Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Mariangela de Freitas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/43270
Resumo: Orientadora: Profª Drª Suzane Schmidlin Löhr
id UFPR_7ca1a7723cfe17be5f1a8d28732cf3eb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/43270
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Dias, Mariangela de FreitasUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLohr, Suzane Schmidlin, 1958-2017-01-09T12:40:44Z2017-01-09T12:40:44Z2016http://hdl.handle.net/1884/43270Orientadora: Profª Drª Suzane Schmidlin LöhrDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 16/03/2016Inclui referências : f. 100-105Resumo: O presente estudo buscou identificar se os estilos de liderança predominantes nos professores influenciam no comportamento acadêmico dos alunos. Para tanto, o estudo realizado envolveu duas etapas de pesquisa, uma de caráter quantitativo e outra de caráter qualitativo. Na primeira etapa participaram 119 alunos e 8 professoras de 4º ano de 3 escolas municipais da cidade de Curitiba. Na segunda etapa, os participantes foram selecionados de acordo com os resultados da primeira etapa, totalizando 4 professoras e aproximadamente 95 alunos. Os alunos participantes da primeira etapa responderam o Inventário de Estilos de Liderança de Professores (IELP), e a segunda etapa envolveu a observação e registro dos comportamentos acadêmicos dos alunos e sua relação com a professora. Os resultados apontam que há predominância dos estilos autoritativo e negligente na população estudada. Os comportamentos relacionados à interação apresentaram frequência maior nas turmas das professoras com mais resultados que apontam para o estilo autoritativo, e os comportamentos relacionados à produção de atividades apresentaram maior frequência na turma da professora com estilo autoritário. O nível de controle coercitivo avaliado pelos alunos foi considerado alto.Abstract: This study aimed to identify whether the predominant leadership styles on teachers influence the academic behavior of students. To this end, the study involved two stages of research, a quantitative character and one qualitative. In the first stage, 119 students and 8 teachers of 4th year of three municipal schools in the city of Curitiba. In the second phase, participants were selected according to the results of the first stage, a total of four teachers and about 95 students. The first step of participating students answered the Inventory Teacher Leadership Styles (IELP), and the second stage involved the observation and recording of academic behavior of students and its relationship with the teacher. The results show that there is a predominance of authoritative and negligent styles in the population studied. The interaction-related behaviors had a higher frequency in the classes of teachers with more results that point to the authoritative style, and the activities of production-related behaviors had a higher frequency in the teacher of the class with an authoritarian style. The level of coercive control evaluated by students was considered high.118 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalProfessor e alunosFormação de professoresEstilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - MARIANGELA DE FREITAS DIAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1368https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43270/1/R%20-%20D%20-%20MARIANGELA%20DE%20FREITAS%20DIAS.pdf.jpgdf61eebb3374585abdda9fb95ab607f5MD51open accessTEXTR - D - MARIANGELA DE FREITAS DIAS.pdf.txtExtracted Texttext/plain226901https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43270/2/R%20-%20D%20-%20MARIANGELA%20DE%20FREITAS%20DIAS.pdf.txtcc019419cf686822905e3cfe77261390MD52open accessORIGINALR - D - MARIANGELA DE FREITAS DIAS.pdfapplication/pdf1343309https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43270/3/R%20-%20D%20-%20MARIANGELA%20DE%20FREITAS%20DIAS.pdf5deb1559706c6d3b7e1da553c5cd87c6MD53open access1884/432702017-01-09 10:40:44.134open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43270Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082017-01-09T12:40:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos
title Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos
spellingShingle Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos
Dias, Mariangela de Freitas
Professor e alunos
Formação de professores
title_short Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos
title_full Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos
title_fullStr Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos
title_full_unstemmed Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos
title_sort Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos
author Dias, Mariangela de Freitas
author_facet Dias, Mariangela de Freitas
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Mariangela de Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lohr, Suzane Schmidlin, 1958-
contributor_str_mv Lohr, Suzane Schmidlin, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Professor e alunos
Formação de professores
topic Professor e alunos
Formação de professores
description Orientadora: Profª Drª Suzane Schmidlin Löhr
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-09T12:40:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-09T12:40:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/43270
url http://hdl.handle.net/1884/43270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 f. : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43270/1/R%20-%20D%20-%20MARIANGELA%20DE%20FREITAS%20DIAS.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43270/2/R%20-%20D%20-%20MARIANGELA%20DE%20FREITAS%20DIAS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43270/3/R%20-%20D%20-%20MARIANGELA%20DE%20FREITAS%20DIAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv df61eebb3374585abdda9fb95ab607f5
cc019419cf686822905e3cfe77261390
5deb1559706c6d3b7e1da553c5cd87c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898810006437888