Ferramentas alternativas para o ensino e aprendizagem de histologia animal no ensino médio
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Marschner, Raquel, 1972-Wanderer, Carla, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional2020-02-12T12:39:01Z2020-02-12T12:39:01Z2019https://hdl.handle.net/1884/64594Orientadora: Profª. Drª. Carla WandererDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em ProfBio Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 31/07/2019Inclui referências: p. 73-78Resumo: Estudos recentes demonstram que os estudantes brasileiros tem interesse pela ciência, com destaque para o corpo humano. Porém, os resultados desta área em exames internacionais como o PISA e nacionais como o ENEM não tem sido satisfatórios. Em especial, temáticas que demandam maior capacidade de abstração, como a histologia animal, tem por necessidade a elaboração de materiais pedagógicos que possam suprir essa dificuldade. Assim, este projeto de caráter qualitativo baseado na metodologia da pesquisa-ação, teve por objetivo principal a elaboração de material pedagógico de apoio ao ensino e aprendizagem da histologia animal. Estudantes do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Prof. Iedo Néspolo, localizado em Piraquara formaram o grupo alvo desta pesquisa. Foram questionados quanto aos seus interesses gerais pela temática e confirmaram o interesse pelo corpo humano, como apontam outras pesquisas. Também foram analisados livros didáticos do PNLD 2018 - Biologia, nos quais constatou-se forte aposta em imagens e pouca disponibilização de material de apoio à Histologia Animal para os estudantes e professores. Outra possibilidade verificada para o apoio ao ensino de Histologia, foram materiais disponibilizados em formato digital em sites de IES. A quase totalidade do material analisado apresentou-se em formato de atlas histológicos. Foram aplicados questionários iniciais para verificação de interesses dos estudantes. A partir destes interesses foram elaborados quatro jogos didáticos para os tecidos fundamentais que foram utilizados nas aulas. Para a análise dos resultados de uso destes jogos didáticos foi realizada uma avaliação e um segundo questionário, para que os estudantes avaliassem os jogos e sua aprendizagem. A avaliação foi utilizada para a análise quantitativa, a qual demonstrou haver diferenças significativas entre a turma controle e as turmas que utilizaram os jogos, favorecendo o aprendizado. Porém, de acordo com o teste utilizado, não ocorreu diferença significativa em todas as questões. A análise qualitativa, realizada a partir das anotações em campo e das respostas do segundo questionário, foi utilizada para discussão dos resultados. No segundo questionário, os estudantes avaliaram de forma positiva o uso dos jogos bem como sua aprendizagem. Palavras-chave: ensino de biologia, ensino de histologia, histologia animal, jogos didáticos, TICs.Abstract: Current studies show that Brazilian students are interested in science, especially the human body. However, the results of this area in international examinations such as PISA and national ones such as ENEM have not been satisfactory. In particular, themes that demand a greater capacity for abstraction, such as animal histology, need to elaborate pedagogical materials that can overcome this gap. Thus, this qualitative project based on the methodology of action research had as main objective the elaboration of pedagogical material to support the teaching and learning of animal histology. Students of the first year of high school of the State College Prof. ledo Nespolo, located in Piraquara formed the target group of this research. They were questioned as to their general interests by the theme and confirmed the human body interest as other research points out. We also analyzed the textbooks of the PNLD 2018 - Biology, where there was a strong bet on images and little availability of material to support Animal Histology to students and teachers. Another possibility verified for the support to the teaching of Histology was material made available in digital format in IES sites. Almost all of the analyzed material was presented in histological atlas format. Initial questionnaires were used to verify student interests. Based on these interests, four didactic games were developed for the fundamental tissues that were used in class. For the analysis of the results of use of these didactic games, an evaluation and a second questionnaire were carried out for the students to evaluate the games and their learning. The evaluation was used for the quantitative analysis that showed that there were significant differences between the control group and the groups that used the games. However, according to the test used, there was no significant difference in all the questions. The qualitative analysis, based on the field annotations and the answers of the second questionnaire, were used to discuss the results. In the second questionnaire, the students positively evaluated the use of games and their learning. Keywords: biology teaching, histology teaching, animal histology, didactic games, TICs.96 p. : il. (algumas color.).application/pdfHistologiaJogos educativosBiologia (Ensino médio)Ciências BiológicasFerramentas alternativas para o ensino e aprendizagem de histologia animal no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAQUEL MARSCHNER.pdfapplication/pdf39056849https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64594/1/R%20-%20D%20-%20RAQUEL%20MARSCHNER.pdf1db03dc5a10787c7e4efd9f6de4d879fMD51open access1884/645942020-02-12 09:39:01.504open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64594Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-12T12:39:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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