Educação ambiental : evolução histórica, implicações teóricas e sociais: uma avaliação crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Elisabeth Christmann, 1950-
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/29517
Resumo: Orientador: Acacia Zeneida Kuenzer
id UFPR_8eeb7e501f8f1f963d4affd03f69ec68
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29517
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ramos, Elisabeth Christmann, 1950-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKuenzer, Acácia Zeneida2022-09-02T15:23:33Z2022-09-02T15:23:33Z1996https://hdl.handle.net/1884/29517Orientador: Acacia Zeneida KuenzerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de EducaçãoResumo: A dissertação tem por objetivo fazer uma análise crítica da educação ambiental na sua institucionalização histórica e nas suas implicações teóricas e sociais. Essa análise inicia-se com a leitura dos documentos oficiais das principais conferências e encontros internacionais que deram origem à educação ambiental, desde a Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente Humano. Estocolmo. 1972. até a Conferência Internacional sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento na cidade do Rio de Janeiro. 1992. A constatação histórica do modo como a sociedade, através de organismos internacionais como a UNESCO. reivindicou a necessidade da educação ambiental e a sua relação com o contexto politico. económico e social, onde as suas finalidades e objetivos foram definidos, possibilitou a delimitação das bases teóricas que dão sustentação à educação ambiental, as quais foram criticamente analisadas. Das implicações teóricas e sociais necessárias à compreensão e prática da educação ambiental, très aspectos são destacados: as concepções de natureza, os movimentos ecológicos, as representações de meio ambiente e o conceito de ecologia. As categorias de totalidade e de interdependência marcaram metodologicamente o trabalho. Esses elementos temáticos, tomados como suporte crítico, tomaram-se reguladores para a análise dos equívocos na prática da educação ambiental. Nesse sentido, a reflexão crítica da prática educacional no seu conjunto é indispensável para a apreensão do significado da educação ambiental e dos seus pressupostos epistemológicos.Abstract: We aim to critically analyse environmental education in its historical institutionalization and its theoretical and social implications. We start by reading official documents about the main conferences and international meetings which led to environmental education, from the World Conference about Human Environment in Sthocolm in 1972 until the International Conference about Environment and Development in Rio de Janeiro in 1992. The historical data about society collected by international institutions such as UNESCO emphasized how much environmental education is needed and its relationship with the political, economical and social context in which its goals are set: as a consequence its theoretical goals have been critically analysed. From the theoretical and social implications to environmental education understanding and practice, we emphasize the following aspects: nature concept, ecological movements, environmental representation and ecology concept. Interdependence and totality marked our research methodologically. These topic elements, which were our critical support, became the regulators o f the analysis of the mistakes in environmental education practice. Summing up. a critical reflection of educational practice as a whole is unavoidable if one intends to catch the meaning of environmental education and its epistemological presupposition.140 f. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalEducação ambientalRedação acadêmicaEducaçãoEducação ambiental : evolução histórica, implicações teóricas e sociais: uma avaliação críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ELISABETH CHRISTMANN RAMOS.pdfapplication/pdf4614386https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29517/1/D%20-%20ELISABETH%20CHRISTMANN%20RAMOS.pdf56d44b4b9c71ec3ed3e1c81c79427923MD51open accessTEXTD - ELISABETH CHRISTMANN RAMOS.pdf.txtExtracted Texttext/plain313132https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29517/2/D%20-%20ELISABETH%20CHRISTMANN%20RAMOS.pdf.txt943cc45e15a0ee2b11d340b1606218a8MD52open accessTHUMBNAILD - ELISABETH CHRISTMANN RAMOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1286https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29517/3/D%20-%20ELISABETH%20CHRISTMANN%20RAMOS.pdf.jpg2f5cc6596b499abb32e039ee7fa6b1caMD53open access1884/295172022-09-02 12:23:33.725open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29517Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-02T15:23:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental : evolução histórica, implicações teóricas e sociais: uma avaliação crítica
title Educação ambiental : evolução histórica, implicações teóricas e sociais: uma avaliação crítica
spellingShingle Educação ambiental : evolução histórica, implicações teóricas e sociais: uma avaliação crítica
Ramos, Elisabeth Christmann, 1950-
Educação ambiental
Redação acadêmica
Educação
title_short Educação ambiental : evolução histórica, implicações teóricas e sociais: uma avaliação crítica
title_full Educação ambiental : evolução histórica, implicações teóricas e sociais: uma avaliação crítica
title_fullStr Educação ambiental : evolução histórica, implicações teóricas e sociais: uma avaliação crítica
title_full_unstemmed Educação ambiental : evolução histórica, implicações teóricas e sociais: uma avaliação crítica
title_sort Educação ambiental : evolução histórica, implicações teóricas e sociais: uma avaliação crítica
author Ramos, Elisabeth Christmann, 1950-
author_facet Ramos, Elisabeth Christmann, 1950-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Elisabeth Christmann, 1950-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kuenzer, Acácia Zeneida
contributor_str_mv Kuenzer, Acácia Zeneida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Redação acadêmica
Educação
topic Educação ambiental
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: Acacia Zeneida Kuenzer
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-02T15:23:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-02T15:23:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/29517
url https://hdl.handle.net/1884/29517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 140 f. ; 30 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29517/1/D%20-%20ELISABETH%20CHRISTMANN%20RAMOS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29517/2/D%20-%20ELISABETH%20CHRISTMANN%20RAMOS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29517/3/D%20-%20ELISABETH%20CHRISTMANN%20RAMOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 56d44b4b9c71ec3ed3e1c81c79427923
943cc45e15a0ee2b11d340b1606218a8
2f5cc6596b499abb32e039ee7fa6b1ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860285755031552