Educação a serviço de Cristo : a ASSINTEC e o ensino religioso da Rede Municipal de Curitiba (1971-1988)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Willms, Karin, 1985-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69962
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Rossano Silva
id UFPR_8623d37faa4bb6237a9e9143b289f93d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69962
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Willms, Karin, 1985-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Rossano, 1978-2021-03-30T18:13:18Z2021-03-30T18:13:18Z2020https://hdl.handle.net/1884/69962Orientador: Prof. Dr. Rossano SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/09/2020Inclui referências: p. 128-142Resumo: A presente pesquisa tem por objeto de estudo a História da Disciplina Escolar Ensino Religioso na cidade de Curitiba entre as décadas de 1970 e 1980. Assim, foi definido como problema, compreender a partir da publicação da Lei 5692/71, em nível nacional, como se deu a construção do Ensino Religioso nas escolas públicas municipais de Curitiba e como ocorreu a influência do cristianismo nesse processo. A hipótese é de que, a partir da criação de uma Associação Interconfessional de Educação (ASSINTEC), encabeçada pelo Movimento Ecumênico de Curitiba, as Igrejas Católicas e protestantes se mantiveram presentes na educação pública, em especial, na disciplina Ensino Religioso, em que o Cristianismo se mostrou a base da organização no período. Para isso, definimos como objetivo geral analisar a construção do Ensino Religioso como disciplina escolar e objetivos específicos: I) identificar os atores envolvidos na construção da Disciplina Escolar Ensino Religioso nas escolas públicas municipais de Curitiba; II) investigar os movimentos políticos, religiosos e educacionais envolvidos nesse processo; III) analisar os materiais de apoio ao professor, produzidos pela ASSINTEC nesse período; IV) verificar a permanência do Ensino Religioso na legislação e na prática escolar. Os conceitos de Disciplina Escolar e de Currículo que embasam esta dissertação são os definidos por Chervel (1990) e Goodson (2008), de cultura escolar definidos por Julia (2001), enquanto para a análise das fontes selecionadas, a referência escolhida foram os textos de Bloch (2001). As fontes consultadas durante a investigação foram: legislações referentes ao Ensino Religioso e à laicidade do Estado no período pesquisado, Planos Municipais da Educação, Diretrizes Curriculares e Currículos do Estado do Paraná e do Município de Curitiba, registros fotográficos de ações relacionadas à disciplina e à Associação Interconfessional de Educação, boletins informativos destinados aos professores da disciplina e materiais didáticos elaborados para o Ensino Religioso. Palavras-chave: ASSINTEC; Ensino Religioso; Escola Pública; Interconfessional; História das Disciplinas; História da Educação.Abstract: This research has as its object of study the History of Religious Education as a School Subject in the city of Curitiba between the 1970s and 1980s. Thus, the defined problem was to understand, from the publication of the Law 5692/71, at national level, how the construction of Religious Education took place in the municipal public schools of Curitiba and how Christianity influenced this process. The hypothesis is that, from the creation of an Interfaith Association of Education (known in Brazil by the Portuguese acronym, ASSINTEC), headed by the Ecumenical Movement of Curitiba, the Catholic and Protestant Churches remained present in public education, especially in the subject Religious Education, in which Christianity was the basis of the organization in the period. For this, we defined as a general objective to analyze the construction of Religious Education as a school subject and the specific objectives: I) to identify the actors involved in the construction of the Religious Education school subject in the municipal public schools of Curitiba; II) to investigate the political, religious and educational movements involved in this process; III) to analyze the teacher support materials, produced by ASSINTEC in that period; IV) to verify the permanence of Religious Education in school legislation and practice. The concepts of School Subject and Curriculum that underlie this dissertation are those defined by Chervel (1990) and Goodson (2008), of school culture are those defined by Julia (2001), and for the analysis of the selected sources, the texts of Bloch (2001) were chosen as reference. The sources consulted during the investigation were: legislation related to Religious Education and State secularism during the studied period, Municipal Education Plans, Curriculum Guidelines and Curricula of the State of Paraná and the Municipality of Curitiba, photographic records of actions related to the subject and to the Interfaith Association of Education, newsletters intended for teachers of the subject and didactic materials prepared for Religious Education. Keywords: ASSINTEC; Religious Education; Public School; Interfaith; History of the Subjects; History of Education142 p. : il. (algumas color.).application/pdfEnsino religioso - ParanáEnsino religioso - HistóriaEducação - ReligiãoEducação - HistóriaEscolas públicas - Curitiba (PR)EducaçãoEducação a serviço de Cristo : a ASSINTEC e o ensino religioso da Rede Municipal de Curitiba (1971-1988)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KARIN WILLMS.pdfapplication/pdf3219868https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69962/1/R%20-%20D%20-%20KARIN%20WILLMS.pdff7cf157193ac1f0867ccbb709f3480c8MD51open access1884/699622021-03-30 15:13:18.984open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69962Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-03-30T18:13:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação a serviço de Cristo : a ASSINTEC e o ensino religioso da Rede Municipal de Curitiba (1971-1988)
title Educação a serviço de Cristo : a ASSINTEC e o ensino religioso da Rede Municipal de Curitiba (1971-1988)
spellingShingle Educação a serviço de Cristo : a ASSINTEC e o ensino religioso da Rede Municipal de Curitiba (1971-1988)
Willms, Karin, 1985-
Ensino religioso - Paraná
Ensino religioso - História
Educação - Religião
Educação - História
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Educação
title_short Educação a serviço de Cristo : a ASSINTEC e o ensino religioso da Rede Municipal de Curitiba (1971-1988)
title_full Educação a serviço de Cristo : a ASSINTEC e o ensino religioso da Rede Municipal de Curitiba (1971-1988)
title_fullStr Educação a serviço de Cristo : a ASSINTEC e o ensino religioso da Rede Municipal de Curitiba (1971-1988)
title_full_unstemmed Educação a serviço de Cristo : a ASSINTEC e o ensino religioso da Rede Municipal de Curitiba (1971-1988)
title_sort Educação a serviço de Cristo : a ASSINTEC e o ensino religioso da Rede Municipal de Curitiba (1971-1988)
author Willms, Karin, 1985-
author_facet Willms, Karin, 1985-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Willms, Karin, 1985-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rossano, 1978-
contributor_str_mv Silva, Rossano, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino religioso - Paraná
Ensino religioso - História
Educação - Religião
Educação - História
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Educação
topic Ensino religioso - Paraná
Ensino religioso - História
Educação - Religião
Educação - História
Escolas públicas - Curitiba (PR)
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Rossano Silva
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-30T18:13:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-30T18:13:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69962
url https://hdl.handle.net/1884/69962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 142 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69962/1/R%20-%20D%20-%20KARIN%20WILLMS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f7cf157193ac1f0867ccbb709f3480c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860318301782016