Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anderson Martins, 1990-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58122
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcos Aurelio Zanlorenzi
id UFPR_86e8471a47f23535deca40d67f7adf2e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58122
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Oliveira, Anderson Martins, 1990-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaZanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-2021-05-06T17:29:11Z2021-05-06T17:29:11Z2017https://hdl.handle.net/1884/58122Orientador: Prof. Dr. Marcos Aurelio ZanlorenziDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 22/02/2017Inclui referências: p.105-107Resumo: Com a presente pesquisa tive como objetivo constituir fontes orais a partir de entrevistas com cinco professores que participaram do processo de organização, elaboração, construção, formação continuada, e implementação da Proposta Pedagógica das Escolas das Ilhas do Litoral Paranaense entre os anos de 2009 e 2016. As escolas das ilhas do litoral paranaense - devido às características geográficas e históricas dessa região, bem como dos modos de vida de suas populações - apresentam uma realidade diversa da realidade das escolas do continente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a perspectiva metodológica da História Oral em sua vertente temática. As reflexões dos professores colaboradores foram organizadas em texto, passando por duas etapas de elaboração: transcrições, textualizações. A pesquisa permite ampliar a compreensão sobre as políticas públicas educacionais, com particular interesse sobre as Escolas das Ilhas do Litoral do Paraná. Por fim, nas reflexões aponto para algumas singularidades nos relatos, destacando possíveis entendimentos para a ideia da experiência quanto ao processo de criação dessa proposta como um todo. De modo geral as entrevistas mostram que a proposta foi criada a fim de contribuir positivamente para a formação daqueles que estão inseridos no contexto ilhéu. Palavras-chave: Currículo. Educação Matemática. História Oral. Interculturalidade. Litoral Paranaense.Abstract: With the present research, I had as objective to constitute oral sources from interviews with five teachers who participated in the process of organization, elaboration, construction, continuous formation, and implementation of the Pedagogical Proposal of the Schools of the Litoral Islands of Paraná between the years of 2009 and 2016 The schools of the islands of the paranaense coast - due to the geographical and historical characteristics of this region, as well as the way of life of their populations - present a reality different from the reality of the schools of the continent. It is a qualitative research that uses the methodological perspective of Oral History in its thematic aspect. The reflections of the collaborating professors were organized in text, going through two stages of elaboration: transcriptions, textualizations. The research allows to broaden the understanding of educational public policies, with particular interest in the Schools of the Islands of the Coast of Paraná. Finally, in the reflections I point to some singularities in the reports, highlighting possible understandings for the idea of experience regarding the process of creating this proposal as a whole. In general the interviews show that the proposal was created in order to contribute positively to the formation of those who are inserted in the in the context of the islands. Keywords: Curriculum. Mathematics Education. Oral History. Interculturality. Litoral Paranaense.278 p. : il.application/pdfCurrículosHistoria oralMatemáticaProposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDERSON MARTINS OLIVEIRA.pdfapplication/pdf3723967https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58122/1/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20MARTINS%20OLIVEIRA.pdfde24e214ade9b1ff21035de7e19c3eb1MD51open access1884/581222021-05-06 14:29:11.223open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58122Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T17:29:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção
title Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção
spellingShingle Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção
Oliveira, Anderson Martins, 1990-
Currículos
Historia oral
Matemática
title_short Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção
title_full Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção
title_fullStr Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção
title_full_unstemmed Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção
title_sort Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção
author Oliveira, Anderson Martins, 1990-
author_facet Oliveira, Anderson Martins, 1990-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Anderson Martins, 1990-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-
contributor_str_mv Zanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Historia oral
Matemática
topic Currículos
Historia oral
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Marcos Aurelio Zanlorenzi
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T17:29:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06T17:29:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58122
url https://hdl.handle.net/1884/58122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 278 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58122/1/R%20-%20D%20-%20ANDERSON%20MARTINS%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv de24e214ade9b1ff21035de7e19c3eb1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860237240565760