Zoneamento escolar em Rio Branco-AC : democratização do acesso e segregação socioespacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Lucilene Ferreira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/41344
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Tais Moura Tavares
id UFPR_866648a310c164e47fa377accb659399
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41344
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Almeida, Lucilene Ferreira deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTavares, Taís Moura2016-02-26T14:59:22Z2016-02-26T14:59:22Z2015http://hdl.handle.net/1884/41344Orientadora: Profa. Dra. Tais Moura TavaresTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 04/12/2015Inclui referências : f. 216-224Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a política de zoneamento escolar na cidade de Rio Branco/AC e sua relação com a democratização da educação e a segregação socioespacial. O zoneamento foi criado no bojo do reordenamento da rede estadual de ensino, a partir de 1999, quando a Frente Popular Acreana (FPA), sob a liderança do Partido dos Trabalhadores (PT), passou a implantar várias mudanças em todos os setores do estado. Partimos da compreensão de que a democratização da educação exige estabelecer critérios para distribuição dos alunos no espaço, de modo que não se reforcem privilégios, clientelismos e favoritismos. Temos como pressuposto que a democratização da educação, em seu sentido mais amplo, esbarra nas contradições inerentes ao Estado, por meio de políticas que podem conduzir e reafirmar a segregação socioespacial. As hipóteses da pesquisa são: as origens socioeconômicas dos alunos têm impacto sobre seu contexto educacional, não apenas por seu capital (cultural, econômico e social), mas também pela forma como o sistema de ensino tende a ser mais precário em localidades mais periféricas; que mecanismos específicos que direcionam a escola a ser frequentada pelos alunos podem, ao reforçar a segregação, contribuir para uma desigual democratização das oportunidades educacionais; escolas localizadas em áreas mais privilegiadas da cidade, cujos alunos possuem melhores condições socioeconômicas, tendem a ter melhores desempenhos educacionais. A pesquisa coteja abordagens teóricas sobre democratização da educação e a relação cidade e educação, no contexto da segregação socioespacial, com a análise de dados educacionais, como Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e Seape/AC (Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem), taxas de rendimento, Inse (Indicador de Nível Socioeconômico), ICME (Indicador da Condição Material da Escola) e Índice de Adequação da Formação Docente, e, dados sobre características socioeconômicas na cidade de Rio Branco. Os resultados apontam que a política de zoneamento escolar confirma um fenômeno já existente na cidade, que é a segregação, ao determinar que o aluno se matricule dentro do "seu" zoneamento, estabelecendo um grau de limitação quanto a circulação e movimento do aluno pelo espaço citadino, reforçando a fragmentação urbana já existente. A análise evidenciou que os melhores desempenhos estão no zoneamento localizado onde há a maior concentração de bens e serviços, infraestrutura urbana e melhores rendas, reforçando nossa hipótese que escolas localizadas em áreas mais privilegiadas da cidade, cujos alunos possuem melhores condições socioeconômicas, tendem a ter melhores desempenhos educacionais. Desse modo, o zoneamento, ao impedir que o aluno transite para fora do território em que vive, reforça a segregação. Palavras-chave: zoneamento escolar; democratização da educação; segregação socioespacial; Rio Branco/Acre.Abstract: The objective of this research is to analise the school zoning policy in the city of Rio Branco/AC and its relation with the democratization of education and socio-spatial segregation. The zoning was created in the wake of the reorganization of state schools, from 1999, when the Popular Front of Acre (PFA), under the leadership of the Worker's Party (PT), implemented several changes in all parts of the state. Our point of departure is the understanding that the democratization of education requires establishing criteria for distribution of students in space in a way that does not reinforce privilege, patronage and favoritism. We therefore assume that the democratization of education in its broadest sense, coming up in the contradictions inherent in the State, through policies that can lead and reaffirm the socio-spatial segregation. The hypotheses of the research are: the socioeconomic backgrounds of the students have an impact on their educational context, not only for its capital (cultural, economic and social), but also by the way the education system tends to be more precarious in outlying locations; that specific mechanisms that drive school attence by students can, strengthen