O território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais, e a educação como possibilidades de mudança : um estudo de caso do Jardim União da Vitória - Londrina - Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53666 |
Resumo: | Orientadora : Profª. Dra. Lilian Costa Castex |
id |
UFPR_8bda2b442f7d9670214658b34c03e46f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53666 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Alves, Elisabeth AparecidaCastex, Lilian CostaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-06-30T12:26:49Z2021-06-30T12:26:49Z2016https://hdl.handle.net/1884/53666Orientadora : Profª. Dra. Lilian Costa CastexMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : Este artigo é o trabalho de conclusão do curso de especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social, da UFPR e apresenta reflexões resultantes de investigação no contexto escolar a respeito do território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais e o papel da educação como uma possibilidade de mudança da sua realidade social, a fim melhorar a qualidade de vida dos alunos do Colégio Tiago Terra, localizado no Jardim União da Vitória - Zona Sul - Londrina - Paraná. O método é a pesquisa qualitativa e os questionários com instrumento de investigação. Os professores efetivos do colégio são sujeitos da investigação. O objetivo geral da pesquisa: Qual o conhecimento dos professores a respeito de significado de território e pobreza e quais as possibilidades de mudança da realidade social, a partir da educação, para os alunos da instituição escolar, na perspectiva dos professores da escola. Na investigação foram obtidos 80% de respostas, de um total de 10(dez) questionários. A seleção dos professores respondentes do Colégio Tiago Terra foi aleatória. A fundamentação teórica pauta-se nos referenciais de autores Arroyo (2015; 2016), Pinzani e Rego (2014), Mendonça (2016) e Leite (2016). O resultado da pesquisa apresenta: que os professores acreditam na educação básica como possibilidade de mudança elencando ações pedagógicas a serem desenvolvidas na escola, qualificação do espaço físico da escola, adequação de mobiliário, instalações tecnológicas adequadas, a qualificação profissional e o maior envolvimento da família como fatores relevantes para propiciar a mudança da realidade social.1 arquico (19 p.).application/pdfProfessores de ensino fundamentalEducação básicaExclusão socialO território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais, e a educação como possibilidades de mudança : um estudo de caso do Jardim União da Vitória - Londrina - Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ELISABETH APARECIDA ALVES.pdfapplication/pdf817558https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53666/1/R%20-%20E%20-%20ELISABETH%20APARECIDA%20ALVES.pdf5bc576fb8e1816c95425bd1718acbba3MD51open access1884/536662021-06-30 09:26:49.62open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53666Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-30T12:26:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais, e a educação como possibilidades de mudança : um estudo de caso do Jardim União da Vitória - Londrina - Paraná |
title |
O território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais, e a educação como possibilidades de mudança : um estudo de caso do Jardim União da Vitória - Londrina - Paraná |
spellingShingle |
O território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais, e a educação como possibilidades de mudança : um estudo de caso do Jardim União da Vitória - Londrina - Paraná Alves, Elisabeth Aparecida Professores de ensino fundamental Educação básica Exclusão social |
title_short |
O território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais, e a educação como possibilidades de mudança : um estudo de caso do Jardim União da Vitória - Londrina - Paraná |
title_full |
O território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais, e a educação como possibilidades de mudança : um estudo de caso do Jardim União da Vitória - Londrina - Paraná |
title_fullStr |
O território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais, e a educação como possibilidades de mudança : um estudo de caso do Jardim União da Vitória - Londrina - Paraná |
title_full_unstemmed |
O território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais, e a educação como possibilidades de mudança : um estudo de caso do Jardim União da Vitória - Londrina - Paraná |
title_sort |
O território como reprodutor da pobreza e desigualdades sociais, e a educação como possibilidades de mudança : um estudo de caso do Jardim União da Vitória - Londrina - Paraná |
author |
Alves, Elisabeth Aparecida |
author_facet |
Alves, Elisabeth Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Castex, Lilian Costa Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Elisabeth Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de ensino fundamental Educação básica Exclusão social |
topic |
Professores de ensino fundamental Educação básica Exclusão social |
description |
Orientadora : Profª. Dra. Lilian Costa Castex |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-30T12:26:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-30T12:26:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53666 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquico (19 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53666/1/R%20-%20E%20-%20ELISABETH%20APARECIDA%20ALVES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5bc576fb8e1816c95425bd1718acbba3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860382888820736 |