O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/72481 |
Resumo: | Orientador : Guilherme Sippel Machado |
id |
UFPR_82862f92ab7114e7a8b7bafd1929c38c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72481 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Oka, Talissa Naomi, 1997-Alberti, Eliane do Rocio, 1978-Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em QuímicaMachado, Guilherme Sippel, 1985-2021-11-16T20:02:10Z2021-11-16T20:02:10Z2018https://hdl.handle.net/1884/72481Orientador : Guilherme Sippel MachadoCoorientadora: Eliane do Rocio AlbertiInclui apêndiceMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em QuímicaInclui referênciasEste trabalho tem por finalidade apresentar a utilização de jogos didáticos no ensino de química, como um meio auxiliar na prática pedagógica cotidiana do professor de química. Para atingir esta finalidade, foi adaptado um jogo didático dedominó, sobre o conteúdo de funções e reações inorgânicas, a qual foi aplicada em turmas do primeiro ano do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino do município de Pontal do Paraná, tendo como objetivo principal, verificar se o jogo cumpre com o papel de desenvolver o raciocínio lógico e a construção do conhecimento na área de química, por meio da ludicidade. A aplicação foi dividida em duas etapas: a primeira fase (fase parcial), o jogo de dominó foi aplicado com o intuito dos estudantes interagirem com o objeto, identificarem e diferenciarem as substâncias contidas nas peças; já na segunda fase (fase integral), o jogo de dominó foi aplicado na íntegra, deixando claro para os estudantes a diferença que existia nas regras do jogo nessa etapa. Em ambas as fases, os alunos registraram os reagentes e estipularam os produtos a serem formados, na maioria dos casos com autonomia. O resultado foi positivo, pois houve a aceitação dos alunos, a aprendizagem, assim como foi perceptível que eles se sentiram motivados pela dinâmica que o jogo de dominó proporcionou, indicando que o jogo didático pode ser uma alternativa para o ensino de funções e reações inorgânicas.1 arquivo ( 40 p.) : PDF.application/pdfJogos educativosQuímica - Estudo e ensinoLudico na escolaO jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALOKA, Talissa.pdfapplication/pdf2520235https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72481/1/OKA%2c%20Talissa.pdf3309337756b4cd9d85073d1901a29628MD51open access1884/724812021-11-16 17:02:10.091open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72481Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-16T20:02:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química |
title |
O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química |
spellingShingle |
O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química Oka, Talissa Naomi, 1997- Jogos educativos Química - Estudo e ensino Ludico na escola |
title_short |
O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química |
title_full |
O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química |
title_fullStr |
O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química |
title_full_unstemmed |
O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química |
title_sort |
O jogo de dominó como uma estratégia de ensino na área de Química |
author |
Oka, Talissa Naomi, 1997- |
author_facet |
Oka, Talissa Naomi, 1997- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Alberti, Eliane do Rocio, 1978- Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Química |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oka, Talissa Naomi, 1997- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Guilherme Sippel, 1985- |
contributor_str_mv |
Machado, Guilherme Sippel, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educativos Química - Estudo e ensino Ludico na escola |
topic |
Jogos educativos Química - Estudo e ensino Ludico na escola |
description |
Orientador : Guilherme Sippel Machado |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-16T20:02:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-16T20:02:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/72481 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/72481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo ( 40 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72481/1/OKA%2c%20Talissa.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3309337756b4cd9d85073d1901a29628 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860762276200448 |