"A máquina não para" : impactos da pandemia da Covid-19 sobre a atividade docente na educação básica
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/80774 |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaRossler, João Henrique, 1966-Bevilacqua, Caroline2023-01-17T12:52:34Z2023-01-17T12:52:34Z2022https://hdl.handle.net/1884/80774Orientador: Prof. Dr. João Henrique RosslerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 31/10/2022Inclui referênciasResumo: A pandemia do COVID-19 impactou diversos setores da sociedade, dentre eles a Educação. Seus efeitos estão sendo divulgados tanto em notícias de jornais quanto por meio da publicação de trabalhos científicos. No entanto, ainda são escassos os estudos sobre os impactos deste estado de emergência no trabalho docente. A presente pesquisa teve como objetivo investigar os impactos objetivos e subjetivos, sobre a atividade docente na educação básica, das mudanças na estrutura dessa atividade decorrentes da suspensão das aulas presenciais e da instituição do chamado "ensino" remoto, durante a pandemia do COVID-19 no Brasil. Sob a ótica da Psicologia Histórico-Cultural, e especialmente lançando mão da teoria da atividade de A. N. Leontiev, construiu-se um percurso teórico que contemplou o papel do trabalho, da cultura e da história para o processo de humanização, a teoria da atividade e os elementos da consciência, atravessando também o contexto da educação brasileira dentro da sociedade de classes e as particularidades e determinações do trabalho docente. Na sequência, realizou-se um levantamento de notícias da mídia e estudos já publicados sobre as medidas governamentais adotadas e os efeitos da pandemia sobre as professoras e professores. A investigação empírica foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas, com três professoras da rede municipal de ensino de Curitiba e região metropolitana, no Paraná. A análise dos impactos objetivos e subjetivos do período de pandemia sobre a atividade docente foi empreendida por meio do método do materialismo histórico-dialético. A partir das entrevistas realizadas, foram selecionadas categorias de análise relacionadas às alterações na estrutura dessa atividade no período de pandemia e seus efeitos sobre os processos educativos e sobre a consciência das professoras entrevistadas. Concluiu-se que houveram impactos significativos do período pandêmico sobre a atividade docente, com a intensificação e a precarização do trabalho, além da ampliação da alienação no processo de trabalho que se expressou no plano da consciência por meio do distanciamento entre o significado e o sentido da atividade docente, resultando em sofrimento psíquico. Os resultados obtidos denotam que as medidas adotadas pelo poder público brasileiro durante a pandemia evidenciaram a luta de classes da sociedade capitalista, aplicando a lógica do sacrifício da vida em nome da economia em um contexto de emergência de saúde pública e inviabilizando a humanização dos indivíduos, tanto docentes quanto estudantes, por meio de uma educação de baixa qualidade.Abstract: The COVID-19 pandemic has impacted various sectors of society, including Education. Its effects are being publicized both in newspaper news and through the publication of scientific works. However, studies on the impacts of this state of emergency on teaching work are still scarce. The present research aimed to investigate the objective and subjective impacts, on teaching activity in basic education, of the changes in the structure of this activity resulting from the suspension of face-to-face classes and the institution of the so-called remote "teaching", during the COVID-19 pandemic. in Brazil. From the perspective of Historical-Cultural Psychology, and especially making use of A. N. Leontiev's theory of activity, a theoretical path was built that contemplated the role of work, culture and history for the process of humanization, the theory of activity and the elements of conscience, also crossing the context of Brazilian education within the class society and the particularities and determinations of teaching work. Subsequently, a survey of media news and studies already published on government actions taken and the effects of the pandemic on teachers was carried out. Then, the empirical investigation was carried out through semi-structured interviews with three teachers from the municipal school system in Curitiba and the metropolitan region of Paraná. The analysis of the objective and subjective impacts of the pandemic period on teaching activity was undertaken using the method of historical-dialectical materialism. From the interviews carried out, categories of analysis related to changes in the structure of this activity during the pandemic period and their effects on educational processes and on the conscience of the interviewed teachers were selected. It was concluded that there were significant impacts of the pandemic period on teaching activity, with the intensification and precariousness of work, in addition to the expansion of alienation in the work process that was expressed in the plane of consciousness through the distance between meaning and sense of the teaching activity, resulting in psychological distress. The results obtained show that the measures adopted by the Brazilian government during the pandemic highlighted the class struggle of capitalist society, applying the logic of sacrificing life in the name of the economy in a context of public health emergency and making the humanization of individuals unfeasible, teachers and students alike, through poor quality education.1 recurso online : PDF.application/pdfTeletrabalhoEnsino à distânciaCOVID-19 (doença)PandemiasPsicologia"A máquina não para" : impactos da pandemia da Covid-19 sobre a atividade docente na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CAROLINE BEVILACQUA.pdfapplication/pdf1854603https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80774/1/R%20-%20D%20-%20CAROLINE%20BEVILACQUA.pdf8fc17532ff11962ebca77cfbfb58ea37MD51open access1884/807742023-01-17 09:52:34.424open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80774Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-17T12:52:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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