Revenue management e estratégias gerenciais para a maximização de ocupação e receitas : o caso do Nomaa Hotel em Curitiba-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Cristiana Lis das Chagas, 1996-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62961
Resumo: Orientador : Dario Luiz Dias Paixão
id UFPR_8ff34cb4897845b6c35b300087673d1a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62961
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lima, Cristiana Lis das Chagas, 1996-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em TurismoPaixão, Dario Luiz Dias2019-09-03T12:09:11Z2019-09-03T12:09:11Z2017https://hdl.handle.net/1884/62961Orientador : Dario Luiz Dias PaixãoMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Humanas,, Curso de Graduação em TurismoInclui referênciasResumo : O presente trabalho refere-se à identificação de estratégias gerenciais visando a maximização de receitas e ocupação no Nomaa Hotel, localizado em Curitiba, Paraná. A metodologia consiste em dois tipos de pesquisa: primeiramente exploratória, buscando embasamento no que diz respeito a termos específicos da hotelaria como hotéis boutique e revenue management, bem como meios de gestão e marketing do setor estudado, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Posteriormente, em pesquisa descritiva, foi realizado um estudo de caso, no qual as características do objeto estudado (Nomaa Hotel) foram identificadas e analisadas, através de entrevistas com gestores do empreendimento, aliado a entrevista com a Revenue Manager de uma rede de hotéis de Curitiba (PR) e, também, com um profissional com vasta experiência na área que atua prestando consultoria a empresas do ramo turístico. A partir disso, os dados obtidos foram confrontados para uma análise e discussão de resultados, buscando levantar formas que possibilitem a identificação de estratégias gerenciais que objetivem o aumento de receitas e ocupação considerando a visão e propósitos dos gestores do empreendimento. Decorrente da pesquisa inicial, foi proposto a utilização de um aplicativo que é capaz de auxiliar a gestão de pequenos empreendimentos ou mesmo familiares, desenvolvido pela pesquisadora – através do levantamento de dados obtidos durante a pesquisa -, e a capacitação de seus colaboradores para que fosse viável adotar um sistema de revenue management sem a necessidade de altos investimentos e que fossem incompatíveis com a realidade do hotel.Abstract : The following work refers to the identification of management strategies aimed at maximizing revenues and occupancy at Nomaa Hotel, located in Curitiba, Paraná. The methodology consists of two types of research: first exploratory, searching for specific terms of the hotel industry as boutique hotels and revenue management, as well as means of management and marketing of the sector studied, through bibliographical and documentary research. Subsequently, in a descriptive research, a case study was carried out, in which the characteristics of the object studied (Nomaa Hotel) were identified and analyzed through interviews with managers of the project, together with the interview with a Revenue Manager of a hotel chain in Curitiba (PR) and with a professional with extensive experience in the area that acts as a consultant to tourism companies. From this, the data obtained were analyzed for an analysis and discussion of results, seeking to develop ways that allow the identification of management strategies that aim to increase revenue and occupation considering the vision and purposes of the managers of the enterprise. Because of the initial research, it was proposed to use a mobile app that can assist the management of small enterprises or even family, developed by the researcher - through the collection of data obtained during the research - and the training of its collaborators to be feasible to adopt a system of revenue management without the necessity of high investments and that were incompatible with the reality of the hotel.109 p. : il. (algumas color.).application/pdfTurismo - AdministraçãoHotéis - MarketingRevenue management e estratégias gerenciais para a maximização de ocupação e receitas : o caso do Nomaa Hotel em Curitiba-PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCRISTIANA LIS DAS CHAGAS LIMA.pdfapplication/pdf2319165https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62961/1/CRISTIANA%20LIS%20DAS%20CHAGAS%20LIMA.pdf433d08bab1f24202e46c494dc039ed6dMD51open access1884/629612019-09-03 09:09:11.668open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62961Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-09-03T12:09:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Revenue management e estratégias gerenciais para a maximização de ocupação e receitas : o caso do Nomaa Hotel em Curitiba-PR
title Revenue management e estratégias gerenciais para a maximização de ocupação e receitas : o caso do Nomaa Hotel em Curitiba-PR
spellingShingle Revenue management e estratégias gerenciais para a maximização de ocupação e receitas : o caso do Nomaa Hotel em Curitiba-PR
Lima, Cristiana Lis das Chagas, 1996-
Turismo - Administração
Hotéis - Marketing
title_short Revenue management e estratégias gerenciais para a maximização de ocupação e receitas : o caso do Nomaa Hotel em Curitiba-PR
title_full Revenue management e estratégias gerenciais para a maximização de ocupação e receitas : o caso do Nomaa Hotel em Curitiba-PR
title_fullStr Revenue management e estratégias gerenciais para a maximização de ocupação e receitas : o caso do Nomaa Hotel em Curitiba-PR
title_full_unstemmed Revenue management e estratégias gerenciais para a maximização de ocupação e receitas : o caso do Nomaa Hotel em Curitiba-PR
title_sort Revenue management e estratégias gerenciais para a maximização de ocupação e receitas : o caso do Nomaa Hotel em Curitiba-PR
author Lima, Cristiana Lis das Chagas, 1996-
author_facet Lima, Cristiana Lis das Chagas, 1996-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Cristiana Lis das Chagas, 1996-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paixão, Dario Luiz Dias
contributor_str_mv Paixão, Dario Luiz Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo - Administração
Hotéis - Marketing
topic Turismo - Administração
Hotéis - Marketing
description Orientador : Dario Luiz Dias Paixão
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-03T12:09:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-03T12:09:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62961
url https://hdl.handle.net/1884/62961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 109 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62961/1/CRISTIANA%20LIS%20DAS%20CHAGAS%20LIMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 433d08bab1f24202e46c494dc039ed6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860706849521664