Estilo de liderança e justiça organizacional : um estudo com professores líderes dos cursos de graduação da área de negócios do Brasil
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/79003 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Nayane Thais Krespi Musial |
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Oliveira, Gabriela Ramos de, 1995-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em ContabilidadeMusial, Nayane Thais Krespi, 1988-2022-10-05T14:31:46Z2022-10-05T14:31:46Z2022https://hdl.handle.net/1884/79003Orientadora: Profa. Dra. Nayane Thais Krespi MusialDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 23/06/2022Inclui referênciasResumo: Os líderes que atuam de forma justa encorajam seus liderados a se identificarem com as organizações, o que leva à cooperação voluntária. Dessa forma, observa-se o importante papel do líder para minimizar os impactos de injustiças que possam ocorrer no ambiente organizacional. A justiça organizacional se refere à percepção de justiça nas organizações, dessa maneira, a dimensão de justiça escolhida para análise deste estudo foi a justiça interacional, o qual está diretamente relacionada a gestão, diz respeito às percepções dos docentes sobre a forma pela qual são tratados pelos seus líderes. Assim, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre os estilos de liderança e a percepção de justiça interacional de docentes dos cursos de graduação da área de negócios das IES brasileiras. Para atingir o objetivo proposto, foram coletados dados por meio de survey on-line. O instrumento é composto por três seções, que são a justiça interacional, os estilos de liderança e, por fim, a caracterização dos respondentes. A população do estudo compreende 1.830 instituições de ensino superior do Brasil que possuem o curso de graduação da área de negócios, a amostra obtida conta com 96 docentes que aceitaram a responder o instrumento de pesquisa. Os dados foram analisados por meio da Análise Fatorial Confirmatória e Alpha de Cronbach para confirmação do constructo; Estatística Descritiva; correlação de Spearman para analisar as relações propostas na pesquisa e o teste não paramétrico de Mann-Whitney para identificar diferenças entre grupos. Com relação a caracterização dos respondentes, a maioria deles são do gênero masculino e da região Sul do Brasil, com faixa etária de 36 e 45 anos, a idade justifica-se pela área estudada, visto que grande parte possui doutorado. Atuam em universidades públicas com tempo de atuação de 6 a 15 anos na área de contabilidade. Os resultados afirmam que mais da metade dos respondentes não ocupam ou já ocuparam cargo de liderança. Quanto a percepção dos docentes em relação a justiça interacional, demonstra-se níveis de justiça altos, ou seja, os respondentes estão se sentindo justos perante seus líderes. Com relação a estatística descritiva, pode-se afirmar que o estilo de liderança transformacional, é predominante nas IES analisadas, esse estilo é determinado por criar uma visão inspiradora em sua equipe, o que auxilia na motivação, nas tarefas e em aperfeiçoar suas habilidades. De maneira geral, o estilo que apresentou menor grau de concordância entre as opiniões dos docentes foi o líder laissez-faire. Esse resultado é excepcional, pois é o líder menos indicado de acordo com a literatura. Para responder a existência da relação dos estilos de liderança e a percepção de justiça interacional dos docentes, foram testadas as hipóteses de pesquisa. Como consequência, este estudo sinaliza evidências relevantes aos docentes e às Instituições de Ensino ao lidar com situações de injustiça e uma melhor gestão com seus líderes. Desta forma o estudo busca contribuir com as IES, apresentando o quanto os níveis de justiça estão impactando as instituições, no qual muitas vezes interferem no que os docentes desejam, demonstrando também àqueles estilos que predominam e àquele preferível evitar na esfera acadêmica, apontando como alerta para os gestores a observância destes estilos de liderança, relacionados com a justiça interacional, para um ensino inovador, um ambiente propício para o trabalho dos docentes, a participação, os elogios diante das conquistas e metas alcançadas, bem como a motivação dos docentes e aqueles envolvidos na instituição. Além disso, propõe a necessidade de realização de futuras pesquisas abordando a temática com diferentes dimensões de justiça organizacional e estilos de liderança. E até mesmo novas abordagens metodológicasAbstract: Leaders who act fairly encourage their followers to identify with organizations, which leads to voluntary cooperation. In this way, the important role of the leader is observed to minimize the impacts of injustices that may occur in the organizational environment. Organizational justice refers to the perception of justice in organizations, thus, the dimension of justice chosen for the analysis of this study was interactional justice, which is directly related to management, regarding the perceptions of teachers about the way in which they are treated by their leaders. Thus, this study aims to analyze the relationship between leadership styles and the perception of interactional justice of professors of undergraduate business courses at Brazilian HEIs. To achieve the proposed objective, data were collected through an online survey. The instrument is composed of three sections, which are interactional justice, leadership styles and, finally, the characterization of respondents. The study population comprises 1,830 higher education institutions in Brazil that have an undergraduate degree in the business area, the sample obtained has 96 professors who agreed to respond to the research instrument. Data were analyzed using Confirmatory Factor Analysis and Cronbach's Alpha to confirm the construct; Descriptive statistics; Spearman correlation to analyze the relationships proposed in the research and the non-parametric Mann-Whitney test to identify differences between groups. Regarding the characterization of the respondents, most of them are male and from the southern region of Brazil, aged between 36 and 45 years, the age is justified by the area studied, since most of them have a doctorate. They work in public universities with 6 to 15 years of experience in the accounting area. The results state that more than half of the respondents do not hold or have held a leadership position. As for the teachers' perception in relation to interactional justice, high levels of justice are demonstrated, that is, the respondents are feeling fair towards their leaders. Regarding descriptive statistics, it can be said that the transformational leadership style is predominant in the analyzed HEIs, this style is determined by creating an inspiring vision in its team, which helps in motivation, tasks and in improving their skills. In general, the style that showed the lowest degree of agreement between the teachers' opinions was the laissezfaire leader. This result is exceptional, as it is the least indicated leader according to the literature. To answer the existence of the relationship between leadership styles and the teachers' perception of interactional justice, the research hypotheses were tested. As a consequence, this study points to relevant evidence for teachers and Educational Institutions when dealing with situations of injustice and better management with their leaders. In this way, the study seeks to contribute to the HEIs, presenting how the levels of justice are impacting the institutions, in which they often interfere with what teachers want, also demonstrating to those styles that predominate and the one that is preferable to avoid in the academic sphere, pointing out as a warning for managers, the observance of these leadership styles, related to interactional justice, for an innovative teaching, an environment conducive to the work of teachers, participation, praise in the face of achievements and goals achieved, as well as the motivation of teachers and those involved in the institution. In addition, it proposes the need to carry out future research addressing the issue with different dimensions of organizational justice and leadership styles. And even new methodological approaches.1 recurso online : PDF.application/pdfLiderançaProfessores universitáriosNegóciosCiências ContábeisPos-graduaçãoEstilo de liderança e justiça organizacional : um estudo com professores líderes dos cursos de graduação da área de negócios do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GABRIELA RAMOS DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf2647382https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79003/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20RAMOS%20DE%20OLIVEIRA.pdf3c55ae5f14e95b2460c00616b0014ef9MD51open access1884/790032022-10-05 11:31:46.726open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79003Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-05T14:31:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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