A constituição da identidade do empreendedor em educação sob a perspectiva do interacionismo simbólico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Momm, Raquel A.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/45467
Resumo: Orientadora : Prof. Jane Mendes Ferreira
id UFPR_896e0338e655b5de30defee3f4fcc507
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45467
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoFerreira, Jane Mendes, 1967-Momm, Raquel A.2022-12-13T19:13:20Z2022-12-13T19:13:20Z2015https://hdl.handle.net/1884/45467Orientadora : Prof. Jane Mendes FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 05/12/2016Inclui referências : f.112-118Resumo: O campo de estudos em empreendedorismo é um campo jovem, com conceitos construídos a partir da contribuição de diferentes áreas tais como a economia, a psicologia e a sociologia. Dada a contribuição que o empreendedorismo tem dado às sociedades atuais, no campo da economia, das oportunidades sociais e da realização humana, emerge a necessidade de os estudos acadêmicos trazerem sua contribuição prática para a compreensão de como emerge a figura do empreendedor, este compreendido como o motor impulsionador de todo o processo empreendedor. Dentre as possiblidades de estudo da constituição da identidade do empreendedor, o Interacionismo Simbólico surge como uma alternativa que permite uma melhor compreensão da temática dentro do próprio contexto onde o indivíduo está inserido. Sendo a educação privada a nível de educação básica, uma área dominada por perspectivas teóricas humanistas e dissociadas das lógicas empresariais e financeiras, o estudo da constituição da identidade do empreendedor em educação apresenta elementos enriquecedores na condução deste estudo. A partir da compreensão que o indivíduo tem uma identidade, ou um Self, este composto por uma parte mais estável e de difícil acesso, o I e outra mais visível, e observável empiricamente, o Me, este trabalho visou investigar como se dá a constituição da identidade do empreendedor em educação sob a perspectiva do Interacionismo Simbólico. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de uma pesquisa exploratória, de campo, de natureza qualitativa, de corte transversal com análise longitudinal com delineamento de estudo qualitativo básico realizada com empreendedores experts do setor de educação privada. A partir dos resultados da pesquisa pode-se denotar que a constituição da identidade do empreendedor em educação na perspectiva do Interacionismo Simbólico ocorre a partir dos significados atribuídos pelo indivíduo às interações que vivencia no decorrer de sua carreira de formação e profissional, de forma que os conteúdos que compõem o papel de empreendedor em educação passam a constituir o Me compreendido como a parte mais visível de seu Self. Palavras-chave: Empreendedorismo. Identidade do Empreendedor. Educação Privada. Interacionismo Simbólico.Abstract: The field of study in entrepreneurship is a young field, with concepts built from the contribution of different areas such as economics, psychology and sociology. Given the contribution that entrepreneurship has given current companies in the field of economy, social opportunities and human achievement, emerges the necessity of academic studies to bring their contribution to the understanding of how emerges the figure of the entrepreneur, this understood as the is driving force the process entrepreneur. One of the possibilities of studying the Constitution of identity of the entrepreneur, the symbolic interactionism is an alternative that allows a better understanding of the subject within the context where the individual is inserted. Being the private education at the level of basic education, an area dominated by theoretical perspectives humanists and the financial and business logic separated, the study of the Constitution of identity of the entrepreneur in education presents rich elements in the conduct of this study. From the understanding that the individual has an identity, or Self, this compound by a most stable and difficult to access, I and other more visible, and empirically observable, the Me this work aims to investigate how the Constitution of identity of the entrepreneur in education under the perspective of symbolic interactionism. The methodological procedures used were from an exploratory, field, qualitative, transversal cutting with longitudinal analysis with a basic qualitative study carried out with private entrepreneurs' expert entrepreneurs. From the results of the research can be denoted that the constitution of the identity of the entrepreneur in education in the perspective of Symbolic Interactionism occurs from the meanings attributed by the individual to the interactions that he experiences in the course of his training and professional career, so that the contents that make up the role of entrepreneur in education become the Me understood as the most visible part of his Self. Keywords: Entrepreneurship. Identity of the Entrepreneur. Private Education. Symbolic Interactionism.125f. : il., alguma color.application/pdfDisponível em formato digitalAdministraçãoEmpreendedorismoEducaçãoInteracionismo simbólicoA constituição da identidade do empreendedor em educação sob a perspectiva do interacionismo simbólicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAQUEL ADRIANO MOMM MACIEL DE CAMARGO.pdfapplication/pdf1715000https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45467/1/R%20-%20D%20-%20RAQUEL%20ADRIANO%20MOMM%20MACIEL%20DE%20CAMARGO.pdf991d7b9cdb8857a1b13dae1cd88ef5d9MD51open access1884/454672022-12-13 16:13:20.405open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45467Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-13T19:13:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A constituição da identidade do empreendedor em educação sob a perspectiva do interacionismo simbólico
title A constituição da identidade do empreendedor em educação sob a perspectiva do interacionismo simbólico
spellingShingle A constituição da identidade do empreendedor em educação sob a perspectiva do interacionismo simbólico
Momm, Raquel A.
Administração
Empreendedorismo
Educação
Interacionismo simbólico
title_short A constituição da identidade do empreendedor em educação sob a perspectiva do interacionismo simbólico
title_full A constituição da identidade do empreendedor em educação sob a perspectiva do interacionismo simbólico
title_fullStr A constituição da identidade do empreendedor em educação sob a perspectiva do interacionismo simbólico
title_full_unstemmed A constituição da identidade do empreendedor em educação sob a perspectiva do interacionismo simbólico
title_sort A constituição da identidade do empreendedor em educação sob a perspectiva do interacionismo simbólico
author Momm, Raquel A.
author_facet Momm, Raquel A.
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Jane Mendes, 1967-
dc.contributor.author.fl_str_mv Momm, Raquel A.
contributor_str_mv Ferreira, Jane Mendes, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Empreendedorismo
Educação
Interacionismo simbólico
topic Administração
Empreendedorismo
Educação
Interacionismo simbólico
description Orientadora : Prof. Jane Mendes Ferreira
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-13T19:13:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-13T19:13:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/45467
url https://hdl.handle.net/1884/45467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125f. : il., alguma color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45467/1/R%20-%20D%20-%20RAQUEL%20ADRIANO%20MOMM%20MACIEL%20DE%20CAMARGO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 991d7b9cdb8857a1b13dae1cd88ef5d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898715536031744