Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/58122 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Marcos Aurelio Zanlorenzi |
id |
UFPR_86e8471a47f23535deca40d67f7adf2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58122 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Oliveira, Anderson Martins, 1990-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaZanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-2021-05-06T17:29:11Z2021-05-06T17:29:11Z2017https://hdl.handle.net/1884/58122Orientador: Prof. Dr. Marcos Aurelio ZanlorenziDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 22/02/2017Inclui referências: p.105-107Resumo: Com a presente pesquisa tive como objetivo constituir fontes orais a partir de entrevistas com cinco professores que participaram do processo de organização, elaboração, construção, formação continuada, e implementação da Proposta Pedagógica das Escolas das Ilhas do Litoral Paranaense entre os anos de 2009 e 2016. As escolas das ilhas do litoral paranaense - devido às características geográficas e históricas dessa região, bem como dos modos de vida de suas populações - apresentam uma realidade diversa da realidade das escolas do continente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a perspectiva metodológica da História Oral em sua vertente temática. As reflexões dos professores colaboradores foram organizadas em texto, passando por duas etapas de elaboração: transcrições, textualizações. A pesquisa permite ampliar a compreensão sobre as políticas públicas educacionais, com particular interesse sobre as Escolas das Ilhas do Litoral do Paraná. Por fim, nas reflexões aponto para algumas singularidades nos relatos, destacando possíveis entendimentos para a ideia da experiência quanto ao processo de criação dessa proposta como um todo. De modo geral as entrevistas mostram que a proposta foi criada a fim de contribuir positivamente para a formação daqueles que estão inseridos no contexto ilhéu. Palavras-chave: Currículo. Educação Matemática. História Oral. Interculturalidade. Litoral Paranaense.Abstract: With the present research, I had as objective to constitute oral sources from interviews with five teachers who participated in the process of organization, elaboration, construction, continuous formation, and implementation of the Pedagogical Proposal of the Schools of the Litoral Islands of Paraná between the years of 2009 and 2016 The schools of the islands of the paranaense coast - due to the geographical and historical characteristics of this region, as well as the way of life of their populations - present a reality different from the reality of the schools of the continent. It is a qualitative research that uses the methodological perspective of Oral History in its thematic aspect. The reflections of the collaborating professors were organized in text, going through two stages of elaboration: transcriptions, textualizations. The research allows to broaden the understanding of educational public policies, with particular interest in the Schools of the Islands of the Coast of Paraná. Finally, in the reflections I point to some singularities in the reports, highlighting possible understandings for the idea of experience regarding the process of creating this proposal as a whole. In general the interviews show that the proposal was created in order to contribute positively to the formation of those who are inserted in the in the context of the islands. Keywords: Curriculum. Mathematics Education. Oral History. Interculturality. Litoral Paranaense.278 p. : il.application/pdfCurrículosHistoria oralMatemáticaProposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDERSON MARTINS OLIVEIRA.pdfapplication/pdf3723967https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58122/1/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20MARTINS%20OLIVEIRA.pdfde24e214ade9b1ff21035de7e19c3eb1MD51open access1884/581222021-05-06 14:29:11.223open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58122Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T17:29:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção |
title |
Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção |
spellingShingle |
Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção Oliveira, Anderson Martins, 1990- Currículos Historia oral Matemática |
title_short |
Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção |
title_full |
Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção |
title_fullStr |
Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção |
title_full_unstemmed |
Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção |
title_sort |
Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção |
author |
Oliveira, Anderson Martins, 1990- |
author_facet |
Oliveira, Anderson Martins, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Anderson Martins, 1990- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964- |
contributor_str_mv |
Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos Historia oral Matemática |
topic |
Currículos Historia oral Matemática |
description |
Orientador: Prof. Dr. Marcos Aurelio Zanlorenzi |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-06T17:29:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-06T17:29:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/58122 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/58122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
278 p. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58122/1/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20MARTINS%20OLIVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
de24e214ade9b1ff21035de7e19c3eb1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860237240565760 |