O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/78241 |
Resumo: | Orientador: Prof(a). Dr(a). Camila Tonezer |
id |
UFPR_8621bcb57274ea3946c31cf07d5f80aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78241 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Barbosa, Nayara Talia Barros, 1996-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências ExatasTonezer, Camila, 1983-2022-08-29T15:21:10Z2022-08-29T15:21:10Z2020https://hdl.handle.net/1884/78241Orientador: Prof(a). Dr(a). Camila TonezerMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências ExatasInclui referênciasResumo : O estudo apresenta uma proposta de ensino de circuitos elétricos com o auxílio de materiais adaptados, como a construção de um multiplano onde é possível resolver exercícios numéricos de Física e materiais em alto - relevo para que o aluno possa sentir como é um circuito elétrico, obtendo assim uma aprendizagem significativa. O estudo foi realizado em duas etapas, sendo desenvolvido em março de 2020. Na primeira etapa foi a aplicação de um pré - teste para saber quais são os conhecimentos prévios do deficiente visual. Em seguida foi explanado como seriam as aulas, tendo nesta primeira aula exercícios onde o deficiente visual segurava em suas mãos os desenhos dos circuitos em alto - relevo e do lado o multiplano para que assim ele conseguisse realizar as atividades propostas. A segunda etapa contou com um pós - teste, algumas resoluções de exercícios e também algumas perguntas pessoais. Os resultados obtidos foram muito significativos, pois os materiais foram fundamentais para que ocorresse a aprendizagem.1 recurso online : PDF.application/pdfInclusão educacionalDeficiência visual - Estudo e ensinoAmbiente de sala de aulaO ensino de circuitos elétricos para deficientes visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR-G-NAYARA TALIA BARROS BARBOSA.pdfapplication/pdf1217296https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78241/1/R-G-NAYARA%20TALIA%20BARROS%20BARBOSA.pdf96169635274c151fea88e10d9e2ac160MD51open access1884/782412022-08-29 12:21:10.252open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78241Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-29T15:21:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais |
title |
O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais |
spellingShingle |
O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais Barbosa, Nayara Talia Barros, 1996- Inclusão educacional Deficiência visual - Estudo e ensino Ambiente de sala de aula |
title_short |
O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais |
title_full |
O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais |
title_fullStr |
O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais |
title_full_unstemmed |
O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais |
title_sort |
O ensino de circuitos elétricos para deficientes visuais |
author |
Barbosa, Nayara Talia Barros, 1996- |
author_facet |
Barbosa, Nayara Talia Barros, 1996- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Nayara Talia Barros, 1996- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tonezer, Camila, 1983- |
contributor_str_mv |
Tonezer, Camila, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão educacional Deficiência visual - Estudo e ensino Ambiente de sala de aula |
topic |
Inclusão educacional Deficiência visual - Estudo e ensino Ambiente de sala de aula |
description |
Orientador: Prof(a). Dr(a). Camila Tonezer |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-29T15:21:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-29T15:21:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/78241 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/78241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78241/1/R-G-NAYARA%20TALIA%20BARROS%20BARBOSA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96169635274c151fea88e10d9e2ac160 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860346434027520 |