Fatores motivacionais da indisciplina na visão de alunos (as), professores (as) e pedagogas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53281 |
Resumo: | Orientadora : Prof.ª Mª. Clarice Martins de Souza Batista |
id |
UFPR_825cd5ca39bd49912c2a7386633ad0b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53281 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Nogueira, Gilmara de CamargoBatista, Clarice Martins de SouzaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-06T14:49:34Z2019-12-06T14:49:34Z2016https://hdl.handle.net/1884/53281Orientadora : Prof.ª Mª. Clarice Martins de Souza BatistaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este artigo tem como objetivo analisar os fatores que provocam, maximizam ou minimizam situações de indisciplina em sala de aula. Compreender a partir do ponto de vista das Pedagogas, que atendem o turno matutino, de professores(as) e alunos(as) do oitavo ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professor José Esperança2, em Curitiba como e porque a indisciplina se manifesta no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2016, através de pesquisa de campo, utilizando questionários com perguntas abertas e fechadas, em duas turmas de oitavo ano no período matutino, totalizando 53 (cinquenta e três) alunos(as) participantes, 04 (quatro) professores(as) e 02 (duas) pedagogas, tendo como objetivo principal verificar quais os fatores que os mesmos consideram que interferem para que ocorra a indisciplina em sala de aula. Inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica com buscas sobre a temática em sites voltados a discutir a educação e em livros de autores que tratam do tema, como Aquino, Amado, Garcia Oliveira e Vasconcelos. As indagações foram realizadas considerando a tríade, professores, alunos e pedagogas buscando o entendimento se há interferência de fatores intra e extraescolares, uma análise sobre seu próprio comportamento, considerando se o mesmo interfere na aprendizagem, se o comportamento dos alunos altera em função do método de trabalho que o professor utiliza e por fim sugerir como amenizar tais condições. Os principais resultados obtidos na pesquisa são de que os alunos se percebem em condições de disciplinados e também de indisciplinados, entendendo que isto pode interferir em seu rendimento. Colocam que se sentem motivados, mais interessados e compreendem melhor os conteúdos disciplinares, quando são utilizadas metodologias diferenciadas, que é um fator positivo para a disciplina em sala de aula, pois os alunos ficam mais concentrados, bem como o bom relacionamento com os docentes facilitam a rotina do dia a dia.29 p. : il.application/pdfDisciplina escolarPedagogosFatores motivacionais da indisciplina na visão de alunos (as), professores (as) e pedagogasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - GILMARA DE CAMARGO NOGUEIRA.pdfapplication/pdf570180https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53281/1/R%20-%20E%20-%20GILMARA%20DE%20CAMARGO%20NOGUEIRA.pdf573a4109b81d42ea9f98a600cf400149MD51open access1884/532812019-12-06 11:49:34.838open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53281Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-06T14:49:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores motivacionais da indisciplina na visão de alunos (as), professores (as) e pedagogas |
title |
Fatores motivacionais da indisciplina na visão de alunos (as), professores (as) e pedagogas |
spellingShingle |
Fatores motivacionais da indisciplina na visão de alunos (as), professores (as) e pedagogas Nogueira, Gilmara de Camargo Disciplina escolar Pedagogos |
title_short |
Fatores motivacionais da indisciplina na visão de alunos (as), professores (as) e pedagogas |
title_full |
Fatores motivacionais da indisciplina na visão de alunos (as), professores (as) e pedagogas |
title_fullStr |
Fatores motivacionais da indisciplina na visão de alunos (as), professores (as) e pedagogas |
title_full_unstemmed |
Fatores motivacionais da indisciplina na visão de alunos (as), professores (as) e pedagogas |
title_sort |
Fatores motivacionais da indisciplina na visão de alunos (as), professores (as) e pedagogas |
author |
Nogueira, Gilmara de Camargo |
author_facet |
Nogueira, Gilmara de Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Batista, Clarice Martins de Souza Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Gilmara de Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina escolar Pedagogos |
topic |
Disciplina escolar Pedagogos |
description |
Orientadora : Prof.ª Mª. Clarice Martins de Souza Batista |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-06T14:49:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-06T14:49:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53281 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
29 p. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53281/1/R%20-%20E%20-%20GILMARA%20DE%20CAMARGO%20NOGUEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
573a4109b81d42ea9f98a600cf400149 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898813135388672 |