Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/43270 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Suzane Schmidlin Löhr |
id |
UFPR_7ca1a7723cfe17be5f1a8d28732cf3eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/43270 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Dias, Mariangela de FreitasUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLohr, Suzane Schmidlin, 1958-2017-01-09T12:40:44Z2017-01-09T12:40:44Z2016http://hdl.handle.net/1884/43270Orientadora: Profª Drª Suzane Schmidlin LöhrDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 16/03/2016Inclui referências : f. 100-105Resumo: O presente estudo buscou identificar se os estilos de liderança predominantes nos professores influenciam no comportamento acadêmico dos alunos. Para tanto, o estudo realizado envolveu duas etapas de pesquisa, uma de caráter quantitativo e outra de caráter qualitativo. Na primeira etapa participaram 119 alunos e 8 professoras de 4º ano de 3 escolas municipais da cidade de Curitiba. Na segunda etapa, os participantes foram selecionados de acordo com os resultados da primeira etapa, totalizando 4 professoras e aproximadamente 95 alunos. Os alunos participantes da primeira etapa responderam o Inventário de Estilos de Liderança de Professores (IELP), e a segunda etapa envolveu a observação e registro dos comportamentos acadêmicos dos alunos e sua relação com a professora. Os resultados apontam que há predominância dos estilos autoritativo e negligente na população estudada. Os comportamentos relacionados à interação apresentaram frequência maior nas turmas das professoras com mais resultados que apontam para o estilo autoritativo, e os comportamentos relacionados à produção de atividades apresentaram maior frequência na turma da professora com estilo autoritário. O nível de controle coercitivo avaliado pelos alunos foi considerado alto.Abstract: This study aimed to identify whether the predominant leadership styles on teachers influence the academic behavior of students. To this end, the study involved two stages of research, a quantitative character and one qualitative. In the first stage, 119 students and 8 teachers of 4th year of three municipal schools in the city of Curitiba. In the second phase, participants were selected according to the results of the first stage, a total of four teachers and about 95 students. The first step of participating students answered the Inventory Teacher Leadership Styles (IELP), and the second stage involved the observation and recording of academic behavior of students and its relationship with the teacher. The results show that there is a predominance of authoritative and negligent styles in the population studied. The interaction-related behaviors had a higher frequency in the classes of teachers with more results that point to the authoritative style, and the activities of production-related behaviors had a higher frequency in the teacher of the class with an authoritarian style. The level of coercive control evaluated by students was considered high.118 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalProfessor e alunosFormação de professoresEstilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - MARIANGELA DE FREITAS DIAS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1368https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43270/1/R%20-%20D%20-%20MARIANGELA%20DE%20FREITAS%20DIAS.pdf.jpgdf61eebb3374585abdda9fb95ab607f5MD51open accessTEXTR - D - MARIANGELA DE FREITAS DIAS.pdf.txtExtracted Texttext/plain226901https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43270/2/R%20-%20D%20-%20MARIANGELA%20DE%20FREITAS%20DIAS.pdf.txtcc019419cf686822905e3cfe77261390MD52open accessORIGINALR - D - MARIANGELA DE FREITAS DIAS.pdfapplication/pdf1343309https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43270/3/R%20-%20D%20-%20MARIANGELA%20DE%20FREITAS%20DIAS.pdf5deb1559706c6d3b7e1da553c5cd87c6MD53open access1884/432702017-01-09 10:40:44.134open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43270Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082017-01-09T12:40:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos |
title |
Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos |
spellingShingle |
Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos Dias, Mariangela de Freitas Professor e alunos Formação de professores |
title_short |
Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos |
title_full |
Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos |
title_fullStr |
Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos |
title_full_unstemmed |
Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos |
title_sort |
Estilos de liderança de professores e comportamento acadêmico dos alunos |
author |
Dias, Mariangela de Freitas |
author_facet |
Dias, Mariangela de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Mariangela de Freitas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lohr, Suzane Schmidlin, 1958- |
contributor_str_mv |
Lohr, Suzane Schmidlin, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor e alunos Formação de professores |
topic |
Professor e alunos Formação de professores |
description |
Orientadora: Profª Drª Suzane Schmidlin Löhr |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-09T12:40:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-01-09T12:40:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/43270 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/43270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
118 f. : il., algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43270/1/R%20-%20D%20-%20MARIANGELA%20DE%20FREITAS%20DIAS.pdf.jpg https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43270/2/R%20-%20D%20-%20MARIANGELA%20DE%20FREITAS%20DIAS.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43270/3/R%20-%20D%20-%20MARIANGELA%20DE%20FREITAS%20DIAS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df61eebb3374585abdda9fb95ab607f5 cc019419cf686822905e3cfe77261390 5deb1559706c6d3b7e1da553c5cd87c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898810006437888 |