conhecimento científico e inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orquiza, Liliam Maria, 1959-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74253
Resumo: Orientadora: Professora Doutora Laura Sánchez García
id UFPR_77ba2cd5d949b7110dbdc66450d19808
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74253
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Orquiza, Liliam Maria, 1959-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaSánchez García, Laura, 1957-2022-05-27T14:24:02Z2022-05-27T14:24:02Z2021https://hdl.handle.net/1884/74253Orientadora: Professora Doutora Laura Sánchez GarcíaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa : Curitiba, 01/10/2021Inclui referências: p. 142-151Resumo: A pesquisa-ação é uma proposta metodológica que está atrelada a uma ação coletiva, com o objetivo de transformação da realidade. A popularização da ciência, por sua vez, visa instrumentalizar o cidadão para um processo participativo e decisório, retirando-o da situação de ser apenas usuário compulsório, passivo, invisibilizado e ignorado. Esses dois conceitos são estudados e aproximados entre si nesta tese, com o objetivo de entender como a pesquisa-ação pode colaborar para a democratização e a popularização da ciência, assim como para apropriação do conhecimento pelo cidadão não cientista e sua mudança de indivíduo passivo para sujeito crítico e ativo em busca de soluções científicas para seus problemas do cotidiano. Nesse sentido, realizou-se investigação sobre o estado da arte relativo aos temas envolvidos. Complementando esta pesquisa, uma revisão de literatura, especificamente sobre o que a área da Computação vem publicando e, consequentemente, praticando em relação à pesquisa-ação também foi realizada. Adicionalmente, realizou-se um levantamento identificando os projetos de pesquisa e extensão que utilizaram a pesquisa-ação como metodologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Cinco desses projetos de pesquisa e extensão foram escolhidos como estudos de casos e, para cada projeto, foram realizadas duas entrevistas com representantes das Universidades, e uma com um representante da comunidade. Além das entrevistas, foram levantadas e estudadas informações contidas em outros meios, como site, vídeos, fotos entre outros, que faziam referência aos projetos da UFPR estudados. As entrevistas e a observação in loco das comunidades envolvidas nos projetos analisados foram realizadas visando identificar as formas de participação de cada perfil de atores na construção do conhecimento. Como resultado, identificamos que a pesquisa-ação é um instrumento importante para a construção coletiva do conhecimento, contribuindo para a prática científica da população que vive marginalizada do saber científico. As comunidades genuinamente envolvidas na prática científica por intermédio da pesquisa-ação demonstraram um empoderamento, resultante da ação participativa nos processos de pesquisa e/ou extensão.Abstract: Action research is a methodological proposal related to collective action, with the purpose of transforming reality. The popularization of science, on the other hand, aims to equip citizens for a participatory and decision-making process, removing them from the situation of being merely a compulsory, passive, invisible and ignored user. In this thesis we investigate the relationship between these two concepts in order to understand how action research can contribute to the democratization and popularization of science, as well as to the appropriation of knowledge by non-scientist. And for the change from a passive individual to a critical and active one in search of scientific solutions to everyday problems. In this sense, an investigation was carried out on the state of the art regarding the themes of this thesis. Complementing the research presented in this work, a literature review was carried out, specifically, about publications and practices, in the field of computing, regarding action research. Additionally, a survey was carried out identifying the research and extension projects that used action research as a methodology at the Federal University of Paraná (UFPR). Five of these research and extension projects were chosen as case studies and, for each project, two interviews were conducted with representatives from the Universities, and one with a representative from the community. In addition to the interviews, information contained in other media was collected and studied, such as a website, videos, photos, among others, referring to the studied UFPR projects. The interviews and in loco observation of the communities involved in the analyzed projects were carried out in order to identify the forms of participation of each actor profile for the construction of knowledge. As a result, we identified that action research is an important instrument for the collective construction of knowledge, and it contributes to the population who have no access to scientific knowledge. The communities genuinely involved in scientific practice, through action research, demonstrated empowerment, resulting from participatory action in the research and/or extension processes.Resumen: La investigación-acción es una propuesta metodológica relacionada con la