O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/3957 |
Resumo: | Orientadora: Marta Pinheiro |
id |
UFPR_853996a4c2c37075fe16db254ef310ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/3957 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Costa, Sandra Regina Dias daPinheiro, MartaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-04-14T20:32:59Z2020-04-14T20:32:59Z2006https://hdl.handle.net/1884/3957Orientadora: Marta PinheiroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografia e anexosResumo: A pesquisa tem como objetivo investigar r luz da teoria histórico-cultural da formaçao social da mente, o papel da interaçao social na aprendizagem do aluno com Transtorno de déficit de atençao/hiperatividade -TDAH. A metodologia dialética tem abordagem qualitativa, caráter descritivo-participativo, modalidade estudo de caso, incluindo como técnicas a observaçao participante, pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas, análise documental e por categorias. As informaçoes obtidas revelam que embora o TDAH apresente heterogeneidade clínica e etiológica, este fato nao deve ser impeditivo, mas imperativo para que os profissionais da educaçao conheçam as bases neurais do transtorno. O aluno com TDAH, como qualquer outro, deve ser compreendido como uma unidade psicossomática em que mente e corpo sao interdependentes e para tanto, tornase fundamental a interdisciplinaridade entre educaçao e saúde na formaçao dos educadores. A prática social possibilitou que os familiares realizassem leituras mais amplas da realidade e com isso fossem reconstruindo sua consciencia e atribuindo novos significados ao comportamento e desenvolvimento de suas crianças; este novo nível de pensamento levou-os a refletir sobre as possibilidades de transformaçao da realidade vivenciada por eles, motivando-os a um novo agir. Assim, passaram a incorporar novos discursos e açoes bem como novas formas de interaçao com as crianças, com outros familiares, com a escola e com os profissionais da saúde, fato que ensejou transformaçoes na escola e no modo dos educadores se posicionarem frente a essas crianças. A reflexao da prática pedagógica revelou a necessidade dos educadores buscarem novos conhecimentos e estratégias que promovessem maior aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos com TDAH, e mais ainda, levou-os a tomar consciencia dos benefícios que essas transformaçoes trouxeram para o seu trabalho com os outros alunos. Conclui-se que é necessária uma mudança no modo de entender as limitaçoes e possibilidades do aluno com TDAH, e a partir disso se estabeleçam relaçoes entre todos os sujeitos envolvidos; tais relaçoes devem ter significado para todos, de tal maneira que possibilitem a maximizaçao do potencial biológico do indivíduo pela açao do meio. Nesse sentido, a teoria da formaçao social da mente possibilita um novo olhar para o aluno com TDAH, compreendendo-o como sujeito histórico que apresenta um distúrbio no substrato biológico, mas que a partir da açao do outro, ou seja, a partir da mediaçao significativa pode transformar o menos da deficiencia no mais da compensaçao186 f. : il. algumas color., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDistúrbio do déficit de atenção com hiperatividadeDissertações - EducaçãoEducaçãoO papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Sandra.pdfapplication/pdf996149https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3957/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sandra.pdf4d4d632b32c7ca64c6ccd21c7c56fc70MD51open accessTEXTDissertação Sandra.pdf.txtExtracted Texttext/plain407292https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3957/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sandra.pdf.txt07c86b51355e0c052605c83324198148MD52open accessTHUMBNAILDissertação Sandra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3957/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sandra.pdf.jpg7ca08b1ea06eb398e0f1b99fa56fa7ceMD53open access1884/39572020-04-14 17:32:59.559open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/3957Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-14T20:32:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR |
title |
O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR |
spellingShingle |
O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR Costa, Sandra Regina Dias da Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade Dissertações - Educação Educação |
title_short |
O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR |
title_full |
O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR |
title_fullStr |
O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR |
title_full_unstemmed |
O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR |
title_sort |
O papel da interação social na aprendizagem do aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH : o caso do CENEP - HC/UFPR |
author |
Costa, Sandra Regina Dias da |
author_facet |
Costa, Sandra Regina Dias da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Pinheiro, Marta Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sandra Regina Dias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade Dissertações - Educação Educação |
topic |
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade Dissertações - Educação Educação |
description |
Orientadora: Marta Pinheiro |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-14T20:32:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-14T20:32:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/3957 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/3957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
186 f. : il. algumas color., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3957/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sandra.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3957/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sandra.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3957/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Sandra.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d4d632b32c7ca64c6ccd21c7c56fc70 07c86b51355e0c052605c83324198148 7ca08b1ea06eb398e0f1b99fa56fa7ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860399990046720 |