Percepções acerca do papel da escola no desenvolvimento psicossocial de indivíduos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel Junior, Edison de Britto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/15965
Resumo: Orientadora: Helga Loos
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLoos-Sant'Ana, Helga, 1967-Rangel Junior, Edison de Britto2022-12-01T18:10:24Z2022-12-01T18:10:24Z2007https://hdl.handle.net/1884/15965Orientadora: Helga LoosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografia e anexosLinha de pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humanoResumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos neurológicos mais comuns na infância e na adolescência. Aproximadamente 6% da população em idade escolar preenche os critérios diagnósticos para o TDAH estabelecidos no DSM-IV. Os sinais mais comuns são impulsividade, hiperatividade física, problemas mnemônicos e diminuição na capacidade atencional. As dificuldades acadêmicas, tanto no que tange aos escores como à qualidade dos relacionamentos entre os pares e os professores, costumam estar acima da média da população que não possui o TDAH. O objetivo deste estudo foi coletar percepções de alunos e ex-alunos com diagnóstico de TDAH acerca do papel da escola no seu desenvolvimento e de que forma este ambiente interferiu no quadro referente ao transtorno, bem como suas conseqüências na formação psicossocial desses indivíduos, em especial no que se refere aos aspectos identitários. Para tal foi realizada uma entrevista semi-estruturada cujo instrumento consistiu em um roteiro com vinte perguntas abertas sobre o período em que os entrevistados freqüentaram a escola. Participaram do estudo 21 adolescentes e jovens adultos de ambos os gêneros, todos com diagnóstico de TDAH conforme os padrões estabelecidos no DSM-IV, com idades entre 14 e 33 anos, que concluíram ou estavam cursando o Ensino Médio. À época da entrevista todos os participantes estavam tomando ou já haviam tomado a medicação Ritalina. Mais da metade dos entrevistados (52,38%) desenvolveu a depressão em comorbidade com o TDAH e necessitou tratamento para tal. Entre os entrevistados verificou-se um grande número de reprovações (47,61%), expulsões (19,05%) e transferências compulsórias (28,56%). Também foi verificado que quase a totalidade dos entrevistados (95,24%) apresentou dificuldades de aprendizagem em pelo menos uma disciplina, tendo como conseqüência direta a contratação de professores particulares por parte de suas famílias por quase toda a fase escolar (80,95%). As crenças auto-referenciadas também se demonstraram afetadas pelo ambiente escolar. Apenas um terço (33,33%) dos entrevistados se consideraram competentes nas atividades que ora desempenham. Da mesma forma, 15 entrevistados (71,43%) revelaram não gostar das características que percebem em si mesmos, bem como 19 deles (90,47%) admiravam características pessoais em seus colegas de escola que não se sentiam possuidores, sugerindo baixa auto-estima. Entre os entrevistados, 16 deles (76,20%) percebiam-se possuidores de habilidades potenciais não aproveitadas no contexto escolar, sendo que a metade destes (38,10%) atribuiu esse fato à própria escola. A indisciplina foi o motivo que mais ensejou a convocação dos pais dos entrevistados a comparecerem à escola (42,86%). Com relação às contribuições da escola para a formação da personalidade dos entrevistados, 5 deles (23,80%) não percebem se a escola participou desse processo, enquanto que 16 (76,20%) acreditam que as contribuições foram mais negativas do que positivas. A maioria dos entrevistados apresentou algum comprometimento, em menor ou maior grau, em suas crenças auto-referenciadas. As entrevistas forneceram indícios de que os professores dos entrevistados não possuíam o conhecimento necessário sobre o TDAH, assim como das abordagens pedagógicas indicadas pela literatura para essa população de alunos, o que pode ter contribuído negativamente para o desenvolvimento psicossocial desses indivíduos.Abstract: The Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is one of the most common neurological disorders during childhood and adolescence. Approximately 6% of the school age population fulfills the diagnose criteria for ADHD, established by DSM-IV. The most common signs are impulsivity, physical hyperactivity, mnemonic problems and decrease in the attention capacity. The academic difficulties, regarding both school grades and relationship with peers and teachers, are usually above the average of the population that does not have ADHD. The aim of this study was to collect the perception of students and former students with diagnosed ADHD regarding the role of the school in their development and in which way the environment influenced the disorder, as well as the consequences in the psychosocial development of those individuals, especially regarding the identity aspects. A semi-structured interview was performed, consisting in a series of twenty open questions about the period during which the interviewed persons attended school. Twenty one adolescents and young adults, of both genders, were interviewed, all with diagnosed ADHD according to the established DSM-IV standards, aging between 14 and 33 years old, who had finished or were in High School. By the time of the interview, all participants had taken or were taking the drug Ritalina. More than a half of the subjects (52.38%) developed depression in comorbidity with ADHD and needed treatment for that. It was found among the participants a high number of retention in the school grades (47.61%), school expulsions (19.05%) and mandatory school change (28.56%). It was also found that almost all individuals (95.24%) have had problems by learning in at least one school subject, and needed a private teacher during almost the entire school period (80.95%). Their self-beliefs were also shown to be affected by the school environment. Only one third (33.33%) of the participants considered themselves as competent in their current jobs or activities. Fifteen subjects (71.43%) had shown to dislike some characteristics they perceive in themselves, as well as nineteen of them (90.47%) used to admire personal traits in their school peers that they considered not to have, suggesting poor self-esteem. In this group, sixteen individuals (76.20%) considered themselves as holder of unused potential skills in the academic context, and a half of them (38.10%) considered the school responsible for that. Indiscipline was the most common reason why the parents of the participants were invited for a meeting at school (42.86%). Regarding the school contribution to the development of the interviewee's personality, 5 (23.80%) did not consider the school as part of the process, whereas 16 (76.20%) think that school contributions were more negative than positive. The majority of the participants had shown to have their self beliefs negatively affected. The interviews provide some evidences that the teachers of the participants did not know enough about ADHD, as well as about the pedagogic approaches suggested in the literature for this students, what may have contributed negatively to the psycho-social development of those individuals.285 f. : grafs.application/pdfDisponível em formato digitalDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadeCrianças - DesenvolvimentoEducaçãoPercepções acerca do papel da escola no desenvolvimento psicossocial de indivíduos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade/TDAHinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertação_mestrado_Édison.pdfapplication/pdf1146099https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/15965/1/disserta%c3%a7%c3%a3o_mestrado_%c3%89dison.pdfad216f8b088429737242097ed1e5609aMD51open accessTEXTdissertação_mestrado_Édison.pdf.txtExtracted Texttext/plain558285https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/15965/2/disserta%c3%a7%c3%a3o_mestrado_%c3%89dison.pdf.txt5913be18855dab61adfc9e5fa7e729a0MD52open accessTHUMBNAILdissertação_mestrado_Édison.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/15965/3/disserta%c3%a7%c3%a3o_mestrado_%c3%89dison.pdf.jpg239ba3181fd3dfe7d2524b5fd9f82418MD53open access1884/159652022-12-01 15:10:24.359open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/15965Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-01T18:10:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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