Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/67640 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Lúcia Peixoto Cherem |
id |
UFPR_818832d77ab5a31fb464f70347b1dc42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/67640 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Lima, Fernanda Macedo de Oliveira, 1978-Cherem, Lúcia Peixoto, 1960-Guernier, Marie-CécileUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-10-27T21:51:54Z2020-10-27T21:51:54Z2017https://hdl.handle.net/1884/67640Orientadora: Profª Drª Lúcia Peixoto CheremCoorientadora: Profª Drª Marie-Cécile GuernierDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 27/11/2017Inclui referências: p.82-90Resumo: Tendo em vista questões relacionadas a leitura e identidade, nesta pesquisa busca-se analisar o discurso de professores em dois centros de línguas em contextos distintos, o do Centro de Línguas e Interculturalidade, Celin-UFPR, no Brasil, e o do departamento de Langues pour Spécialistes d'Autres Disciplines, Lansad-UGA, em Grenoble, na França. A investigação parte das representações identitárias dos professores desses centros, analisadas por meio do discurso sobre as experiências que tiveram no ensino/aprendizagem da leitura em língua inglesa. Para isso, foram utilizadas as teorias do discurso propostas por Bakhtin e Voloshinov e por pesquisadores cujos trabalhos têm por base o Círculo de Bakhtin. O estudo está estruturado em cinco capítulos. Primeiramente, há a introdução da pesquisa em linhas gerais e a apresentação de sua proposta. No capítulo 2, língua, leitura e identidade são abordadas, considerando-se concepção e ensino de língua, ideologias e políticas linguísticas. No capítulo 3, é exposto o contexto de pesquisa, assim como a abordagem metodológica e os instrumentos utilizados para a geração de dados. No capítulo 4, os dados são analisados e, finalmente, em um último capítulo, são traçadas as considerações finais. Tais considerações podem servir para que futuras pesquisas sejam feitas de modo a sugerir ações que possam efetivamente contribuir para que a leitura seja trabalhada de forma significativa, levando-se em conta as interações nas atividades socioculturais. PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Identidades. Discurso. Língua inglesa.Abstract: In this research, we analyze the discourse of teachers in two language centers in different contexts, the Centro de Línguas e Interculturalidade, Celin-UFPR in Brazil, and the department of Langues pour Spécialistes d'Autres Disciplines, Lansad-UGA, in Grenoble, France. The research starts with the teachers' identity representations from these language centers, analyzed through the discourse about the experiences they had in teaching / learning reading in English. For that, the theories of discourse proposed by Bakhtin and Voloshinov and the studies based on the Bakhtin Circle were used. The study is structured in five chapters. First, as an introduction, the research proposal is presented in general terms. In chapter 2, language, reading and identity are mentioned, considering the language conception and teaching, ideologies and linguistic policies. In Chapter 3, the research context, the methodological approach and the instruments used for the generation of data are presented. In Chapter 4, the data analysis is done and, finally, in a last chapter, the final considerations are presented and they may serve for future research in order to suggest actions that can effectively contribute to the teaching of reading in a significant way taking into account the interactions in sociocultural activities. KEYWORDS: Reading. Identities. Discourse. English language.143 p. : il.application/pdfProfessores de linguas - Identidade étnicaLíngua inglesa - LeituraAnálise do discursoLetrasLeitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FERNANDA MACEDO DE OLIVEIRA LIMA.pdfapplication/pdf3046840https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67640/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20MACEDO%20DE%20OLIVEIRA%20LIMA.pdf8f31a9ee0a085831e484dc1fc5ff33fcMD51open access1884/676402020-10-27 18:51:55.062open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67640Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-27T21:51:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês |
title |
Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês |
spellingShingle |
Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês Lima, Fernanda Macedo de Oliveira, 1978- Professores de linguas - Identidade étnica Língua inglesa - Leitura Análise do discurso Letras |
title_short |
Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês |
title_full |
Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês |
title_fullStr |
Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês |
title_full_unstemmed |
Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês |
title_sort |
Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês |
author |
Lima, Fernanda Macedo de Oliveira, 1978- |
author_facet |
Lima, Fernanda Macedo de Oliveira, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Cherem, Lúcia Peixoto, 1960- Guernier, Marie-Cécile Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Fernanda Macedo de Oliveira, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de linguas - Identidade étnica Língua inglesa - Leitura Análise do discurso Letras |
topic |
Professores de linguas - Identidade étnica Língua inglesa - Leitura Análise do discurso Letras |
description |
Orientadora: Profª Drª Lúcia Peixoto Cherem |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-27T21:51:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-27T21:51:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/67640 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/67640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
143 p. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67640/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20MACEDO%20DE%20OLIVEIRA%20LIMA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f31a9ee0a085831e484dc1fc5ff33fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898848657997824 |