Estágio supervisionado em ciências e biologia : consequências formativas do ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Myllena Aparecida de Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/89933
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Tiago Venturi
id UFPR_8acd8fb57c4626ffd4103e21a9e7ec7d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/89933
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias EducativasVenturi, TiagoSantos, Myllena Aparecida de Souza2024-09-24T21:09:30Z2024-09-24T21:09:30Z2024https://hdl.handle.net/1884/89933Orientador: Prof. Dr. Tiago VenturiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas. Defesa : Palotina, 27/03/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias EducativasResumo: Em decorrência da pandemia de Covid-19 e da necessidade de distanciamento social, o Estágio Supervisionado na modalidade remota, em 2020, fez com que a formação dos acadêmicos perante as articulações teóricas e práticas no estágio mudassem. Deste modo, e para responder às minhas inquietações, considera-se pertinente o seguinte objetivo para este trabalho: investigar as consequências formativas do Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia na modalidade remota para licenciados do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, vivenciado durante a pandemia de Covid-19. Para tanto, e para responder aos objetivos desta pesquisa, o estudo, encontra-se delimitado no formato de três artigos interdependentes, os quais constituem-se três capítulos: no capítulo um, apresenta-se um ensaio teórico que discute as relações entre a formação de professores, conhecimentos profissionais docentes e o estágio supervisionado. No capítulo dois, é apresentado o estado atual do conhecimento das publicações no campo da Educação em Ciências sobre os Estágios Supervisionados em Ciências e Biologia realizados de forma remota durante a pandemia de Covid-19. No capítulo três, foram realizadas entrevistas que buscaram analisar, por meio de análise textual discursiva, os conhecimentos mobilizados, potencialidades e deficiências do estágio remoto, a partir da percepção de licenciandos em Ciências Biológicas da UFPR - Setor Palotina. Foi possível identificar a complexidade do processo formativo em período remoto, demonstrado a partir das entrevistas realizadas que abordaram aspectos relacionados a vivência do(a) acadêmico durante o estágio remoto, suas principais dificuldades, potencialidades e consequências no processo de formação. As consequências formativas inserem-se na ausência de interações estagiário e alunos, mas também em aprendizagens acerca de ferramentas tecnológicas, métodos e estratégias de ensino além do processo de pesquisa no e sobre o contexto escolar, potencializado pela vivência remota.Abstract: Due to the Covid-19 pandemic and the need for social distancing, the Supervised Internship in remote mode, in 2020, caused the training of academics regarding the theoretical and practical articulations in the internship to change. Therefore, and to answer my concerns, the following objective for this work is considered pertinent: to investigate the formative consequences of the Supervised Internship in Sciences and Biology in the remote modality for graduates of the degree course in Biological Sciences at the Federal University of Paraná, Palotina Sector, experienced during the Covid-19 pandemic. To this end, and to respond to the objectives of this research, the study is delimited in the format of three interdependent articles, which are characteristic of three chapters: in chapter one, a theoretical essay is presented that discusses the relationships between training of teachers, professional teaching knowledge and supervised internship. In chapter two, the current state of knowledge of publications in the field of Science Education on Supervised Internships in Science and Biology carried out remotely during the Covid-19 pandemic is presented. In chapter three, interviews were carried out that sought to analyze, through discursive textual analysis, the knowledge mobilized, potentialities and deficiencies of the remote internship, based on the perception of graduates in Biological Sciences from UFPR - Setor Palotina. It was possible to identify the complexity of the training process in a remote period, demonstrated from the interviews carried out that addressed aspects related to the academic's experience during the remote internship, its main difficulties, potentialities and consequences in the training process. The training consequences include the absence of interactions between interns and students, but also in learning about technological tools, teaching methods and strategies in addition to the research process in and about the school context, enhanced by the remote experience. Keywords: training of science and biology teachers; emergency remote teaching; teaching science and biology; COVID-19.1 recurso online : PDF.application/pdfCOVID-19, Pandemia de, 2020-Ensino à distânciaProfessores - FormaçãoEnsino de Ciências e MatemáticaEstágio supervisionado em ciências e biologia : consequências formativas do ensino remoto emergencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MYLLENA APARECIDA DE SOUZA SANTOS.pdfapplication/pdf2552491https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/89933/1/R%20-%20D%20-%20MYLLENA%20APARECIDA%20DE%20SOUZA%20SANTOS.pdf54f03112fdde3e0778757374a4c691a5MD51open access1884/899332024-09-24 18:09:30.803open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/89933Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-09-24T21:09:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estágio supervisionado em ciências e biologia : consequências formativas do ensino remoto emergencial
title Estágio supervisionado em ciências e biologia : consequências formativas do ensino remoto emergencial
spellingShingle Estágio supervisionado em ciências e biologia : consequências formativas do ensino remoto emergencial
Santos, Myllena Aparecida de Souza
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Ensino à distância
Professores - Formação
Ensino de Ciências e Matemática
title_short Estágio supervisionado em ciências e biologia : consequências formativas do ensino remoto emergencial
title_full Estágio supervisionado em ciências e biologia : consequências formativas do ensino remoto emergencial
title_fullStr Estágio supervisionado em ciências e biologia : consequências formativas do ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed Estágio supervisionado em ciências e biologia : consequências formativas do ensino remoto emergencial
title_sort Estágio supervisionado em ciências e biologia : consequências formativas do ensino remoto emergencial
author Santos, Myllena Aparecida de Souza
author_facet Santos, Myllena Aparecida de Souza
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Venturi, Tiago
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Myllena Aparecida de Souza
contributor_str_mv Venturi, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19, Pandemia de, 2020-
Ensino à distância
Professores - Formação
Ensino de Ciências e Matemática
topic COVID-19, Pandemia de, 2020-
Ensino à distância
Professores - Formação
Ensino de Ciências e Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Tiago Venturi
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-24T21:09:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-09-24T21:09:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/89933
url https://hdl.handle.net/1884/89933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/89933/1/R%20-%20D%20-%20MYLLENA%20APARECIDA%20DE%20SOUZA%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 54f03112fdde3e0778757374a4c691a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898666423877632