Efeitos dos dispositivos de avaliação, prestação de contas e responsabilização (accountability) sobre escolas públicas de ensino médio : um estudo da rede estadual de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rostirola, Camila Regina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69040
Resumo: Orientadora: Prof. Dra. Mônica Ribeiro da Silva
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spelling Rostirola, Camila ReginaSilva, Monica Ribeiro da, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-01-04T23:28:02Z2021-01-04T23:28:02Z2020https://hdl.handle.net/1884/69040Orientadora: Prof. Dra. Mônica Ribeiro da SilvaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 19/05/2020Inclui referências: p. 194-204Resumo: A tese intitulada Efeitos dos dispositivos de avaliação, prestação de contas e responsabilização (accountability) sobre escolas públicas de ensino médio: um estudo da rede estadual de Pernambuco aborda uma temática que tem ocupado espaço proeminente nas principais discussões encampadas no âmbito da educação, marcadamente pela adoção de dispositivos de accountability como estratégia de regulação e de controle da qualidade educacional. As políticas de avaliação, prestação de contas e responsabilização (accountability) ganham destaque na década de 1990, com a surgimento de um novo modelo de administração pública, assentado precipuamente na incorporação do modelo de administração da esfera privada para a pública. O estudo tem por objetivo analisar o modus operandi dos dispositivos de accountability implementados no estado de Pernambuco, assim como seus efeitos nas escolas de ensino médio. Com a justificativa de crescimento econômico e de melhoria nos indicadores educacionais, haja vista que os escores divulgados na primeira edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ranqueiam a rede como uma das piores do país, no ensino fundamental e médio, o estado inicia um modelo de reforma centrado em preceitos gerenciais e calcado em políticas de responsabilização educacional. A implementação de dispositivos accountability em Pernambuco acompanha o movimento histórico internacional e nacional, quer seja iniciam com a proposta de reformulação do modelo de administração pública em voga e adentram ao âmbito educacional. O modus operandi está pautado na instituição de um sistema próprio de avaliação e de um indicador sintético, denominados respectivamente SAEPE e IDEPE, bem como na pactuação de um conjunto de metas anuais para as escolas e no pagamento de bonificações aos profissionais que alcançarem as metas propostas. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com professores que atuam no Ensino Médio. Para tanto, a investigação realizou pesquisa de campo na qual foram entrevistados professores que atuam em escolas de ensino médio pertencentes à rede estadual de ensino. Como recurso para o tratamento das informações, adota um conjunto de técnicas pautadas na análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa revelam que, no estado de Pernambuco, os dispositivos de accountability têm acarretado, sobre escolas públicas de ensino médio, práticas de gaming, incentivo à competividade entre sujeitos e instituições; geração de marketing accountability, assim como redução do conceito de qualidade de ensino a indicadores de desempenho e regulação via resultados das avaliações, indelevelmente, do trabalho docente. Acredita-se que o modus operandi dos dispositivos de accountability implementados no estado tem acentuado as prerrogativas e a ideologia do Estado neoliberal, concebendo a educação sob a lógica mercadológica. Palavras-chave: Política Educacional; Accountability Educacional; Ensino Médio; Rede Estadual de Ensino de Pernambuco.Abstract: The thesis entitled Effects of evaluation, accountability and charging devices on public high schools: a study from the Pernambuco state's teaching network addresses a theme that has occupied a prominent place in the main discussions discussed in the field of education, mainly by the adoption of accountability devices as a strategy for regulating and controlling educational quality. The policies of evaluation, accountability and charging gained prominence in the 1990s, with the emergence of a new model of public administration, based principally on the incorporation of the private administration model to the public sphere. The study aims to analyze the modus operandi of the accountability devices (assessment, accountability and charging) implemented in the state of Pernambuco, as well as their effects on high schools. With the justification of economic growth and improvement in educational indicators, and considering that the scores released in the first edition of the Basic Education Development Index (Ideb) rank the network as one of the worst in the country, in elementary and high school, the state started a reform model centered on managerial precepts and based on educational accountability policies. The implementation of evaluation, accountability and charging devices in Pernambuco follows the international and national historical movement, whether they begin with the proposal to reformulate the current public administration model and enter the educational sphere. The modus operandi is based on the institution of its own evaluation system and a on a synthetic indicator, so-called SAEPE and IDEPE, respectively, as well as the agreement of a set of annual goals for schools and the payment of bonuses to professionals who achieve the proposed goals. As methodological procedures, we use document analysis and analysis of semi-structured interviews with teachers working in high school. To this end, the investigation carried out field research in which teachers who work in high schools, belonging to the state school system, were interviewed. As a resource for the treatment of information, it adopts a set of techniques based on Content Analysis. The results of the research reveal that, in the state of Pernambuco, accountability devices have caused effects such as gaming practices; encouraging competition between subjects and institutions; the generation of marketing accountability; as well as a reduction of the concept of teaching quality to performance and regulation indicators via the results of evaluations, indelibly, of the teaching work on public high schools,. The thesis is that the modus operandi of accountability devices, implemented in the state, has accentuated the prerogatives and ideology of the neoliberal state, conceiving education under the logic of the market. Keywords: Educacional Politics; Educacional Accountability; Pernambuco State Education Network ; High school.207 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação e Estado - PernambucoEducaçãoEfeitos dos dispositivos de avaliação, prestação de contas e responsabilização (accountability) sobre escolas públicas de ensino médio : um estudo da rede estadual de Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - CAMILA REGINA ROSTIROLA.pdfapplication/pdf2499725https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69040/1/R%20-%20T%20-%20CAMILA%20REGINA%20ROSTIROLA.pdf1e01671803d4805aa60e15205839defbMD51open access1884/690402021-01-04 20:28:02.528open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69040Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-04T23:28:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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