Reflexões sobre a experiência da implantação de uma horta para estimular a alimentação saudável nas escolas do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Izamara de Melo, 1977-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/63118
Resumo: Orientador: Gilson Walmor Dahmer
id UFPR_7b9e150d767ced76c2ef2f405bbad5e3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/63118
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Castro, Izamara de Melo, 1977-Universidade Federal do Paraná. Setor LitoralDahmer, Gilson Walmor, 1970-2019-10-24T19:34:28Z2019-10-24T19:34:28Z2018https://hdl.handle.net/1884/63118Orientador: Gilson Walmor DahmerMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do CampoInclui referênciasO presente trabalho apresenta a experiência e reflexões de uma agente educacional e graduanda do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza do Setor Litoral, da Universidade Federal do Paraná, que esteve envolvida no processo de reativação de uma horta no Colégio Estadual do Campo Salto Grande do Turvo, localizado no município de Dr, Ulysses, na região do Vale do Ribeira paranaense. A proposta de reativação da horta foi construída a partir do seu projeto de aprendizagem e foi desenvolvida ao longo de toda a sua formação. O projeto partiu da necessidade de implementação de uma horta no ambiente escolar, com cultivo de alimentos para utilização na merenda e incentivo à uma alimentação saudável por parte de toda a comunidade. A reativação da horta foi pautada em princípios da Agroecologia e contou om práticas da agricultura orgânica. A reflexão sobre a ação de reativação da horta no ambiente escolar seguiu os pressupostos da pesquisa participativa e foi baseada na metodologia educacional que fundamenta o relato de experiência e a autobiografia. A atividade contribuiu na troca de experiencias entre funcionários, alunos, professores e comunidade. Também proporcionou abordagens de ensino integrando teorias e conceitos das ciências da natureza, da educação do campo e da agroecologia, agregando saberes culturais com práticas camponesas e cientificas. As práticas realizadas na horta proporcionaram uma certa conscientização dos envolvidos sobre os benefícios de uma alimentação saudável. Além disso, as atividades numa horta escolar contribuíram para a valorização do saber camponês, dos hábitos e atitudes dos alunos quanto à percepção que eles possuem em relação ao meio ambiente. O envolvimento da autora deste trabalho nas atividades de reativação da horta deu significado para os ensinamentos trabalhados durante a sua formação como educadora das ciências da natureza dentro dos princípios da agroecologia e da educação do campo. Agindo junto com os colegas e estudantes do colégio, a autora aprendeu a valorizar sua realidade, sua cultura e passou a estimular a coletividade, solidariedade e o consumo de alimentos orgânicos na sua comunidade. O relato da experiência permitiu refletir sobre como é importante que os educadores do campo façam ações práticas envolvendo estudantes, pais e demais funcionários da escola. Rever e descrever as atividades realizadas, o planejamento e os resultados alcançados no processo de reativação da horta mostrou que nós podemos aprender a ver o mundo integrando a visão das ciências da natureza aos saberes da família e da comunidade.30 p.application/pdfEducação do Campo - Estudo e ensinoHortaliças - CultivoReflexões sobre a experiência da implantação de uma horta para estimular a alimentação saudável nas escolas do campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALIZAMARA DE MELO CASTRO.pdfapplication/pdf3053546https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63118/1/IZAMARA%20DE%20MELO%20CASTRO.pdf4eba55fb7c10380b95801a45236729c7MD51open access1884/631182019-10-24 16:34:28.898open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/63118Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-24T19:34:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre a experiência da implantação de uma horta para estimular a alimentação saudável nas escolas do campo
title Reflexões sobre a experiência da implantação de uma horta para estimular a alimentação saudável nas escolas do campo
spellingShingle Reflexões sobre a experiência da implantação de uma horta para estimular a alimentação saudável nas escolas do campo
Castro, Izamara de Melo, 1977-
Educação do Campo - Estudo e ensino
Hortaliças - Cultivo
title_short Reflexões sobre a experiência da implantação de uma horta para estimular a alimentação saudável nas escolas do campo
title_full Reflexões sobre a experiência da implantação de uma horta para estimular a alimentação saudável nas escolas do campo
title_fullStr Reflexões sobre a experiência da implantação de uma horta para estimular a alimentação saudável nas escolas do campo
title_full_unstemmed Reflexões sobre a experiência da implantação de uma horta para estimular a alimentação saudável nas escolas do campo
title_sort Reflexões sobre a experiência da implantação de uma horta para estimular a alimentação saudável nas escolas do campo
author Castro, Izamara de Melo, 1977-
author_facet Castro, Izamara de Melo, 1977-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Izamara de Melo, 1977-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dahmer, Gilson Walmor, 1970-
contributor_str_mv Dahmer, Gilson Walmor, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo - Estudo e ensino
Hortaliças - Cultivo
topic Educação do Campo - Estudo e ensino
Hortaliças - Cultivo
description Orientador: Gilson Walmor Dahmer
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-24T19:34:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-24T19:34:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/63118
url https://hdl.handle.net/1884/63118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63118/1/IZAMARA%20DE%20MELO%20CASTRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4eba55fb7c10380b95801a45236729c7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898714823000064