A constituição da identidade dos professores de pós-graduação de IES públicas e privadas : um estudo a partir das relações de poder e papéis em organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Marcos Vinicius Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/37930
Resumo: Orientadora : Profª. Drª. Mariane Lemos Lourenço
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spelling Correa, Marcos Vinicius PereiraLourenço, Mariane LemosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2015-05-07T19:06:26Z2015-05-07T19:06:26Z2015http://hdl.handle.net/1884/37930Orientadora : Profª. Drª. Mariane Lemos LourençoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 09/02/2015Inclui referênciasÁrea de concentração: Estratégia e organizaçõesResumo: As organizações destacam-se como palco social pelo qual seus atores representam e interpretam seus papéis em dado contexto, uma vez que a dimensão do trabalho ocupa uma função central na vida dos indivíduos. Nesse sentido, as organizações enquanto espaço de socialização e de construção de significados, possibilitam aos indivíduos se constituírem enquanto sujeitos, na relação consigo e com o outro, de modo a assumir diferentes papéis para lidar com as funções sociais e anseios do cotidiano. Para tanto, a dimensão do espaço, tempo e poder, se imbricam nas interações sociais nas organizações, possibilitando compreender diferentes prismas da vida organizacional. Desta forma, este trabalho teve por objetivo investigar a constituição da identidade dos professores de pós-graduação stricto sensu de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas a partir das relações de poder e papéis organizacionais. Foram analisados dois cursos de pós-graduação stricto senso de uma das áreas da Engenharia, em que foram realizadas 15 entrevistas com docentes. Com base nos resultados encontrados foi possível constatar que a constituição da identidade docente é permeada pelos significados oriundos dos processos de socialização primários e secundários, uma vez que a escolha pela carreira docente e os significados atribuídos a pesquisa, se deram a partir dos processos de identificação, principalmente na identificação com seus professores ao longo da trajetória acadêmica desses professores. Foi possível perceber também, que os papéis dos docentes nas instituições são múltiplos, o que em conjunto com as exigências por publicação de artigos em periódicos científicos, ocasionam sentimentos de angústia para os docentes. Isto se deve ao fato de que as atividades que os docentes se identificam como pesquisa e ensino, ficam em segundo, devido à necessidade de desempenhar outras atividades, o que resulta na compreensão de um trabalho que não cessa, em um trabalho em que não se visualiza um fim, tornando-se um trabalho exaustivo. Constatou-se também que mesmo havendo pressões por publicação de artigos científicos, os docentes afirmam que essa questão se trata dos "ossos do ofício" acadêmico, uma vez que foi uma escolha pessoal de vida. Na comparação entre as instituições públicas e privadas, foi possível verificar que entre os cursos de pós-graduação há uma maior semelhança do que contraste, sendo que a principal diferença entre os casos residem no fato de que nas instituições privadas, há um maior controle sobre as atividades do docente na graduação e não na pós-graduação. Into posto, é possível concluir que tanto nas instituições públicas como privadas, a pós-graduação é compreendia enquanto um espaço de liberdade de trabalho, mas que ao mesmo tempo os restringe de maneira sutil, pois devido a multiplicidade de papéis, o tempo não situa-se apenas no ambiente de trabalho, mas acaba por ocupar outras instâncias da vida social do docente. Palavras-chave: Identidade em organizações. Papéis. Espaço. Tempo. Poder.Abstract: The organizations stand out as a social stage in which the actors represent and interpret their roles in a given context, since the amount of work occupies a central role in the lives of individuals. In this sense, organizations as an area of socialization and construction of meaning, enables individuals to form themselves as subjects, the relationship with themselves and with each other, taking on different roles to deal with the social functions and everyday anxieties. Therefore, the dimension of space, time and power are intertwined in social interaction within organizations, enabling the understanding of different perspectives of organizational life. Thus, the aim of the present study is to investigate the constitution of the identity of stricto sensu graduate professors of higher education institutions from both public and private power relations and organizational roles. Two stricto sensu graduate courses of one of the areas of engineering were analyzed and 15 interviews with professors were preformed. Based on these results it was found that the professor's identity formation is permeated by the meanings derived from primary and secondary socialization processes, since the choice of academic career and their chosen field of research was strongly influenced by their identification to their own professors throughout their academic trajectory. It was observed also, that the roles of professors within the institutions are multiple, which together with the requirements for publication of articles in scientific journals, cause feelings of distress among the professors. This is due to the fact that the activities that teachers identify themselves with such as research and teaching are secondary due to the need to perform other activities, resulting in the understanding of an endless job with no end in sight, becoming exhausting. It was also found that even though there is pressure for the publication of scientific articles, the professors claim that this is solely part of the job they chose for life. In the comparison between public and private institutions, we found that among the graduate courses there is greater similarity than contrast, the main difference between the cases lies in the fact that in private institutions, there is greater control over the teaching activities at the undergraduate and not in graduate school. We conclude that both public and private institutions the post-graduate work is an area of freedom, but at the same time poses subtle restrictions, due to multiple roles taken on by the professor, time is in the workplace is insufficient to fulfill the role, thus work takes up time from the professor's social life. Keywords: Identity in organizations. Roles. Space. Time. Power.159f. : il., algumas color., grafs., maps., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalAdministraçãoA constituição da identidade dos professores de pós-graduação de IES públicas e privadas : um estudo a partir das relações de poder e papéis em organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCOS VINICIUS PEREIRA CORREA.pdfapplication/pdf2228050https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37930/1/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20VINICIUS%20PEREIRA%20CORREA.pdff85d4bf8ce1727eabc9c92fb061d7527MD51open accessTEXTR - D - MARCOS VINICIUS PEREIRA CORREA.pdf.txtR - D - MARCOS VINICIUS PEREIRA CORREA.pdf.txtExtracted Texttext/plain292940https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37930/2/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20VINICIUS%20PEREIRA%20CORREA.pdf.txtd99ea96cf233268738744f2908b88c08MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARCOS VINICIUS PEREIRA CORREA.pdf.jpgR - D - MARCOS VINICIUS PEREIRA CORREA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37930/3/R%20-%20D%20-%20MARCOS%20VINICIUS%20PEREIRA%20CORREA.pdf.jpg430a4ec2d816f2d40f61a55df214b3bfMD53open access1884/379302015-10-16 10:42:09.788open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37930Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082015-10-16T13:42:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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