Avaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais : um desafio em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandra Aparecida Napoleão dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54799
Resumo: Orientadora : Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles
id UFPR_7e97e3e5230c98a5606207cd101364b4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54799
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Sandra Aparecida Napoleão dosSalles, Liliane SchenfelderUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-27T16:47:14Z2019-11-27T16:47:14Z2016https://hdl.handle.net/1884/54799Orientadora : Profª. Ma. Liliane Schenfelder SallesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A presente pesquisa buscou analisar o processo de avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da escola regular, cujo tema émuito recorrente nas escolas, e vem desafiando constantemente professores e orientadores pedagógicos em relação às demandas eminentes dos alunos com tais necessidades em sala de aula e a contrapartida do professor, especialmente no que se refere a forma de avaliar o aprendizado dos referidos alunos. Para tal foi necessário realizar, inicialmente, um estudo bibliográfico das diretrizes da educação especial dos anos 90 até os dias atuais, abordando também o acesso e permanência do aluno com necessidades educacionaisespeciais em sala de aula, bem como de que forma é conduzido o processo de avaliação a que estes alunos são submetidos e a atuação do professor neste contexto. Para efetivação desse estudo em campo prático, a pesquisa se desenvolveu com a aplicação de questionário sobre a temática, com o público de dez professores das escolas da rede pública e privada do Município de Arapoti-PR. Os dados possibilitaram uma análise reflexiva acerca dos desafios enfrentados pelo professor em sala de aula para conduzir o processo de avaliação, oportunizando ainda novos conhecimentos a respeito dos direcionamentos sobre como avaliar o aluno com necessidades educacionais especiais30 p.application/pdfAvaliação educacionalEducação especialEducação inclusivaAvaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais : um desafio em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SANDRA APARECIDA NAPOLEAO DOS SANTOS.pdfapplication/pdf465752https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54799/1/R%20-%20E%20-%20SANDRA%20APARECIDA%20NAPOLEAO%20DOS%20SANTOS.pdf0d4de0b39d4eefd898b941db0bc6de71MD51open access1884/547992019-11-27 13:47:14.354open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54799Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-27T16:47:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais : um desafio em sala de aula
title Avaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais : um desafio em sala de aula
spellingShingle Avaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais : um desafio em sala de aula
Santos, Sandra Aparecida Napoleão dos
Avaliação educacional
Educação especial
Educação inclusiva
title_short Avaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais : um desafio em sala de aula
title_full Avaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais : um desafio em sala de aula
title_fullStr Avaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais : um desafio em sala de aula
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais : um desafio em sala de aula
title_sort Avaliação da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais : um desafio em sala de aula
author Santos, Sandra Aparecida Napoleão dos
author_facet Santos, Sandra Aparecida Napoleão dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Salles, Liliane Schenfelder
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sandra Aparecida Napoleão dos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Educação especial
Educação inclusiva
topic Avaliação educacional
Educação especial
Educação inclusiva
description Orientadora : Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-27T16:47:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-27T16:47:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54799
url https://hdl.handle.net/1884/54799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 30 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54799/1/R%20-%20E%20-%20SANDRA%20APARECIDA%20NAPOLEAO%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d4de0b39d4eefd898b941db0bc6de71
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898873610960896