Vivências alternativas na educação para a ressignificação do olhar de uma (nova) educadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/81039 |
Resumo: | Orientador: Valdo José Cavallet |
id |
UFPR_7b67aec920311cc3441d949a39dca7a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/81039 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Brizolla, Franceli, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova EducaçãoCavallet, Valdo Jose, 1954-Cordeiro, Simone2023-02-02T23:32:11Z2023-02-02T23:32:11Z2019https://hdl.handle.net/1884/81039Orientador: Valdo José CavalletCoorientadora: Francéli BrizollaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova EducaçãoInclui referênciasResumo: O presente memorial expõe as ações significativas vivenciadas durante a caminhada coletiva na Especialização em Alternativas para uma Nova Educação da qual resulta o Projeto: Vivências Alternativas na Educação para a ressignificação do olhar de uma (nova) educadora. As vivências foram realizadas em comunidades de aprendizagens experienciadas em Palhoça - SC, Heliópolis Bairro Educador em São Paulo SP, IV Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação/CONANE Brasília DF e Escola Indígena Pindoty na Ilha da Cootinga Baía de Paranaguá - PR, durante o período de Dezembro do ano de 2018 a Novembro de 2019. A decisão de ingressar em ANE, surgiu da necessidade de um novo olhar que mediasse a construção do desafio a frente da experiência de algo transformador que contribuísse com a ressignificação da comunidade escolar para a qual havia entrado recentemente, disposição aguçada após assistir a Conferência Regional CONANE Caiçara, ocorrida na Sede da UFPr Litoral no ano de 2018. As crescentes manifestações que precisamos parar de perpetuar uma educação que não atende mais as angústias e desejos dos nossos educandos, exigem esforço de rompermos paradigmas que nos constituem fortemente e abrirmos novas possibilidades de "espaços vazios", sem os quais não há possibilidade de mudança. Para este rompimento e construção de um novo caminho não há fórmula, receita, método ou manual a ser seguido solitariamente, demanda de esforço coletivo entre eu e o outro no mesmo espaço de trocas onde ninguém precisa se anular para que o outro tenha ascensão. Autonomia, Responsabilidade e Solidariedade são os pilares condutores de todas as ações de pensar, sentir e agir dentro dos princípios de Interculturalidade, Interexperencialidade, Interdisciplinaridade, Intergeracionalidade, Interinstitucionalidade e Interterritorialidade. Este memorial visa compartilhar o experiencial, como mediador do fazer docente, componente necessário para formação humana e profissional do educador. Verifica-se na idealização dos espaços educadores vivenciados, a resiliência das comunidades como protagonistas de todo processo transformador.1 recurso online (64 p.) : PDF.application/pdfComunidades - EducaçãoEducaçao indigenaEducação ambiental - Santa CatarinaVivências alternativas na educação para a ressignificação do olhar de uma (nova) educadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SIMONE CORDEIRO.pdfapplication/pdf22722182https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81039/1/R%20-%20E%20-%20SIMONE%20CORDEIRO.pdfc577e3e2a236c48a1218d01d0e8f246fMD51open access1884/810392023-02-02 20:32:11.998open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81039Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-02T23:32:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vivências alternativas na educação para a ressignificação do olhar de uma (nova) educadora |
title |
Vivências alternativas na educação para a ressignificação do olhar de uma (nova) educadora |
spellingShingle |
Vivências alternativas na educação para a ressignificação do olhar de uma (nova) educadora Cordeiro, Simone Comunidades - Educação Educaçao indigena Educação ambiental - Santa Catarina |
title_short |
Vivências alternativas na educação para a ressignificação do olhar de uma (nova) educadora |
title_full |
Vivências alternativas na educação para a ressignificação do olhar de uma (nova) educadora |
title_fullStr |
Vivências alternativas na educação para a ressignificação do olhar de uma (nova) educadora |
title_full_unstemmed |
Vivências alternativas na educação para a ressignificação do olhar de uma (nova) educadora |
title_sort |
Vivências alternativas na educação para a ressignificação do olhar de uma (nova) educadora |
author |
Cordeiro, Simone |
author_facet |
Cordeiro, Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Brizolla, Franceli, 1975- Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cavallet, Valdo Jose, 1954- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Simone |
contributor_str_mv |
Cavallet, Valdo Jose, 1954- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidades - Educação Educaçao indigena Educação ambiental - Santa Catarina |
topic |
Comunidades - Educação Educaçao indigena Educação ambiental - Santa Catarina |
description |
Orientador: Valdo José Cavallet |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-02T23:32:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-02T23:32:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/81039 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/81039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online (64 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81039/1/R%20-%20E%20-%20SIMONE%20CORDEIRO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c577e3e2a236c48a1218d01d0e8f246f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860494200406016 |