Transmedia storytelling no destino Maceió : contribuições teórico-práticas na relação entre o turismo e a comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casado, Cristiano Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80324
Resumo: Orientadora: Profª. Drª Juliana Medaglia
id UFPR_90fdf3751382a4bbfb460b2087e922bd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80324
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Domareski-Ruiz, Thays Cristina, 1984-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em TurismoMedaglia, Juliana, 1977-Casado, Cristiano Silva2022-12-13T13:34:29Z2022-12-13T13:34:29Z2022https://hdl.handle.net/1884/80324Orientadora: Profª. Drª Juliana MedagliaCoorientadora: Profª. Drª. Thays Cristina Domareski RuizDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa : Curitiba, 22/09/2022Inclui referências: p. 134-160Resumo: As inovações tecnológicas permitiram maior fluidez pelos canais de comunicação e alcance das mensagens, devido à participação do público, que contribui ativamente na geração de conteúdo. Nesse sentido, o transmedia storytelling, enquanto teoria da comunicação social, inscreve-se no contexto de revolução da informação em que os sujeitos pós-modernos colaboram na construção da narrativa. Com o objetivo de analisar o papel do transmedia storytelling enquanto ferramenta de promoção de destinos no contexto da transformação digital, este estudo se desenvolveu a partir de um referencial teórico que abordou aspectos do turismo, aspectos da comunicação e a evolução do storytelling em direção à perspectiva trasmidiática, bem como seu uso nos destinos turísticos. A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa, usando técnicas exploratórias. Na primeira etapa da pesquisa, houve análise bibliométrica, que traçou um panorama a respeito do uso do storytelling nas pesquisas acadêmicas em turismo. Compilou-se uma amostra de 129 artigos nas bases de dados Web of Science e SciELO, que apontou ser recente o estudo da temática e, do total, apresentou apenas 3%, correspondente a 4 estudos publicados sobre a perspectiva transmedia. A segunda etapa, composta pela pesquisa bibliográfica mostrou a relação entre o turismo e a comunicação, que apresenta o deslocamento do ato de narrar e do próprio conceito de storytelling na pós-modernidade, suscitando a perspectiva supracitada. A terceira e última etapa foi uma pesquisa de campo, aplicada ao projeto de marketing digital Experimente Maceió, composta por uma análise documental das suas mídias digitais e entrevistas em profundidade com duas gestoras do destino. Constatou-se uso parcial do transmedia storytelling tanto nos estudos do turismo quanto no estudo de caso. A pesquisa contribuiu teoricamente com a ampliação do arcabouço teórico da abordagem do transmedia storytelling, como também trouxe a relação entres os aspectos do turismo e da comunicação sobre essa temática. Já as contribuições práticas apontaram para um desconhecimento e falta de capacitação com relação ao objeto pesquisado em sua aplicação no destino turístico. As recomendações versam a respeito da comunicação em mídias digitais e sociais, assim como as premissas para a urgência da implementação do transmedia storytelling nos destinos turísticos.Abstract: Technological innovations have allowed greater smoothness through the channels of communication and reaching of messages. This is due to the participation of the audience, which actively contributes to the generation of content. In this sense, transmedia storytelling, as a social communication theory, is incorporated in the context of the information revolution, in which post-modern subjects collaborate in the construction of the narrative. In order to analyze the role of transmedia storytelling as a tool to promote destinations in the context of digital transformation, this study was developed from a theoretical framework in tourism, aspects of communication and the evolution of storytelling under the transmedia perspective, as well as its use in tourist destinations. The research had a qualitative approach using exploratory techniques. In the first stage of the research, a bibliometric analysis was carried out, in order to trace an overview of the use of storytelling in academic research in tourism. A sample of 129 articles was compiled in the Web of Science and SciELO databases indicated that the study of the theme is recent and presented only 3% of the total amount, i.e. 4 studies published on the transmedia perspective. The second stage, comprised a literature review and revealed the relationship between tourism and communication, which presents the displacement of both, the act of narrating and the concept of storytelling in postmodernity, bringing the aforementioned perspective. The third and last stage was field research, focusing on the digital marketing project Experimente Maceió, composed of a documental analysis of the digital media, and in-depth interviews with two managers of the destination. As a finding, a partial use of transmedia storytelling both in tourism studies and in the case study was perceived. The research contributed to the expansion of the theoretical framework of the transmedia storytelling approach, as well as the relationship between the aspects of tourism and communication on this theme. On the other hand, the practical contributions pointed to a lack of knowledge and training regarding the researched object in its application at the tourist destination. The recommendations are about communicating in digital and social media, as well as the premises for the urgent implementation of transmedia storytelling in tourist destinations.1 recurso online : PDF.application/pdfTurismo - Estudo e ensinoIndústria do lazerComunicaçãoTecnologia da informação - TurismoTecnologia da Informação e ComunicaçãoTurismoTransmedia storytelling no destino Maceió : contribuições teórico-práticas na relação entre o turismo e a comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CRISTIANO SILVA CASADO.pdfapplication/pdf5736405https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80324/1/R%20-%20D%20-%20CRISTIANO%20SILVA%20CASADO.pdfffa0d88a3da56e7e7fe350d151c814b5MD51open access1884/803242022-12-13 10:34:29.726open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80324Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-13T13:34:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transmedia storytelling no destino Maceió : contribuições teórico-práticas na relação entre o turismo e a comunicação
title Transmedia storytelling no destino Maceió : contribuições teórico-práticas na relação entre o turismo e a comunicação
spellingShingle Transmedia storytelling no destino Maceió : contribuições teórico-práticas na relação entre o turismo e a comunicação
Casado, Cristiano Silva
Turismo - Estudo e ensino
Indústria do lazer
Comunicação
Tecnologia da informação - Turismo
Tecnologia da Informação e Comunicação
Turismo
title_short Transmedia storytelling no destino Maceió : contribuições teórico-práticas na relação entre o turismo e a comunicação
title_full Transmedia storytelling no destino Maceió : contribuições teórico-práticas na relação entre o turismo e a comunicação
title_fullStr Transmedia storytelling no destino Maceió : contribuições teórico-práticas na relação entre o turismo e a comunicação
title_full_unstemmed Transmedia storytelling no destino Maceió : contribuições teórico-práticas na relação entre o turismo e a comunicação
title_sort Transmedia storytelling no destino Maceió : contribuições teórico-práticas na relação entre o turismo e a comunicação
author Casado, Cristiano Silva
author_facet Casado, Cristiano Silva
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Domareski-Ruiz, Thays Cristina, 1984-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medaglia, Juliana, 1977-
dc.contributor.author.fl_str_mv Casado, Cristiano Silva
contributor_str_mv Medaglia, Juliana, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo - Estudo e ensino
Indústria do lazer
Comunicação
Tecnologia da informação - Turismo
Tecnologia da Informação e Comunicação
Turismo
topic Turismo - Estudo e ensino
Indústria do lazer
Comunicação
Tecnologia da informação - Turismo
Tecnologia da Informação e Comunicação
Turismo
description Orientadora: Profª. Drª Juliana Medaglia
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-13T13:34:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-13T13:34:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80324
url https://hdl.handle.net/1884/80324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80324/1/R%20-%20D%20-%20CRISTIANO%20SILVA%20CASADO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ffa0d88a3da56e7e7fe350d151c814b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860380396355584