As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Clarice de Castro de, 1981-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71631
Resumo: Orientador: Lourival de M. Fidelis
id UFPR_0578c94f570f6f59e84fa7843457fa1a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71631
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira, Clarice de Castro de, 1981-Universidade Federal do Paraná. Setor LitoralFidelis, Lourival de Moraes, 1971-2021-08-03T22:54:11Z2021-08-03T22:54:11Z2018https://hdl.handle.net/1884/71631Orientador: Lourival de M. FidelisMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do CampoInclui referênciasEste artigo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como objetivo geral elencar as possíveis contribuições que podem oferecer as hortas para o ensino de ciências da natureza, em escolas do campo no âmbito da Educação do Campo, presentes em alguns artigos publicados em revistas eletrônicas, dissertações e anais de congressos disponíveis da rede de internet. Como justificativa para este artigo de TCC, salientamos que a relação das crianças do ensino fundamental nas escolas do campo com as hortas, por sua condição de serem, em sua maioria, conhecedoras das práticas com a agricultura, devido a residirem no campo e de que suas famílias serem agricultoras ou morarem no campo, confere a estes educandos e educandas as condições de apreenderem as ciências da natureza e problematizarem por meio da agroecologia as relações: ser humano e natureza, de forma prática e em contato com o meio ambiente com as práticas nas hortas como caminho para a aprendizagem. O método que utilizaremos para este artigo, é uma revisão bibliográfica de alguns artigos já publicadas em revistas eletrônicas, anais de congressos e dissertações, que abordaram o tema das possíveis contribuições das hortas didáticas, para o ensino e aprendizagem de ciências da natureza nas escolas do campo. Como resultados, esperamos apontar que a horta em escolas do campo, tem contribuições pedagógicas importantes a oferecer para o ensino e aprendizagem das ciências da natureza.1 arquivo (27 p.).application/pdfHortaliças - CultivoEducação do Campo - Estudo e ensinoAgricultura - Estudo e ensinoMovimento sem terra(MST)As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCLARICE DE CASTRO OLIVEIRA.pdfapplication/pdf692186https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71631/1/CLARICE%20DE%20CASTRO%20OLIVEIRA.pdff84049ff23fa90500d42a8049308a206MD51open access1884/716312021-08-03 19:54:11.537open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71631Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-03T22:54:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica
title As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica
spellingShingle As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica
Oliveira, Clarice de Castro de, 1981-
Hortaliças - Cultivo
Educação do Campo - Estudo e ensino
Agricultura - Estudo e ensino
Movimento sem terra(MST)
title_short As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica
title_full As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica
title_fullStr As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica
title_sort As possíveis contribuições das hortas didáticas como ferramenta para o ensino de Ciências da Natureza no ensino fundamental em escolas do campo : uma revisão bibliográfica
author Oliveira, Clarice de Castro de, 1981-
author_facet Oliveira, Clarice de Castro de, 1981-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Clarice de Castro de, 1981-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fidelis, Lourival de Moraes, 1971-
contributor_str_mv Fidelis, Lourival de Moraes, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Hortaliças - Cultivo
Educação do Campo - Estudo e ensino
Agricultura - Estudo e ensino
Movimento sem terra(MST)
topic Hortaliças - Cultivo
Educação do Campo - Estudo e ensino
Agricultura - Estudo e ensino
Movimento sem terra(MST)
description Orientador: Lourival de M. Fidelis
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-03T22:54:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-03T22:54:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71631
url https://hdl.handle.net/1884/71631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (27 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71631/1/CLARICE%20DE%20CASTRO%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f84049ff23fa90500d42a8049308a206
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860779213848576