O desenvolvimento da dimensão ambiental pelos professores de geografia de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas municipais de Araucária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Helena
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/28204
Resumo: Orientador : Sonia Maria Marchiorato Carneiro
id UFPR_87db77b5edb4afc2d34bf9a4d9ab0a08
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28204
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCarneiro, Sônia Maria Marchiorato, 1953-Rodrigues, Maria Helena2022-12-14T15:53:22Z2022-12-14T15:53:22Z2003https://hdl.handle.net/1884/28204Orientador : Sonia Maria Marchiorato CarneiroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e ArtesResumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar o processo educativo quanto à relação Educação Ambiental educação geográfica no ensino fundamental. Na Introdução, são focalizadas as questões ambiental e educacional no contexto do ambientalismo. Destacam-se as principais conferências e encontros sobre Educação Ambiental em nível mundial. São também enfocados dispositivos e diretrizes de Educação Ambiental sob os aspectos legal e curricular no Brasil. O Capítulo I estabelece, inicialmente, contextualização do problema em estudo no sentido de mostrar iniciativas em Educação Ambiental no Paraná, bem como reforçar a necessidade de ensino dessa dimensão no processo educativo no município de Araucária. No Capítulo II é tratado o referencial teórico do estudo, primeiramente na perspectiva de uma reflexão sobre as questões teóricometodológicas da Educação Ambiental. Numa segunda parte, destaca-se a Educação Ambiental em conexão com a educação geográfica, partindo das próprias relações entre Geografia, enquanto ciência, com a questão ambiental. O Capítulo III apresenta a metodologia da pesquisa de campo, que se caracteriza como diagnóstico-qualitativa quanto ao desenvolvimento da dimensão ambiental pelos professores de Geografia de 5a. a 8a. séries do ensino fundamental em escolas municipais de Araucária. No tratamento dos dados foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. O Capítulo IV traz a análise interpretativa dos dados de campo com base no referencial teórico do estudo. E, finalmente, o Capítulo V apresenta as considerações finais do trabalho em termos de síntese dos resultados da análise e as considerações indicativas para o desenvolvimento da Educação Ambiental na disciplina de Geografia nas escolas dê 5a. - 8a. séries do ensino fundamental. Palavras-chave: dimensão ambiental da educação geográfica, tema transversal meio ambiente, ensino fundamental de 5a. - 8a. Séries, Educação Ambiental.Abstract: This dissertation aims at an evaluation of the educational process in terms of the existing relation between Environmental Education an georaphy education in elementary school. In the introductory part, education en environment are focused, on an environmetalism basis. The main conferences and encounters on Environmental Education taking place around the world are highlighted. The devices and aims of Environmental Education are also observed, under its legal and curricular aspects in Brazil. Chapter I establishes an initial contextualization of the estudy problem, with the purpose of showing efforts on Evironmental Education in Paraná, as well as enhancing the need of such dimension in the educational process, focusing at the couty of Araucária. In chapter II, the theoretical reference of the estudy is set, first on the perspective of a consideration on the teheoretical-methodological issues of Environmental Education. In a second part, one highlights the Environmental Education in relation to geography education, based on the relationship between Geography as a science and the environmental issue. Chapter III presents the methology of the field work, which is characterized as a qualitative diagnostic one, in relation to the developmentof the environmental dimension by Geography teachers from 5th to 6th grades of elementary education in couty school of Araucária. In order to deal with data, the content analisys technique was used. Chapter IV brings the i interpretation of field data, having as a basis the theory used in the estudy. Finally, chapter V presents the final consideration of the work, in terms of a synthesis of the results in connection to the objectives and hypotesis, as well as it indicates directions to the development of Environmental Education in the Geography classes in school dealing with 5t h to 8t h grades of elementary education. Key words: environmental dimension of geography education, environment, Elementary School from 5t h to 8t h grades, Environmental Education.xiv, 123 f. : tabs.application/pdfEducação ambientalGeografia - Estudo e ensinoEnsino fundamentalEducaçãoO desenvolvimento da dimensão ambiental pelos professores de geografia de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas municipais de Araucáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARIA HELENA RODRIGUES.pdfapplication/pdf5589876https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28204/1/D%20-%20MARIA%20HELENA%20RODRIGUES.pdfd7a30fad3d9b5745051af3d49923a66eMD51open accessTEXTD - MARIA HELENA RODRIGUES.pdf.txtExtracted Texttext/plain273862https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28204/2/D%20-%20MARIA%20HELENA%20RODRIGUES.pdf.txt8fe25dcd161cf147f9becfb2d9a34d4eMD52open accessTHUMBNAILD - MARIA HELENA RODRIGUES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28204/3/D%20-%20MARIA%20HELENA%20RODRIGUES.pdf.jpg17e86208d70152da0c32becf80536d60MD53open access1884/282042022-12-14 12:53:22.086open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28204Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-14T15:53:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento da dimensão ambiental pelos professores de geografia de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas municipais de Araucária
title O desenvolvimento da dimensão ambiental pelos professores de geografia de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas municipais de Araucária
spellingShingle O desenvolvimento da dimensão ambiental pelos professores de geografia de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas municipais de Araucária
Rodrigues, Maria Helena
Educação ambiental
Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Educação
title_short O desenvolvimento da dimensão ambiental pelos professores de geografia de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas municipais de Araucária
title_full O desenvolvimento da dimensão ambiental pelos professores de geografia de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas municipais de Araucária
title_fullStr O desenvolvimento da dimensão ambiental pelos professores de geografia de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas municipais de Araucária
title_full_unstemmed O desenvolvimento da dimensão ambiental pelos professores de geografia de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas municipais de Araucária
title_sort O desenvolvimento da dimensão ambiental pelos professores de geografia de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas municipais de Araucária
author Rodrigues, Maria Helena
author_facet Rodrigues, Maria Helena
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carneiro, Sônia Maria Marchiorato, 1953-
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Helena
contributor_str_mv Carneiro, Sônia Maria Marchiorato, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Educação
topic Educação ambiental
Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Educação
description Orientador : Sonia Maria Marchiorato Carneiro
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-14T15:53:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-14T15:53:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/28204
url https://hdl.handle.net/1884/28204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiv, 123 f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28204/1/D%20-%20MARIA%20HELENA%20RODRIGUES.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28204/2/D%20-%20MARIA%20HELENA%20RODRIGUES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28204/3/D%20-%20MARIA%20HELENA%20RODRIGUES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d7a30fad3d9b5745051af3d49923a66e
8fe25dcd161cf147f9becfb2d9a34d4e
17e86208d70152da0c32becf80536d60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860540636594176