A imagem pública das vereadoras de Curitiba : uma análise das campanhas eleitorais de 2016 e 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi, Karina Lançoni, 1981-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72123
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Luciana Panke
id UFPR_8def96c285aae9a947c8082ad1464541
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72123
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bernardi, Karina Lançoni, 1981-Panke, Luciana, 1972-Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação2021-12-13T18:42:01Z2021-12-13T18:42:01Z2021https://hdl.handle.net/1884/72123Orientadora: Profa. Dra. Luciana PankeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 16/06/2021Inclui referências: p. 95-100Resumo: A pesquisa apresenta um estudo sobre a constituição da Imagem Pública nas campanhas eleitorais de 2016 e 2020, de quatro vereadoras de Curitiba que foram eleitas pela primeira vez em 2016. A fundamentação teórica tem como base as teorias ligadas à dominação simbólica de gênero, à inserção das mulheres na política, campanhas eleitorais para mulheres, diferenciais das campanhas municipais, posicionamento e Imagem Pública de agentes políticos, tais como Bourdieu (2012), Biroli (2012, 2018), Panke (2011, 2016, 2020, 2021), Weber (2004), Lipovetsky (2007). O estudo empírico se desenvolveu a partir de uma pesquisa exploratória dos materiais das campanhas eleitorais de 2016 e 2020 em suas redes sociais digitais (Facebook, Instagram, Youtube e Twitter) e com entrevistas em profundidade realizadas com as vereadoras. O objetivo foi traçar o perfil comunicacional e verificar de que forma se deu a projeção da Imagem Pública das vereadoras, no discurso eleitoral das então candidatadas, na primeira campanha e na tentativa de reeleição, comparando as campanhas (2016 e 2020), a fim de identificar diferenças e semelhanças. Para isso, optou-se por analisar as campanhas eleitorais apenas das vereadoras que estavam em seu primeiro mandato, para que fosse possível verificar a profissionalização das campanhas eleitorais antes de exercerem o mandato e, após, já concorrendo à reeleição. Por fim, o estudo fez uma triangulação dos dados obtidos na análise dos materiais de campanha das então candidatas nas eleições de 2016 (eixo X) e de 2020 (eixo Y), com as entrevistas realizadas com as parlamentares (eixo Z), a partir de análise qualitativa, com base nas tipologias estabelecidas por Panke (2016), para classificar as candidatas entre Guerreira, Maternal e Profissional. Os resultados encontrados são de que três das quatro candidaturas analisadas neste estudo exploraram o papel de cuidadora na constituição da Imagem Pública, sendo classificadas como candidatas Maternais. Uma das candidatas destacou sua capacidade técnica e profissional na campanha de 2016, migrando do perfil Mulher Profissional em 2016 para a tipologia de Mulher Guerreira em 2020. Palavras-chave: Comunicação Política. Vereadoras de Curitiba. Imagem Pública. Campanhas Eleitorais para Mulheres. Comunicação Eleitoral.Abstract: The research presents a study on the constitution of the Public Image in the 2016 and 2020 election campaigns of four city councilors from Curitiba who were elected for the first time in 2016. The theoretical foundation is based on theories linked to the symbolic domination of gender, to insertion of women in politics, electoral campaigns for women, differentials in municipal campaigns, positioning and Public Image of political agents, such as Bourdieu (2012), Biroli (2012, 2018), Panke (2011, 2016, 2020, 2021), Weber ( 2004), Lipovetsky (2007). The empirical study was developed from an exploratory survey of materials from the 2016 and 2020 election campaigns on their digital social networks (Facebook, Instagram, Youtube and Twitter) and with in-depth interviews conducted with the councilors. The objective was to trace the communication profile and verify how the projection of the Public Image of the councilors took place, in the electoral discourse of the then candidates, in the first campaign and in the reelection attempt, comparing the campaigns (2016 and 2020), in order to identify differences and similarities. For this, it was decided to analyze the electoral campaigns only of councilors who were in their first term, so that it would be possible to verify the professionalization of electoral campaigns before exercising the mandate and, after, already running for reelection. Finally, the study triangulated the data obtained in the analysis of the campaign materials of the then candidates in the 2016 (X) and 2020 (Y) elections, with interviews carried out with female parliamentarians (Z), from of qualitative analysis, based on the typologies established by Panke (2016), to classify the candidates into Warrior, Maternal and Professional. The results found are that three of the four candidacies analyzed in this study explored the role of caregiver in the constitution of the Public Image, being classified as Maternal candidates. One of the candidates highlighted her technical and professional capacity in the 2016 campaign, migrating from the Professional Woman profile in 2016 to the Warrior Woman profile in 2020. Keywords: Political Communication. City Councilors of Curitiba. Public Image. Election Campaigns for Women. Electoral Communication.1 arquivo (104 p.) : PDF.application/pdfComunicação políticaVereadores - Curitiba (PR)Campanhas eleitoraisMulheres na politicaComunicaçãoA imagem pública das vereadoras de Curitiba : uma análise das campanhas eleitorais de 2016 e 2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KARINA LANCONI BERNARDI.pdfapplication/pdf2477200https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72123/1/R%20-%20D%20-%20KARINA%20LANCONI%20BERNARDI.pdfc04c22ea9aad2648ec53775fbef9f400MD51open access1884/721232021-12-13 15:42:01.296open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72123Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-13T18:42:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A imagem pública das vereadoras de Curitiba : uma análise das campanhas eleitorais de 2016 e 2020
title A imagem pública das vereadoras de Curitiba : uma análise das campanhas eleitorais de 2016 e 2020
spellingShingle A imagem pública das vereadoras de Curitiba : uma análise das campanhas eleitorais de 2016 e 2020
Bernardi, Karina Lançoni, 1981-
Comunicação política
Vereadores - Curitiba (PR)
Campanhas eleitorais
Mulheres na politica
Comunicação
title_short A imagem pública das vereadoras de Curitiba : uma análise das campanhas eleitorais de 2016 e 2020
title_full A imagem pública das vereadoras de Curitiba : uma análise das campanhas eleitorais de 2016 e 2020
title_fullStr A imagem pública das vereadoras de Curitiba : uma análise das campanhas eleitorais de 2016 e 2020
title_full_unstemmed A imagem pública das vereadoras de Curitiba : uma análise das campanhas eleitorais de 2016 e 2020
title_sort A imagem pública das vereadoras de Curitiba : uma análise das campanhas eleitorais de 2016 e 2020
author Bernardi, Karina Lançoni, 1981-
author_facet Bernardi, Karina Lançoni, 1981-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Panke, Luciana, 1972-
Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardi, Karina Lançoni, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação política
Vereadores - Curitiba (PR)
Campanhas eleitorais
Mulheres na politica
Comunicação
topic Comunicação política
Vereadores - Curitiba (PR)
Campanhas eleitorais
Mulheres na politica
Comunicação
description Orientadora: Profa. Dra. Luciana Panke
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-13T18:42:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-13T18:42:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72123
url https://hdl.handle.net/1884/72123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (104 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72123/1/R%20-%20D%20-%20KARINA%20LANCONI%20BERNARDI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c04c22ea9aad2648ec53775fbef9f400
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860679648411648