Proposta de recomendações de design de inerface para aplicativos de idioma : estudo em contexto multitarefa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/77151 |
Resumo: | Orientação: Prof.ª Dr.ª Juliana Bueno |
id |
UFPR_7ba5b7923d82de119cbffd21443e7083 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77151 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Alvarez, Ana Valéria De PieriUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignBueno, Juliana, 1980-2022-08-19T15:04:23Z2022-08-19T15:04:23Z2022https://hdl.handle.net/1884/77151Orientação: Prof.ª Dr.ª Juliana BuenoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 29/03/2022Inclui referênciasResumo: O crescimento do uso de tecnologias digitais móveis impacta diretamente a forma como o ser humano vive e interage com o seu redor. Dentre as áreas afetadas por esse crescimento está a educação, a qual pode ser assistida por dispositivos móveis, se caracterizando assim como m-learning. Apesar do processo de aprendizagem através de tecnologias móveis como smartphones oferecer diversos aspectos positivos, ele também pode gerar algumas características negativas, decorrentes do uso desses dispositivos. A onipresença dos dispositivos móveis produz um volume informacional cada vez maior, o que sobrecarrega cognitivamente seus usuários. Estes sentem cada vez mais a necessidade de responder aos diversos estímulos à sua volta, sejam estes pertencentes à sua tarefa de execução atual, ou sejam distrativos. Ao buscar por atender a mais de um estímulo ao mesmo tempo, o indivíduo passa a dividir sua atenção em mais de uma tarefa, se inserindo em um contexto de multitarefa. Esse comportamento faz com que o desempenho em pelo menos uma das atividades realizadas diminua, já que ambas as tarefas executadas compartilham do recurso cognitivo disponível. Enquanto um aprendiz móvel estiver inserido nesse contexto multitarefa, seu processo de aprendizagem estará comprometido. Neste sentido, o volume informacional e demais características cognitivas devem ser consideradas durante o desenvolvimento de interfaces educacionais de m-learning, a fim de auxiliar o estudante a focar sua atenção no conteúdo a ser aprendido. Motivada por essa necessidade, esta pesquisa objetiva propor um conjunto de recomendações de aplicativos de m-learning, com foco na interação multitarefa. Para que o objetivo seja alcançado, o método proposto partiu do Design Science Research, tendo sido adaptado e dividido em 4 fases de execução: compreensão, proposição, avaliação e conclusão. A Fase 1 - Compreensão possui o objetivo de explorar o contexto do usuário para melhor definição do problema, sendo composta das etapas de pesquisa bibliográfica e pesquisa de similares, entrevistas exploratórias e ensaio de interação. A Fase 2 – Proposição tem como fim organizar as informações coletadas para gerar a primeira versão do artefato da pesquisa, com as etapas de análise comparativa e proposta inicial do conjunto de recomendações. A Fase 3 - Avaliação tem a intenção de avaliar o artefato, a partir da etapa de avaliação heurística com especialistas. Por fim, a Fase 4 - Conclusão almeja analisar os resultados das avaliações para o refinamento e proposição final do artefato, com as etapas de análise dos resultados da avaliação e refinamento das recomendações. Como resultado desta dissertação, é prevista a contribuição para a educação móvel, e o design de interfaces móveis, ao apresentar um conjunto de recomendações de aplicativos de m-learning com foco na interação multitarefa.Abstract: The digital mobile technologies usage growth directly impacts the way humans live and interact with their surroundings. Among the areas affected by this growth, there is education, which can be assisted by mobile devices, being characterized as m-learning. Although the learning process through mobile technologies, such as smartphones, offers several positive aspects, it can also generate some negative characteristics, resulted from the use of these devices. The ubiquity of mobile devices produces an increasing volume of information, which cognitively burdens its users. They increasingly feel the need to respond to the various stimuli around them, whether they belong to their current task of execution, or are distracting. When seeking to attend to more than one stimulus at the same time, the individual divide its attention in more than one task, inserting itself in a context of multitasking. This behavior causes a performance decresce in at least one of the activities performed, since both tasks performed share the same cognitive resource. As long as a mobile learner is inserted in this multitasking context, its learning process will be compromised. In this sense, the informational volume and other cognitive characteristics must be considered during the development of educational m-learning interfaces, in order to help the student to focus its attention on the content to be learned. Motivated by this need, this research aims to propose an evaluative model of m-learning applications, with a focus on multitasking interaction. In order for the objective to be achieved, the proposed research method is based in Design Science Research, having been adapted and divided into 4 stages of execution: understanding, proposition, evaluation and conclusion. Phase 1- Understanding aims to explore the user's context for a better problem definition, comprising the stages of bibliographic research and similar research, exploratory interviews and interaction test. Phase 2 - Proposition aims to organize the collected information to generate the first version of the research artifact, with the steps of comparative analysis an dinitial proposal of the evaluation model. Phase 3 - Evaluation is intended to evaluate the artifact, based on the heuristic evaluation with specialists. Finally, Phase 4 - Conclusion aims to analyze the evaluation results for the refinement and final proposition of the artifact, with the stages of evaluation analysis and refinement of the evaluation model. In order to delimit the scope of the research, the Mobile Assisted Language Learning (MALL) study area was considered. As the research result, is expected to contribute to mobile education and mobile interfaces design, by presenting an evaluative model of m-learning applications with a focus on multitasking interaction.1 recurso online : PDF.application/pdfProjetosAplicativos móveisPlataformas digitaisProposta de recomendações de design de inerface para aplicativos de idioma : estudo em contexto multitarefainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA VALERIA DE PIERI ALVAREZ.pdfapplication/pdf10759202https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77151/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20VALERIA%20DE%20PIERI%20ALVAREZ.pdfd5dea39135a77b460c2635faa82ec17bMD51open access1884/771512022-08-19 12:04:23.102open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77151Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-19T15:04:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de recomendações de design de inerface para aplicativos de idioma : estudo em contexto multitarefa |
title |
Proposta de recomendações de design de inerface para aplicativos de idioma : estudo em contexto multitarefa |
spellingShingle |
Proposta de recomendações de design de inerface para aplicativos de idioma : estudo em contexto multitarefa Alvarez, Ana Valéria De Pieri Projetos Aplicativos móveis Plataformas digitais |
title_short |
Proposta de recomendações de design de inerface para aplicativos de idioma : estudo em contexto multitarefa |
title_full |
Proposta de recomendações de design de inerface para aplicativos de idioma : estudo em contexto multitarefa |
title_fullStr |
Proposta de recomendações de design de inerface para aplicativos de idioma : estudo em contexto multitarefa |
title_full_unstemmed |
Proposta de recomendações de design de inerface para aplicativos de idioma : estudo em contexto multitarefa |
title_sort |
Proposta de recomendações de design de inerface para aplicativos de idioma : estudo em contexto multitarefa |
author |
Alvarez, Ana Valéria De Pieri |
author_facet |
Alvarez, Ana Valéria De Pieri |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarez, Ana Valéria De Pieri |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bueno, Juliana, 1980- |
contributor_str_mv |
Bueno, Juliana, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projetos Aplicativos móveis Plataformas digitais |
topic |
Projetos Aplicativos móveis Plataformas digitais |
description |
Orientação: Prof.ª Dr.ª Juliana Bueno |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-19T15:04:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-19T15:04:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/77151 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/77151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77151/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20VALERIA%20DE%20PIERI%20ALVAREZ.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d5dea39135a77b460c2635faa82ec17b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860279242326016 |