Avaliação de crianças com transtorno do espectro autista após Caregivers Skills Training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Letícia P. S. (Letícia Pascelli Sant'Ana)
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76709
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Raffael Massuda
id UFPR_8d52e061391f72fd68702ef2a0c49cff
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76709
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Letícia P. S. (Letícia Pascelli Sant'Ana)Dória, Gustavo Manoel Schier, 1961-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Ciências da SaúdeMassuda, Raffael, 1981-2022-07-08T11:30:19Z2022-07-08T11:30:19Z2021https://hdl.handle.net/1884/76709Orientador: Prof. Dr. Raffael MassudaCoorientador: Prof. Dr. Gustavo Manoel Schier DóriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Ciências da Saúde. Defesa : Curitiba, 28/01/2022Inclui referênciasResumo: Os transtornos do neurodesenvolvimento (TND), em especial o Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm aumentado em prevalência, o que impacta na saúde individual, familiar e na sociedade. O tratamento precoce dessa condição, apesar de eficiente, é pouco acessível. Por este motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) idealizou o programa Caregivers Skills Training (CST), em que prepara profissionais da saúde para realizarem o treinamento de pais de crianças com TND para estimularem seus filhos. Esta pesquisa está inserida no projeto piloto do CST Brasil, quando o treinamento é realizado pelo facilitador, e objetiva avaliar a eficácia do programa CST quanto à diminuição dos sintomas de autismo e mal adaptados em crianças com TEA, além de analisar o perfil dos sintomas que modificam após o treinamento e caracterizar a amostra estudada quanto aos sintomas adaptativos. Trata-se de um ensaio clínico aberto, com cuidadores de crianças (2- 9 anos) com TEA, residentes em Curitiba. Cinco grupos de cuidadores (n=37) foram treinados por 11 profissionais da rede pública de saúde e educação quanto à estimulação de crianças com TND. O treinamento foi on-line em decorrência da pandemia do COVID-19, sendo aplicados os questionários Autism Treatment Evaluation Checklist (ATEC), Escala de Impressão Clínica global severidade e melhora (CGI-S/ CGI-I), Medidas de Comportamento Alvo e Questionário de capacidades e dificuldades (SDQ) pré e pós intervenção e Escala adaptativa Vineland 3. Das 37 famílias que iniciaram o treinamento, 28 o concluíram. Como resultado, observamos melhora dos sintomas de autismo, com diminuição média de 11,3 pontos (p<0,01) na ATEC total. Também constatada diminuição na gravidade dos sintomas também pela CGI-S (MD 4,42 para 3,89,p< 0.01) e melhora do quadro pela CGI-I. Houve melhora em 70% dos comportamentos alvo, sendo que 40,4% melhoraram significativamente. As crianças participantes apresentavam capacidade adaptativa abaixo da média populacional, em especial a capacidade de comunicação. Os sintomas com melhora mais expressiva pós treinamento foram de comunicação e sensório cognitivos. Nenhuma melhora significativa foi observada na SDQ. Concluímos que o CST é eficaz quanto a diminuição de sintomas de autismo em crianças com TEA e diminui a gravidade da doença. O programa também é eficaz quanto à diminuição de sintomas específicos relatados como disfuncionais pelos familiares, os comportamentos alvo.Abstract: The prevalence of neurodevelopmental disorders (ND), in particular Autism Spectrum Disorder (ASD) have increased, impacting on the health of not only individuals, but also of family and society. Early treatment of this condition, despite being efficient, is hardly accessible. Because of that, the World Health Organization (WHO) developed the Caregivers Skills Training (CST) program, which prepares health professionals to prepares health workers to carry out this parental training. This research is part of the CST Brazil pilot project, when training is carried out by the facilitator, and aims to assess the effectiveness of the CST program in reducing autism and maladaptive symptoms in children with ASD, in addition to analyzing the profile of symptoms that modify after training and characterize the studied sample regarding adaptive symptoms. This is an open clinical trial, with caregivers of children (2-9 years) with ND, residing in Curitiba. Five groups of caregivers (n=37) were trained by 11 professionals from the public health and education to perform the stimulation of children with ND. The training was conducted online due to the COVID-19 pandemic and the tools used were the Autism Treatment Evaluation Checklist (ATEC), Global Clinical Impression Scale, severity and improvement (CGI-S/ CGI-I), Target Behavior Measures and Pre- and post-intervention Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) and Vineland Adaptive Scale 3. 28 of the 37 families completed the training. As a result, we observed an improvement in autism symptoms, with an average decrease of 11.3 points (p<0.01) in total ATEC. A decrease in the severity of symptoms was also observed by CGI-S (MD 4.42 to 3.89, p< 0.01) and improvement of the condition by CGI-I. There wasa 70% improvement in target behaviors, with 40.4% presenting a significant improvement. Participating children had adaptive capacity below the population average, especially communication skills. The symptoms with the most expressive improvement after training were communication and sensory cognitive symptoms. There was no significant improvement in the SDQ score. We conclude that CST is effective in decreasing autism symptoms in children with ASD and decreasing the severity of the illness. The program is also effective for the reduction of specific dysfunctional symptoms reported by family members, which are the target behaviors.1 recurso online : PDF.application/pdfCrianças autistasClínica MédicaTranstorno autisticoAvaliação de crianças com transtorno do espectro autista após Caregivers Skills Traininginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LETICIA PASCELLI SANTANA SANTOS.pdfapplication/pdf2050962https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76709/1/R%20-%20D%20-%20LETICIA%20PASCELLI%20SANTANA%20SANTOS.pdf3e3080fb69caad202eedd2ab9c410f47MD51open access1884/767092022-07-08 08:30:19.521open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76709Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-08T11:30:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de crianças com transtorno do espectro autista após Caregivers Skills Training
title Avaliação de crianças com transtorno do espectro autista após Caregivers Skills Training
spellingShingle Avaliação de crianças com transtorno do espectro autista após Caregivers Skills Training
Santos, Letícia P. S. (Letícia Pascelli Sant'Ana)
Crianças autistas
Clínica Médica
Transtorno autistico
title_short Avaliação de crianças com transtorno do espectro autista após Caregivers Skills Training
title_full Avaliação de crianças com transtorno do espectro autista após Caregivers Skills Training
title_fullStr Avaliação de crianças com transtorno do espectro autista após Caregivers Skills Training
title_full_unstemmed Avaliação de crianças com transtorno do espectro autista após Caregivers Skills Training
title_sort Avaliação de crianças com transtorno do espectro autista após Caregivers Skills Training
author Santos, Letícia P. S. (Letícia Pascelli Sant'Ana)
author_facet Santos, Letícia P. S. (Letícia Pascelli Sant'Ana)
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Dória, Gustavo Manoel Schier, 1961-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Ciências da Saúde
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Letícia P. S. (Letícia Pascelli Sant'Ana)
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Massuda, Raffael, 1981-
contributor_str_mv Massuda, Raffael, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças autistas
Clínica Médica
Transtorno autistico
topic Crianças autistas
Clínica Médica
Transtorno autistico
description Orientador: Prof. Dr. Raffael Massuda
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-08T11:30:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-08T11:30:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76709
url https://hdl.handle.net/1884/76709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76709/1/R%20-%20D%20-%20LETICIA%20PASCELLI%20SANTANA%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e3080fb69caad202eedd2ab9c410f47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860432177135616