segregation and thereby contribute to an uneven democratization of educational opportunities; schools in more privileged areas of the city, whose students have better socioeconomic conditions, tend to have better educational performance. The survey incorporatesindicators derived from theoretical approaches to democratization of education and the relationship between city and education in the context of socio-spatial segregation, in an analysis of educational data, such as IDEB (Basic Education Development Index) and SEAPE/ AC (State System of Assessment of Learning in Acre), rates of return, INSE (Indicator of socioeconomic Status), ICME (Indicator of the Material Condition of the School) and Teacher Training Adequacy Ratio, and data on socioeconomic characteristics of the city of Rio Branco. The results show that school zoning policy reflects segregation in the city, which determine that a student enrolls in their zone, which in turn limits the circulation and movement of students zmong zones in the city, reinforcing the existing urban fragmentation. The analysis showed that the best performers are the zonesing with the highest concentration of goods and services, urban infrastructure and higher incomes, reinforcing our hypothesis that schools in more privileged areas of the city, whose students have better socioeconomic conditions, tend to have better educational performance. Thus, zoning, to prevent the student transit from the territory in which they live, reinforces segregation. Keywords: School zoning; democratization of education; socio-spatial segregation; Rio Branco / Acre224 f. : il. algumas color., mapas, tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoZoneamento escolar em Rio Branco-AC : democratização do acesso e segregação socioespacialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - T - LUCILENE FERREIRA DE ALMEIDA.pdf.txtExtracted Texttext/plain449832https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41344/1/R%20-%20T%20-%20LUCILENE%20FERREIRA%20DE%20ALMEIDA.pdf.txt3a1b1b20038903e27b2d7bfb47558cf9MD51open accessORIGINALR - T - LUCILENE FERREIRA DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf7057553https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41344/2/R%20-%20T%20-%20LUCILENE%20FERREIRA%20DE%20ALMEIDA.pdfe3c0ec64abf19c0d1be4fc8be7644a78MD52open accessTHUMBNAILR - T - LUCILENE FERREIRA DE ALMEIDA.pdf.jpgR - T - LUCILENE FERREIRA DE ALMEIDA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1407https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41344/3/R%20-%20T%20-%20LUCILENE%20FERREIRA%20DE%20ALMEIDA.pdf.jpg7cc5e8d1f1d1c27ad42b89976845bf64MD53open access1884/413442016-04-08 04:19:56.691open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41344Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T07:19:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Zoneamento escolar em Rio Branco-AC : democratização do acesso e segregação socioespacial
title Zoneamento escolar em Rio Branco-AC : democratização do acesso e segregação socioespacial
spellingShingle Zoneamento escolar em Rio Branco-AC : democratização do acesso e segregação socioespacial
Almeida, Lucilene Ferreira de
Educação
title_short Zoneamento escolar em Rio Branco-AC : democratização do acesso e segregação socioespacial
title_full Zoneamento escolar em Rio Branco-AC : democratização do acesso e segregação socioespacial
title_fullStr Zoneamento escolar em Rio Branco-AC : democratização do acesso e segregação socioespacial
title_full_unstemmed Zoneamento escolar em Rio Branco-AC : democratização do acesso e segregação socioespacial
title_sort Zoneamento escolar em Rio Branco-AC : democratização do acesso e segregação socioespacial
author Almeida, Lucilene Ferreira de
author_facet Almeida, Lucilene Ferreira de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Lucilene Ferreira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tavares, Taís Moura
contributor_str_mv Tavares, Taís Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Tais Moura Tavares
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-26T14:59:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-26T14:59:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/41344
url http://hdl.handle.net/1884/41344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 224 f. : il. algumas color., mapas, tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41344/1/R%20-%20T%20-%20LUCILENE%20FERREIRA%20DE%20ALMEIDA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41344/2/R%20-%20T%20-%20LUCILENE%20FERREIRA%20DE%20ALMEIDA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41344/3/R%20-%20T%20-%20LUCILENE%20FERREIRA%20DE%20ALMEIDA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a1b1b20038903e27b2d7bfb47558cf9
e3c0ec64abf19c0d1be4fc8be7644a78
7cc5e8d1f1d1c27ad42b89976845bf64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860609473511425