O território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais, e a educação como possibilidades de mudança : um estudo de caso do Jardim União da Vitória - Londrina - Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Elisabeth Aparecida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53666
Resumo: Orientadora : Profª. Dra. Lilian Costa Castex
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spelling Alves, Elisabeth AparecidaCastex, Lilian CostaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-06-30T12:26:49Z2021-06-30T12:26:49Z2016https://hdl.handle.net/1884/53666Orientadora : Profª. Dra. Lilian Costa CastexMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : Este artigo é o trabalho de conclusão do curso de especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social, da UFPR e apresenta reflexões resultantes de investigação no contexto escolar a respeito do território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais e o papel da educação como uma possibilidade de mudança da sua realidade social, a fim melhorar a qualidade de vida dos alunos do Colégio Tiago Terra, localizado no Jardim União da Vitória - Zona Sul - Londrina - Paraná. O método é a pesquisa qualitativa e os questionários com instrumento de investigação. Os professores efetivos do colégio são sujeitos da investigação. O objetivo geral da pesquisa: Qual o conhecimento dos professores a respeito de significado de território e pobreza e quais as possibilidades de mudança da realidade social, a partir da educação, para os alunos da instituição escolar, na perspectiva dos professores da escola. Na investigação foram obtidos 80% de respostas, de um total de 10(dez) questionários. A seleção dos professores respondentes do Colégio Tiago Terra foi aleatória. A fundamentação teórica pauta-se nos referenciais de autores Arroyo (2015; 2016), Pinzani e Rego (2014), Mendonça (2016) e Leite (2016). O resultado da pesquisa apresenta: que os professores acreditam na educação básica como possibilidade de mudança elencando ações pedagógicas a serem desenvolvidas na escola, qualificação do espaço físico da escola, adequação de mobiliário, instalações tecnológicas adequadas, a qualificação profissional e o maior envolvimento da família como fatores relevantes para propiciar a mudança da realidade social.1 arquico (19 p.).application/pdfProfessores de ensino fundamentalEducação básicaExclusão socialO território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais, e a educação como possibilidades de mudança : um estudo de caso do Jardim União da Vitória - Londrina - Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ELISABETH APARECIDA ALVES.pdfapplication/pdf817558https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53666/1/R%20-%20E%20-%20ELISABETH%20APARECIDA%20ALVES.pdf5bc576fb8e1816c95425bd1718acbba3MD51open access1884/536662021-06-30 09:26:49.62open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53666Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-30T12:26:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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