A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orquiza, Liliam Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: García, Laura Sánchez, Carvslho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP], Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220019
http://hdl.handle.net/11449/236903
Resumo: While action research seeks to transform reality as it is, the popularization of science aims to insert citizens in decision-making and participatory process, removing them from the situation of compulsory users of science and technology products, who are passive and made invisible. The thesis defended in this essay is that action research can contribute to science popularization, so that there can be an appropriation of knowledge by non-scientific participants, as well as a change from passive subjects to critical subjects and individual agents for social agents. Based on a methodology of a reflexive, interpretative and critical nature of the studied reality, the conclusion is that all those involved with science should consider the more frequent use of action research in their extension and research practices. This seems to be the key for anyone looking for democratic and inclusive science.
id UNSP_74876e5a614459441b519e5e05b7e7e2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236903
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciênciaAction research as praxis in science popularizationScientific disseminationAction-ResearchResearch methodologySocial inclusionEducation as political actionDivulgação científicaPesquisa-açãoMetodologia da pesquisaInclusão socialEducação como ação políticaWhile action research seeks to transform reality as it is, the popularization of science aims to insert citizens in decision-making and participatory process, removing them from the situation of compulsory users of science and technology products, who are passive and made invisible. The thesis defended in this essay is that action research can contribute to science popularization, so that there can be an appropriation of knowledge by non-scientific participants, as well as a change from passive subjects to critical subjects and individual agents for social agents. Based on a methodology of a reflexive, interpretative and critical nature of the studied reality, the conclusion is that all those involved with science should consider the more frequent use of action research in their extension and research practices. This seems to be the key for anyone looking for democratic and inclusive science.Enquanto a pesquisa-ação busca a transformação de uma realidade tal como ela é, a popularização da ciência visa inserir os cidadãos em um processo decisório e participativo, retirando-os da situação de usuários compulsórios dos produtos da ciência e tecnologia, passivos e invisibilizados. A tese defendida neste ensaio é a de que a pesquisa-ação pode colaborar com a popularização da ciência, de modo que haja apropriação do conhecimento pelos participantes não cientistas e haja, também, uma mudança de sujeitos passivos para sujeitos críticos e de agentes individuais para agentes sociais. A partir de uma metodologia de natureza reflexiva, interpretativa e crítica da realidade estudada, a conclusão é que todos aqueles envolvidos com a ciência devem considerar a utilização mais frequente da pesquisa-ação em suas práticas de extensão e pesquisa. Esta parece ser a chave para quem busca uma ciência democrática e inclusiva.Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de InformáticaUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Universidade Federal do Paraná (UFPR)Universidade Estadual Paulista (UNESP)Orquiza, Liliam MariaGarcía, Laura SánchezCarvslho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]2022-10-10T13:56:08Z2022-10-10T13:56:08Z2022-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220019Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022.1516-73131980-850Xhttp://hdl.handle.net/11449/23690310.1590/1516-731320220019S1516-73132022000100217S1516-73132022000100217.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-28T06:19:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236903Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-28T06:19:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
Action research as praxis in science popularization
title A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
spellingShingle A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
Orquiza, Liliam Maria
Scientific dissemination
Action-Research
Research methodology
Social inclusion
Education as political action
Divulgação científica
Pesquisa-ação
Metodologia da pesquisa
Inclusão social
Educação como ação política
title_short A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
title_full A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
title_fullStr A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
title_full_unstemmed A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
title_sort A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
author Orquiza, Liliam Maria
author_facet Orquiza, Liliam Maria
García, Laura Sánchez
Carvslho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
author_role author
author2 García, Laura Sánchez
Carvslho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Orquiza, Liliam Maria
García, Laura Sánchez
Carvslho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Scientific dissemination
Action-Research
Research methodology
Social inclusion
Education as political action
Divulgação científica
Pesquisa-ação
Metodologia da pesquisa
Inclusão social
Educação como ação política
topic Scientific dissemination
Action-Research
Research methodology
Social inclusion
Education as political action
Divulgação científica
Pesquisa-ação
Metodologia da pesquisa
Inclusão social
Educação como ação política
description While action research seeks to transform reality as it is, the popularization of science aims to insert citizens in decision-making and participatory process, removing them from the situation of compulsory users of science and technology products, who are passive and made invisible. The thesis defended in this essay is that action research can contribute to science popularization, so that there can be an appropriation of knowledge by non-scientific participants, as well as a change from passive subjects to critical subjects and individual agents for social agents. Based on a methodology of a reflexive, interpretative and critical nature of the studied reality, the conclusion is that all those involved with science should consider the more frequent use of action research in their extension and research practices. This seems to be the key for anyone looking for democratic and inclusive science.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10T13:56:08Z
2022-10-10T13:56:08Z
2022-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220019
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022.
1516-7313
1980-850X
http://hdl.handle.net/11449/236903
10.1590/1516-731320220019
S1516-73132022000100217
S1516-73132022000100217.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220019
http://hdl.handle.net/11449/236903
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022.
1516-7313
1980-850X
10.1590/1516-731320220019
S1516-73132022000100217
S1516-73132022000100217.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv -
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047156048723968