Teatro na educação infantil : entre o jogo e a performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koehler, Rafael, 1986-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58228
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves
id UFPR_823ab2911116f86617f7df0bf7895a66
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58228
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Koehler, Rafael, 1986-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoGonçalves, Jean Carlos2019-05-28T17:43:49Z2019-05-28T17:43:49Z2018https://hdl.handle.net/1884/58228Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 27/08/2018Inclui referências: p.123-128Resumo: A presente pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe (UFPR/CNPq) - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades, tem como objetivo geral compreender a relação entre o jogo e a performance, a partir da investigação realizada com crianças de 04 e 05 anos, de um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Blumenau/SC. Os objetivos específicos buscam identificar quais fundamentos do teatro explorados durante o estudo reverberaram corporalmente nas crianças ao final do processo de iniciação teatral e interpretar as vozes corporalmente enunciadas durante a execução do Programa Performativo para a Educação Infantil. O quadro teórico-metodológico da pesquisa está ancorado na relação entre a Pedagogia do Teatro, a Educação Performativa e os Estudos de Bakhtin e o Círculo. Foram realizados 09 encontros, de 50 minutos cada, com base nos jogos dramáticos e jogos teatrais correlacionados com a performance, tendo como suporte a concepção de educando pautada pela relação com a autonomia, em que a criação acontece a partir das escolhas corporais das crianças, resultando na criação dos Programas Performativos para a Educação Infantil. O processo foi desenvolvido com base nos seguintes elementos do teatro: personagem (quem); local da história (onde); acontecimentos da história (o que); espaço de cena; e o código para iniciar e finalizar as histórias. A análise concentra-se na execução de um dos Programas realizados pelas crianças no último encontro, onde é possível identificar os elementos teatrais utilizados corporalmente por elas e seus enunciados corporais proferidos durante a execução do Programa. Os resultados apontam para a compreensão do espaço de cena, código para iniciar e finalizar as histórias, quem, e o que. Porém, no elemento quem alguns educandos intercalam entre o seu eu e a proposta de personagem, e no o que há alterações na sequência das ações realizadas. O elemento onde não apareceu no Programa. Os resultados também apontam para vozes sociais que constituem a concepção destes sujeitos, entre elas a voz de uma educação patriarcal. Palavras-chave: Pedagogia do Teatro. Educação Performativa. Estudos da Performance. Bakhtin e o Círculo. Programa Performativo para a Educação Infantil. Corpos.Abstract: The present research, linked to the research group ELiTe (UFPR / CNPq) - Laboratory of Studies in Education, Language and Theatricality, aims to understand the relationship between dramatic play and performance, based on the investigation carried out with children from 04 and 05 years old, from a Center for Early Childhood Education of Blumenau Municipal Network / SC. The specific objectives seek to identify which foundations of the theater explored during the study reverberated physicaly in the children at the end of the process of theatrical initiation and to interpretat of voices bodily enunciated during the execution of the Performative Program for Early Childhood. The theoretical-methodological framework of the research is anchored in the relation between Theater Pedagogy, Performative Education and the Studies of Bakhtin and the Circle. 09 encounters have been conducted, of 50 minutes each, with base in dramatic play and theatrical games were correlated with performance, based on the conception of an education based on the relationship with autonomy, in which creation takes place from the children's corporal choices, resulting in the creation of Performative Programs for Early Childhood. The process was developed based on the following theater elements: character (who); place of history (where); events of history (what); space of scene; and the code to start and end the stories. The analysis focuses on the execution of one of the Programs carried out by the children at the last meeting, where it is possible to identify the theatrical elements used by them and their utterances given during the execution of the Program. The results point to the understanding of the elements of scene space, code to start and end stories, who, and what. However, in the element who some students intercalate between their self and the character proposal, and in the element what changes there are in the sequence of the actions performed. The element where it did not appear in the Program. The results also point to social voices that constitute the conception of these subjects, among them the voice of a patriarchal education. Keywords: Theater Pedagogy, Performative Education. Performance Studies. Bakhtin and the Circle. Performative Programs for Early Childhood. Bodies.128 p. : il. (algumas color.).application/pdfTeatro na educaçãoEducaçãoTeatro - CriançasEducação de criançasTeatro na educação infantil : entre o jogo e a performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAFAEL KOEHLER.pdfapplication/pdf5698915https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58228/1/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20KOEHLER.pdf2d1fe353de5296a38f6c12644e23712cMD51open access1884/582282019-05-28 14:43:49.404open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58228Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T17:43:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teatro na educação infantil : entre o jogo e a performance
title Teatro na educação infantil : entre o jogo e a performance
spellingShingle Teatro na educação infantil : entre o jogo e a performance
Koehler, Rafael, 1986-
Teatro na educação
Educação
Teatro - Crianças
Educação de crianças
title_short Teatro na educação infantil : entre o jogo e a performance
title_full Teatro na educação infantil : entre o jogo e a performance
title_fullStr Teatro na educação infantil : entre o jogo e a performance
title_full_unstemmed Teatro na educação infantil : entre o jogo e a performance
title_sort Teatro na educação infantil : entre o jogo e a performance
author Koehler, Rafael, 1986-
author_facet Koehler, Rafael, 1986-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.author.fl_str_mv Koehler, Rafael, 1986-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Jean Carlos
contributor_str_mv Gonçalves, Jean Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro na educação
Educação
Teatro - Crianças
Educação de crianças
topic Teatro na educação
Educação
Teatro - Crianças
Educação de crianças
description Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T17:43:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T17:43:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58228
url https://hdl.handle.net/1884/58228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 128 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58228/1/R%20-%20D%20-%20RAFAEL%20KOEHLER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d1fe353de5296a38f6c12644e23712c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860890350321664