acción colectiva, con el objetivo de transformar la realidad. La popularización de la ciencia, a su vez, tiene como objetivo equipar a los ciudadanos para un proceso participativo y de toma de decisiones, sacándolos de la situación de ser un mero usuario obligatorio, pasivo, invisible e ignorado. En esta tesis investigamos la relación entre estos dos conceptos con el fin de comprender cómo la investigación-acción puede contribuir a la democratización y popularización de la ciencia, así como a la apropiación del conocimiento por parte del ciudadano no científico. Y por el cambio de un individuo pasivo a un sujeto crítico y activo en busca de soluciones científicas a los problemas cotidianos. En este sentido, se llevó a cabo una investigación sobre el estado del arte en torno a los temas involucrados. Complementando la investigación presentada en este trabajo, se realizó una revisión de la literatura, específicamente, sobre lo que el campo de la computación viene publicando y, en consecuencia, practicando en relación con la investigación-acción. Adicionalmente, se realizó una encuesta identificando los proyectos de investigación y extensión que utilizaron la investigación acción como metodología en la Universidad Federal de Paraná (UFPR). Cinco de estos proyectos de investigación y extensión fueron seleccionados como estudios de caso y, para cada proyecto, se realizaron dos entrevistas con representantes de las Universidades y una con un representante de la comunidad. Además de las entrevistas, se recopiló y estudió información contenida en otros medios, como un sitio web, videos, fotos, entre otros, referentes a los proyectos de la UFPR estudiados. Las entrevistas y observación in loco de las comunidades involucradas en los proyectos analizados se realizaron con el fin de identificar las formas de participación de cada perfil de actor para la construcción del conocimiento. Como resultado, identificamos que la investigación-acción es un instrumento importante para la construcción colectiva del conocimiento y contribuye a la práctica científica de la población que vive marginada del conocimiento científico. Las comunidades genuinamente involucradas en la práctica científica, a través de la investigación acción, demostraron un empoderamiento, resultado de la acción participativa en los procesos de investigación y / o extensión.1 recurso online : PDF.application/pdfCiência - Conhecimentos e aprendizagemInclusão socialCiência da ComputaçãoPopularização da ciência : a pesquisa-ação como instrumento de construção do conhecimento científico e inclusão socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LILIAM MARIA ORQUIZA.pdfapplication/pdf3463479https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74253/1/R%20-%20T%20-%20LILIAM%20MARIA%20ORQUIZA.pdf42a231e14e40e623d9dc566f0a23bb36MD51open access1884/742532022-05-27 11:24:02.374open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74253Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-27T14:24:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Popularização da ciência : a pesquisa-ação como instrumento de construção do conhecimento científico e inclusão social
title Popularização da ciência : a pesquisa-ação como instrumento de construção do conhecimento científico e inclusão social
spellingShingle Popularização da ciência : a pesquisa-ação como instrumento de construção do conhecimento científico e inclusão social
Orquiza, Liliam Maria, 1959-
Ciência - Conhecimentos e aprendizagem
Inclusão social
Ciência da Computação
title_short Popularização da ciência : a pesquisa-ação como instrumento de construção do conhecimento científico e inclusão social
title_full Popularização da ciência : a pesquisa-ação como instrumento de construção do conhecimento científico e inclusão social
title_fullStr Popularização da ciência : a pesquisa-ação como instrumento de construção do conhecimento científico e inclusão social
title_full_unstemmed Popularização da ciência : a pesquisa-ação como instrumento de construção do conhecimento científico e inclusão social
title_sort Popularização da ciência : a pesquisa-ação como instrumento de construção do conhecimento científico e inclusão social
author Orquiza, Liliam Maria, 1959-
author_facet Orquiza, Liliam Maria, 1959-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática
dc.contributor.author.fl_str_mv Orquiza, Liliam Maria, 1959-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sánchez García, Laura, 1957-
contributor_str_mv Sánchez García, Laura, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - Conhecimentos e aprendizagem
Inclusão social
Ciência da Computação
topic Ciência - Conhecimentos e aprendizagem
Inclusão social
Ciência da Computação
description Orientadora: Professora Doutora Laura Sánchez García
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-27T14:24:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-27T14:24:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74253
url https://hdl.handle.net/1884/74253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74253/1/R%20-%20T%20-%20LILIAM%20MARIA%20ORQUIZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 42a231e14e40e623d9dc566f0a23bb36
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860846014431232