Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fernanda Macedo de Oliveira, 1978-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/67640
Resumo: Orientadora: Profª Drª Lúcia Peixoto Cherem
id UFPR_818832d77ab5a31fb464f70347b1dc42
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/67640
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lima, Fernanda Macedo de Oliveira, 1978-Cherem, Lúcia Peixoto, 1960-Guernier, Marie-CécileUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-10-27T21:51:54Z2020-10-27T21:51:54Z2017https://hdl.handle.net/1884/67640Orientadora: Profª Drª Lúcia Peixoto CheremCoorientadora: Profª Drª Marie-Cécile GuernierDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 27/11/2017Inclui referências: p.82-90Resumo: Tendo em vista questões relacionadas a leitura e identidade, nesta pesquisa busca-se analisar o discurso de professores em dois centros de línguas em contextos distintos, o do Centro de Línguas e Interculturalidade, Celin-UFPR, no Brasil, e o do departamento de Langues pour Spécialistes d'Autres Disciplines, Lansad-UGA, em Grenoble, na França. A investigação parte das representações identitárias dos professores desses centros, analisadas por meio do discurso sobre as experiências que tiveram no ensino/aprendizagem da leitura em língua inglesa. Para isso, foram utilizadas as teorias do discurso propostas por Bakhtin e Voloshinov e por pesquisadores cujos trabalhos têm por base o Círculo de Bakhtin. O estudo está estruturado em cinco capítulos. Primeiramente, há a introdução da pesquisa em linhas gerais e a apresentação de sua proposta. No capítulo 2, língua, leitura e identidade são abordadas, considerando-se concepção e ensino de língua, ideologias e políticas linguísticas. No capítulo 3, é exposto o contexto de pesquisa, assim como a abordagem metodológica e os instrumentos utilizados para a geração de dados. No capítulo 4, os dados são analisados e, finalmente, em um último capítulo, são traçadas as considerações finais. Tais considerações podem servir para que futuras pesquisas sejam feitas de modo a sugerir ações que possam efetivamente contribuir para que a leitura seja trabalhada de forma significativa, levando-se em conta as interações nas atividades socioculturais. PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Identidades. Discurso. Língua inglesa.Abstract: In this research, we analyze the discourse of teachers in two language centers in different contexts, the Centro de Línguas e Interculturalidade, Celin-UFPR in Brazil, and the department of Langues pour Spécialistes d'Autres Disciplines, Lansad-UGA, in Grenoble, France. The research starts with the teachers' identity representations from these language centers, analyzed through the discourse about the experiences they had in teaching / learning reading in English. For that, the theories of discourse proposed by Bakhtin and Voloshinov and the studies based on the Bakhtin Circle were used. The study is structured in five chapters. First, as an introduction, the research proposal is presented in general terms. In chapter 2, language, reading and identity are mentioned, considering the language conception and teaching, ideologies and linguistic policies. In Chapter 3, the research context, the methodological approach and the instruments used for the generation of data are presented. In Chapter 4, the data analysis is done and, finally, in a last chapter, the final considerations are presented and they may serve for future research in order to suggest actions that can effectively contribute to the teaching of reading in a significant way taking into account the interactions in sociocultural activities. KEYWORDS: Reading. Identities. Discourse. English language.143 p. : il.application/pdfProfessores de linguas - Identidade étnicaLíngua inglesa - LeituraAnálise do discursoLetrasLeitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FERNANDA MACEDO DE OLIVEIRA LIMA.pdfapplication/pdf3046840https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67640/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20MACEDO%20DE%20OLIVEIRA%20LIMA.pdf8f31a9ee0a085831e484dc1fc5ff33fcMD51open access1884/676402020-10-27 18:51:55.062open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67640Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-27T21:51:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês
title Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês
spellingShingle Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês
Lima, Fernanda Macedo de Oliveira, 1978-
Professores de linguas - Identidade étnica
Língua inglesa - Leitura
Análise do discurso
Letras
title_short Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês
title_full Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês
title_fullStr Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês
title_full_unstemmed Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês
title_sort Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês
author Lima, Fernanda Macedo de Oliveira, 1978-
author_facet Lima, Fernanda Macedo de Oliveira, 1978-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cherem, Lúcia Peixoto, 1960-
Guernier, Marie-Cécile
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fernanda Macedo de Oliveira, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de linguas - Identidade étnica
Língua inglesa - Leitura
Análise do discurso
Letras
topic Professores de linguas - Identidade étnica
Língua inglesa - Leitura
Análise do discurso
Letras
description Orientadora: Profª Drª Lúcia Peixoto Cherem
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-27T21:51:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-27T21:51:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/67640
url https://hdl.handle.net/1884/67640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67640/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20MACEDO%20DE%20OLIVEIRA%20LIMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f31a9ee0a085831e484dc1fc5ff33fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898848657997824