O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Nayara Talia Barros, 1996-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78241
Resumo: Orientador: Prof(a). Dr(a). Camila Tonezer
id UFPR_8621bcb57274ea3946c31cf07d5f80aa
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78241
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Barbosa, Nayara Talia Barros, 1996-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências ExatasTonezer, Camila, 1983-2022-08-29T15:21:10Z2022-08-29T15:21:10Z2020https://hdl.handle.net/1884/78241Orientador: Prof(a). Dr(a). Camila TonezerMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências ExatasInclui referênciasResumo : O estudo apresenta uma proposta de ensino de circuitos elétricos com o auxílio de materiais adaptados, como a construção de um multiplano onde é possível resolver exercícios numéricos de Física e materiais em alto - relevo para que o aluno possa sentir como é um circuito elétrico, obtendo assim uma aprendizagem significativa. O estudo foi realizado em duas etapas, sendo desenvolvido em março de 2020. Na primeira etapa foi a aplicação de um pré - teste para saber quais são os conhecimentos prévios do deficiente visual. Em seguida foi explanado como seriam as aulas, tendo nesta primeira aula exercícios onde o deficiente visual segurava em suas mãos os desenhos dos circuitos em alto - relevo e do lado o multiplano para que assim ele conseguisse realizar as atividades propostas. A segunda etapa contou com um pós - teste, algumas resoluções de exercícios e também algumas perguntas pessoais. Os resultados obtidos foram muito significativos, pois os materiais foram fundamentais para que ocorresse a aprendizagem.1 recurso online : PDF.application/pdfInclusão educacionalDeficiência visual - Estudo e ensinoAmbiente de sala de aulaO ensino de circuitos elétricos para deficientes visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR-G-NAYARA TALIA BARROS BARBOSA.pdfapplication/pdf1217296https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78241/1/R-G-NAYARA%20TALIA%20BARROS%20BARBOSA.pdf96169635274c151fea88e10d9e2ac160MD51open access1884/782412022-08-29 12:21:10.252open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78241Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-29T15:21:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais
title O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais
spellingShingle O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais
Barbosa, Nayara Talia Barros, 1996-
Inclusão educacional
Deficiência visual - Estudo e ensino
Ambiente de sala de aula
title_short O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais
title_full O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais
title_fullStr O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais
title_full_unstemmed O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais
title_sort O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais
author Barbosa, Nayara Talia Barros, 1996-
author_facet Barbosa, Nayara Talia Barros, 1996-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Nayara Talia Barros, 1996-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tonezer, Camila, 1983-
contributor_str_mv Tonezer, Camila, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão educacional
Deficiência visual - Estudo e ensino
Ambiente de sala de aula
topic Inclusão educacional
Deficiência visual - Estudo e ensino
Ambiente de sala de aula
description Orientador: Prof(a). Dr(a). Camila Tonezer
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-29T15:21:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-29T15:21:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78241
url https://hdl.handle.net/1884/78241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78241/1/R-G-NAYARA%20TALIA%20BARROS%20BARBOSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 96169635274c151fea88e10d9e2ac160
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860346434027520