O desenvolvimento econômico e suas prioridades em educação : o ensino superior em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kluppel, Gilda Elena
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65521
Resumo: Orientadora: Zélia Milléo Pavão
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPavão, Zelia Milleo, 1928-2021Kluppel, Gilda Elena2022-11-04T14:15:11Z2022-11-04T14:15:11Z1990https://hdl.handle.net/1884/65521Orientadora: Zélia Milléo PavãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 138-142Resumo: A preocupação principal deste estudo é investigar de que forma a concepção economicista e pragmática da educação, com fundamentos teóricos no capital humano, vem sendo utilizada no ensino superior brasileiro. A construção do referencial teórico permitiu examinar as frágeis proposições da teoria do capital humano diante da história do pensamento econômico, como também evidenciou a introdução dessas proposições no ensino superior brasileiro através da Reforma Universitária de 68. Apesar de toda uma literatura crítica ressaltando o emprego ideológico dos conceitos referentes ao aumento do valor econômico do homem por intermédio da educação, entende-se que os "produtos educacionais" decorrentes dessa orientação encontram-se, ainda, presentes no ensino superior. A análise dos dados propiciou uma maior compreensão de algumas incursões da orientação pragmática e suas consequências dadas na realidade específica de um curso de graduação, numa instituição pública. Considera-se, como leitura final, que a universidade pública está menos vinculada às necessidades momentâneas do mercado de trabalho. Dessa forma, apresenta mais condições de superar o direcionamento profissionalizante em que se submeteu a educação na década de 70, permitindo, assim, aos seus egressos um conhecimento não restrito apenas à atuação profissional, mas também política.Abstract: This study is mainly concerned with investigating how the concept of economic and pragmatical Education - theoretically founded on the human capital - has been used in the Brazilian higher Education system. The working up of theoretical references has enabled a nearer view of the frail assertions concerning the "Human Capital Theory" in the face of "History of Economic Thought", and has also made clear that the 1968 academic amendment established such assertions for higher Education in Brazil. Despite a vast critical bibliography emphasizing the ideological employment of concepts referring to the increase of a person's economical value through Education, one understands that the "educational products" which result from such guidance are still to be found when it comes to higher Education. Data analysis provided a better understanding of the pragmatical guidance and its consequences upon the specific reality of a graduation course, in a public institution. At last, one is able to infer that the public university is not that entailed to the momentary needs of the employment market. Hence, it provides better conditions to overcome the professionalizing trends to which Education has been submitted in the Seventies, and thus providing its graduates with both professional and political knowledge.Résumé: Cette étude s'occupe surtout de l'investigation de la manière dont la conception pragmatiste de l'éducation, fondée sur la théorie du capital humain, a été présent dans l' enseignement supérieur brésilien. La construction du référentiel théorique a permis d'examiner la fragilité des propositions de la théorie du capital humain face à l'histoire de la pensée économique, aussi bien qu'elle a mis en relief l'introduction de ces mêmes propositions dans l'enseignement supérieur brésilien par la Réforme universitaire de 68. Malgré l'existence d'une littérature critique qui souligne l'emploi idéologique des concepts affirmant l' accroissement de la valeur économique de l'homme au moyen de l' éducation, on constate que les "produits éducationnels " qui en découlent sont toujours présents dans notre enseignement supérieur. L' analyse des données a favorisé une plus grande compréhension de quelques incursions de l' orientation pragmatiste et de ses conséquences dans la réalite spécifique d'un cours universitaire, dans un étabissement public. Une dernière lecture nous a montré que l' université publique n' est pas si liée au marché du travail, ce qui la'rend mieux préparée à surmonter la direction de tendance professionnelle de l l enseignement secondaire qu' a subie l' éducation brésilienne des années 70. Cela permet aux jeunes formés d'acquérir des connaissances non restreintes à l' activité professionnelle, au profit de l' aspect politique.x, 154 f. : il., grafs., tabs.application/pdfEnsino superiorEducaçãoDesenvolvimento econômicoDesenvolvimento econômico - Efeito da educaçãoEnsino superior - BrasilRedação acadêmicaEducaçãoO desenvolvimento econômico e suas prioridades em educação : o ensino superior em questãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - GILDA ELENA KLUPPEL.pdfapplication/pdf112638531https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65521/1/D%20-%20GILDA%20ELENA%20KLUPPEL.pdfdbf43179b9a943fcd0a611ce2cf732c4MD51open access1884/655212022-11-04 11:15:11.898open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65521Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-04T14:15:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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