A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orquiza,Liliam Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: García,Laura Sánchez, Orquiza-de-Carvalho,Lizete Maria, Carvalho,Washington Luiz Pacheco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100217
Resumo: Resumo Enquanto a pesquisa-ação busca a transformação de uma realidade tal como ela é, a popularização da ciência visa inserir os cidadãos em um processo decisório e participativo, retirando-os da situação de usuários compulsórios dos produtos da ciência e tecnologia, passivos e invisibilizados. A tese defendida neste ensaio é a de que a pesquisa-ação pode colaborar com a popularização da ciência, de modo que haja apropriação do conhecimento pelos participantes não cientistas e haja, também, uma mudança de sujeitos passivos para sujeitos críticos e de agentes individuais para agentes sociais. A partir de uma metodologia de natureza reflexiva, interpretativa e crítica da realidade estudada, a conclusão é que todos aqueles envolvidos com a ciência devem considerar a utilização mais frequente da pesquisa-ação em suas práticas de extensão e pesquisa. Esta parece ser a chave para quem busca uma ciência democrática e inclusiva.
id UNESP-22_2e4db4950be9f7b8fdac56145f51e4e0
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132022000100217
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciênciaDivulgação científicaPesquisa-açãoMetodologia da pesquisaInclusão socialEducação como ação políticaResumo Enquanto a pesquisa-ação busca a transformação de uma realidade tal como ela é, a popularização da ciência visa inserir os cidadãos em um processo decisório e participativo, retirando-os da situação de usuários compulsórios dos produtos da ciência e tecnologia, passivos e invisibilizados. A tese defendida neste ensaio é a de que a pesquisa-ação pode colaborar com a popularização da ciência, de modo que haja apropriação do conhecimento pelos participantes não cientistas e haja, também, uma mudança de sujeitos passivos para sujeitos críticos e de agentes individuais para agentes sociais. A partir de uma metodologia de natureza reflexiva, interpretativa e crítica da realidade estudada, a conclusão é que todos aqueles envolvidos com a ciência devem considerar a utilização mais frequente da pesquisa-ação em suas práticas de extensão e pesquisa. Esta parece ser a chave para quem busca uma ciência democrática e inclusiva.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100217Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220019info:eu-repo/semantics/openAccessOrquiza,Liliam MariaGarcía,Laura SánchezOrquiza-de-Carvalho,Lizete MariaCarvalho,Washington Luiz Pacheco depor2022-06-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100217Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:21.840165Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
title A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
spellingShingle A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
Orquiza,Liliam Maria
Divulgação científica
Pesquisa-ação
Metodologia da pesquisa
Inclusão social
Educação como ação política
title_short A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
title_full A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
title_fullStr A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
title_full_unstemmed A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
title_sort A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência
author Orquiza,Liliam Maria
author_facet Orquiza,Liliam Maria
García,Laura Sánchez
Orquiza-de-Carvalho,Lizete Maria
Carvalho,Washington Luiz Pacheco de
author_role author
author2 García,Laura Sánchez
Orquiza-de-Carvalho,Lizete Maria
Carvalho,Washington Luiz Pacheco de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Orquiza,Liliam Maria
García,Laura Sánchez
Orquiza-de-Carvalho,Lizete Maria
Carvalho,Washington Luiz Pacheco de
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Pesquisa-ação
Metodologia da pesquisa
Inclusão social
Educação como ação política
topic Divulgação científica
Pesquisa-ação
Metodologia da pesquisa
Inclusão social
Educação como ação política
description Resumo Enquanto a pesquisa-ação busca a transformação de uma realidade tal como ela é, a popularização da ciência visa inserir os cidadãos em um processo decisório e participativo, retirando-os da situação de usuários compulsórios dos produtos da ciência e tecnologia, passivos e invisibilizados. A tese defendida neste ensaio é a de que a pesquisa-ação pode colaborar com a popularização da ciência, de modo que haja apropriação do conhecimento pelos participantes não cientistas e haja, também, uma mudança de sujeitos passivos para sujeitos críticos e de agentes individuais para agentes sociais. A partir de uma metodologia de natureza reflexiva, interpretativa e crítica da realidade estudada, a conclusão é que todos aqueles envolvidos com a ciência devem considerar a utilização mais frequente da pesquisa-ação em suas práticas de extensão e pesquisa. Esta parece ser a chave para quem busca uma ciência democrática e inclusiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100217
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320220019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959259172864