O letramento literário e o tema da morte : contos de Ricardo Azevedo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Aline Cristina de Souza Lima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/89965
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Rafael Ginane Bezerra
id UFPR_83abe4b3d3668f12fa745873b5f845b5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/89965
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoBezerra, Rafael Ginane, 1973-Moreira, Aline Cristina de Souza Lima2024-09-27T00:10:17Z2024-09-27T00:10:17Z2024https://hdl.handle.net/1884/89965Orientador: Prof. Dr. Rafael Ginane BezerraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Curitiba, 01/03/2024Inclui referênciasResumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. Objetiva-se discutir sobre as possíveis contribuições do letramento literário para que o tema da morte seja adequadamente trabalhado em sala de aula, partindo de uma sequência didática construída segundo os moldes sugeridos por Rildo Cosson (2018). A sequência didática foi aplicada no segundo semestre de 2023, com alunos de idade entre dez e onze anos, do sexto ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública situada em Curitiba, Paraná, pensada para viabilizar a leitura integral da obra Contos de enganar a morte, de Ricardo Azevedo. Em diálogo com os trabalhos de Paiva (2014) e Kovács (2021), admitiu-se o pressuposto de que, em função de condicionantes culturais, a morte representa um assunto submetido à interdição, daí tratá-la como um tema delicado, principalmente quando relacionado ao espaço escolar e ao universo infantojuvenil. Considerando que esta pesquisa teve início em pleno período pandêmico, observamos que à interdição se somou um processo de naturalização, dado que as referências à morte se tornaram frequentes e invadiram o cotidiano dos alunos. Dessa maneira, justamente por viabilizar o trabalho com a dimensão simbólica e proporcionar um espaço de acolhimento que admite a negociação de sentidos, o recurso ao letramento literário possibilitou a expressão subjetiva em relação a um tema que se tornou mais próximo, apesar de permanecer cercado por interdição. Ademais, o trabalho com os contos de Ricardo Azevedo permitiu a formação de um intertexto leitor que levou os alunos a ressignificarem concepções naturalizadas a respeito da morte.Abstract: This work consists of action research of a qualitative nature. The aim is to discuss the possible contributions of literary literacy so that the theme of death is adequately addressed in the classroom, starting from a didactic sequence constructed according to the templates suggested by Rildo Cosson (2018). The didactic sequence was applied in the second semester of 2023, with students aged between ten and eleven years old, in the sixth year of Elementary School II, from a public school located in Curitiba, Paraná, designed to enable the entire reading of the work Contos de fool death, by Ricardo Azevedo. In dialogue with the works of Paiva (2014) and Kovács (2021), the assumption was admitted that, due to cultural constraints, death represents a subject subject to prohibition, hence treating it as a delicate topic, especially when related to the school space and the universe of children and young people. Considering that this research began in the middle of the pandemic, we observed that the ban was accompanied by a process of naturalization, given that references to death became frequent and invaded the students' daily lives. In this way, precisely by enabling work with a symbolic dimension and providing a welcoming space that allows the negotiation of meanings, the use of literary literacy enabled subjective expression in relation to a theme that became closer, despite remaining surrounded by interdiction. Furthermore, working with Ricardo Azevedo's short stories allowed the formation of a reading intertext that led students to give new meaning to naturalized conceptions regarding death.1 recurso online : PDF.application/pdfAzevedo, Ricardo, 1949-LeituraLiteratura infantojuvenilLetramentoMorte na literaturaEducaçãoO letramento literário e o tema da morte : contos de Ricardo Azevedoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALINE CRISTINA DE SOUZA LIMA MOREIRA.pdfapplication/pdf3707223https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/89965/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20CRISTINA%20DE%20SOUZA%20LIMA%20MOREIRA.pdf7411a4d603fae7e3971a2369320438e7MD51open access1884/899652024-09-26 21:10:17.357open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/89965Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-09-27T00:10:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O letramento literário e o tema da morte : contos de Ricardo Azevedo
title O letramento literário e o tema da morte : contos de Ricardo Azevedo
spellingShingle O letramento literário e o tema da morte : contos de Ricardo Azevedo
Moreira, Aline Cristina de Souza Lima
Azevedo, Ricardo, 1949-
Leitura
Literatura infantojuvenil
Letramento
Morte na literatura
Educação
title_short O letramento literário e o tema da morte : contos de Ricardo Azevedo
title_full O letramento literário e o tema da morte : contos de Ricardo Azevedo
title_fullStr O letramento literário e o tema da morte : contos de Ricardo Azevedo
title_full_unstemmed O letramento literário e o tema da morte : contos de Ricardo Azevedo
title_sort O letramento literário e o tema da morte : contos de Ricardo Azevedo
author Moreira, Aline Cristina de Souza Lima
author_facet Moreira, Aline Cristina de Souza Lima
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bezerra, Rafael Ginane, 1973-
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Aline Cristina de Souza Lima
contributor_str_mv Bezerra, Rafael Ginane, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Azevedo, Ricardo, 1949-
Leitura
Literatura infantojuvenil
Letramento
Morte na literatura
Educação
topic Azevedo, Ricardo, 1949-
Leitura
Literatura infantojuvenil
Letramento
Morte na literatura
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Rafael Ginane Bezerra
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-27T00:10:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-09-27T00:10:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/89965
url https://hdl.handle.net/1884/89965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/89965/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20CRISTINA%20DE%20SOUZA%20LIMA%20MOREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7411a4d603fae7e3971a2369320438e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898664325677056