Os outros e os nós na educação do campo : análise de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Zenilda Vicente Ribeiro da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53982
Resumo: Orientadora : Me. Viviane Maria Alessi
id UFPR_82a43a0d170e19c21eeef142effe714f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53982
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Zenilda Vicente Ribeiro daAlessi, Viviane Maria, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-06-30T19:12:11Z2021-06-30T19:12:11Z2016https://hdl.handle.net/1884/53982Orientadora : Me. Viviane Maria AlessiMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : Esta proposta busca compreender melhor os discursos produzidos pelos materiais didáticos destinados ao Ensino de Língua Portuguesa na educação do campo. Partiu-se do pressuposto que a educação só se efetiva, de fato, quando os alunos entram em contato com leituras que lhe possibilitam reconhecer-se como cidadãos do mundo; as práticas de aprendizagens permitam a existência do seu lugar como cenário de produção de saberes, e quando a escola os transforma em pessoas ativas e cientes de sua participação e construção social. Nessa premissa a linguagem é um importante instrumento de representação simbólica e material da realidade. Por isso, por meio da análise de materiais didáticos é possível mensurar e perceber algumas das múltiplas formas de representação da linguagem e perceber se esta, que é um instrumento de poder, também se efetiva como ferramenta de empoderamento, sobretudo no que tange ao ensino das diversidades sociais. (ORLANDI, 2012). Foram analisados quatros livros de Língua Portuguesa, todos da Coleção Singular e Plural, elaborados para o Ensino Fundamental etapa final (6º ao 9º anos) nos anos de 2014 a 2016 adotados em uma escola do campo no município de General Carneiro - PR. O estudo seguiu a metodologia da pesquisa bibliográfica, exploratória explicativa, centrando-se na qualificação dos dados. O objeto da pesquisa fundamenta-se na seguinte problemática: sendo a educação responsável em parte, pelo desenvolvimento do capital intelectual, fator ponderante para a promoção social, os materiais utilizados nas salas de aula de Língua Portuguesa criam condições de empoderamento dos sujeitos, os quais, a educação se propõe ajudar? A pesquisa mostrou que a coleção analisada não contribui para a representatividade dos sujeitos do campo no ensino da Língua Portuguesa, na etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, haja vista que estes só foram representados de forma negligente e negativa por este material didático, cabendo ao Professor adequar sua metodologia de modo a contemplar este público garantindo-lhes também o direito de existir nos discursos linguísticos, considerando a importância da valorização da representatividade desse aluno para a formação da sua identidade linguística e do seu pertencimento de mundo.1 arquivo (27 p.).application/pdfEducação ruralMaterial didáticoLingua portuguesaOs outros e os nós na educação do campo : análise de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ZENILDA VICENTE RIBEIRO DA SILVA.pdfapplication/pdf574415https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53982/1/R%20-%20E%20-%20ZENILDA%20VICENTE%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdfd9963a4f574607253cf22dfa80d438d0MD51open access1884/539822021-06-30 16:12:12.042open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53982Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-30T19:12:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os outros e os nós na educação do campo : análise de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
title Os outros e os nós na educação do campo : análise de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
spellingShingle Os outros e os nós na educação do campo : análise de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
Silva, Zenilda Vicente Ribeiro da
Educação rural
Material didático
Lingua portuguesa
title_short Os outros e os nós na educação do campo : análise de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
title_full Os outros e os nós na educação do campo : análise de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
title_fullStr Os outros e os nós na educação do campo : análise de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Os outros e os nós na educação do campo : análise de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
title_sort Os outros e os nós na educação do campo : análise de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
author Silva, Zenilda Vicente Ribeiro da
author_facet Silva, Zenilda Vicente Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Alessi, Viviane Maria, 1978-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Zenilda Vicente Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural
Material didático
Lingua portuguesa
topic Educação rural
Material didático
Lingua portuguesa
description Orientadora : Me. Viviane Maria Alessi
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-30T19:12:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-30T19:12:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53982
url https://hdl.handle.net/1884/53982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (27 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53982/1/R%20-%20E%20-%20ZENILDA%20VICENTE%20RIBEIRO%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9963a4f574607253cf22dfa80d438d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898806554525696