Sociologia no ensino médio : o LARP como ferramenta pedagógica na aprendizagem de perspectivas clássicas sobre trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Camila Mariane de, 1991-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68840
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Maria Aparecida da Cruz Bridi
id UFPR_874568599f837c91fb221958297fa6a9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68840
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Camila Mariane de, 1991-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede NacionalBridi, Maria Aparecida da Cruz, 1964-2020-10-28T21:18:30Z2020-10-28T21:18:30Z2020https://hdl.handle.net/1884/68840Orientadora: Profª. Drª. Maria Aparecida da Cruz BridiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 27/05/2020Inclui referências: p. 110-113Resumo: Após 10 (dez) anos da obrigatoriedade do ensino de Sociologia na Educação Básica, um contexto social e político adverso e com retrocessos estruturais, entendemos a pertinência em desenvolver pesquisas sobre práticas e materiais didáticos como forma de contribuir na manutenção da disciplina no currículo das escolas brasileiras e demarcar o compromisso com uma sociedade democrática e civilizada. Neste sentido, esta investigação, como conclusão do Mestrado Profissional em Sociologia, tem como objetivo central analisar limites e potencialidades dos usos e apropriações de jogos pedagógicos, a saber, LARPs (RPGs ao vivo), os quais são formas de jogar RPG (Jogo de interpretação de personagens) nas aulas de Sociologia em uma escola pública do município de Pinhais-PR. Para alcançar este propósito, adotamos metodologia qualitativa através de técnicas de observação participante, questionário e relatos de experiências sociais e de aprendizagem proporcionadas na realidade escolar. Situada em propostas de metodologias ativas de ensino, ações didáticas, jogos e atividades desenvolvidas sobre divisão do trabalho conforme a Sociologia Clássica são apresentadas, testadas em turmas de segundo ano do Ensino Médio e, posteriormente, discutidas a partir de teorias sociológicas e pedagógicas. Os sujeitos participantes da pesquisa, quais sejam estudantes e docente, formularam múltiplos significados e sentidos, ao longo do processo educativo, a respeito de suas próprias ações e comportamentos e dos outros, em nível individual e coletivo. Devido a diferentes motivos, as estratégias didáticas possibilitaram produções de sentidos e de aprendizagem como engajamento e desinteresse, apropriação e dificuldade, curiosidade e apatia, produzindo efeitos diversificados e modificando relações de aprendizagem em sala de aula. Em outras palavras, analisamos os alcances e os limites das práticas de ensino propostas neste estudo. Palavras-chave: Ensino de Sociologia 1.LARP 2. Material pedagógico 3. Divisão do trabalho 4. Ensino Médio 5.Abstract: After 10 (ten) years of compulsory teaching of Sociology in Basic Education, an adverse social and political context and with structural setbacks, we understand the relevance of developing research on practices and teaching materials as a way to contribute to maintaining discipline in the school curriculum and demarcate the commitment to a democratic and civilized society. In this sense, this investigation, as a conclusion of the Professional Master in Sociology, has the central objective of analyzing limits and potentialities of the uses and appropriations of pedagogical games, namely, LARPs (live RPGs), which are ways of playing RPG (Game of Games character interpretation) in Sociology classes at a public school in the municipality of Pinhais-PR. To achieve this purpose, we adopted a qualitative methodology through participant observation techniques, questionnaires and ethnographic reports of social and learning experiences provided in the school reality. Situated in proposals for active teaching methodologies, didactic actions, games and activities developed on division of labor according to Classical Sociology, they are presented, tested in second year classes of High School and, later, discussed from sociological and pedagogical theories. The subjects participating in the research, who are students and teachers, formulated multiple meanings and senses, throughout the educational process, regarding their own actions and behaviors and that of others, at the individual and collective level. Due to different reasons, the didactic strategies enabled the production of meanings and learning as engagement and disinterest, appropriation and difficulty, curiosity and apathy, producing diverse effects and modifying learning relationships in the classroom. In other word, we analyze the scope and limits of the teaching practices proposed in this study. Keywords: Sociology Teaching. LARP. Pedagogical Material. Division of labor. High School.126 p. : il. (algumas color.).application/pdfSociologia (Ensino médio)Sociologia - Estudo e ensinoMaterial didáticoJogos educativosJogos de fantasiaEnsino - MetodologiaSociologiaSociologia no ensino médio : o LARP como ferramenta pedagógica na aprendizagem de perspectivas clássicas sobre trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CAMILA MARIANE DE SOUZA.pdfapplication/pdf4254151https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68840/1/R%20-%20D%20-%20CAMILA%20MARIANE%20DE%20SOUZA.pdf78844655ac2e3605f0d739f7da02703eMD51open access1884/688402020-10-28 18:18:30.562open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68840Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-28T21:18:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sociologia no ensino médio : o LARP como ferramenta pedagógica na aprendizagem de perspectivas clássicas sobre trabalho
title Sociologia no ensino médio : o LARP como ferramenta pedagógica na aprendizagem de perspectivas clássicas sobre trabalho
spellingShingle Sociologia no ensino médio : o LARP como ferramenta pedagógica na aprendizagem de perspectivas clássicas sobre trabalho
Souza, Camila Mariane de, 1991-
Sociologia (Ensino médio)
Sociologia - Estudo e ensino
Material didático
Jogos educativos
Jogos de fantasia
Ensino - Metodologia
Sociologia
title_short Sociologia no ensino médio : o LARP como ferramenta pedagógica na aprendizagem de perspectivas clássicas sobre trabalho
title_full Sociologia no ensino médio : o LARP como ferramenta pedagógica na aprendizagem de perspectivas clássicas sobre trabalho
title_fullStr Sociologia no ensino médio : o LARP como ferramenta pedagógica na aprendizagem de perspectivas clássicas sobre trabalho
title_full_unstemmed Sociologia no ensino médio : o LARP como ferramenta pedagógica na aprendizagem de perspectivas clássicas sobre trabalho
title_sort Sociologia no ensino médio : o LARP como ferramenta pedagógica na aprendizagem de perspectivas clássicas sobre trabalho
author Souza, Camila Mariane de, 1991-
author_facet Souza, Camila Mariane de, 1991-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Camila Mariane de, 1991-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bridi, Maria Aparecida da Cruz, 1964-
contributor_str_mv Bridi, Maria Aparecida da Cruz, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia (Ensino médio)
Sociologia - Estudo e ensino
Material didático
Jogos educativos
Jogos de fantasia
Ensino - Metodologia
Sociologia
topic Sociologia (Ensino médio)
Sociologia - Estudo e ensino
Material didático
Jogos educativos
Jogos de fantasia
Ensino - Metodologia
Sociologia
description Orientadora: Profª. Drª. Maria Aparecida da Cruz Bridi
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-28T21:18:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-28T21:18:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68840
url https://hdl.handle.net/1884/68840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68840/1/R%20-%20D%20-%20CAMILA%20MARIANE%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 78844655ac2e3605f0d739f7da02703e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860603848949760