Construção da identidade e escolhas no acesso ao ensino superior : processos de mudança e trabalho psíquico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955-
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/4028
Resumo: Orientadora: Helga Loos
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spelling Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLoos-Sant'Ana, Helga, 1967-2022-08-26T19:06:28Z2022-08-26T19:06:28Z2006https://hdl.handle.net/1884/4028Orientadora: Helga LoosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografia e anexosAG - Litoral a Agrárias vai repatrimoniar exemplar, porém observar que o tombo ainda duplica com Jurídicas.Resumo: A educação superior tem sido considerada uma forma privilegiada de acesso a melhores condições de vida. Anualmente, cerca de dez candidatos por vaga se inscrevem para o acesso rs universidades públicas. A universidade é um campo de pluralidade, diversidade, embate, construção de teorias e espaço de dar voz. A maioria das pessoas que buscam a universidade tem como expectativa a formação profissional. Entretanto, tornar-se profissional é uma questao inquietante, pois exige o desenvolvimento da capacidade de propor alternativas sustentáveis e éticas para os desafios pessoais e coletivos de determinado momento histórico, conciliando condições objetivas e desejos. Imersos em mudanças sociais intensas, os candidatos ao ensino superior processam psiquicamente trabalhos substanciais que afetam sua subjetividade. A representação da identidade faz parte da condição do homem como ser produtor e produzido em dada realidade social. Nao se pode abrir mao da representação de si próprio, mesmo que ela só possa ser apreendida em parte. Orientada por múltiplas identificações, a identidade nao comporta o todo psíquico, porém tem importante funçao relacional, apresentando o sujeito e diferenciando-o dos demais. Conviver melhor com a própria diferença e com as diferenças nos outros é propício a qualidade das interações, respossibilidade de sair da estagnação e viver mudanças. A escolha é um processo complexo, com implicaçoes cognitivas, afetivas, conativas e sócio-históricas, no qual a maneira como o indivíduo se percebe desempenha um papel fundamental. O trabalho psíquico de elaboraçao de lutos que se impoe em momentos de transiçao, como a adolescência, é imprescindível para a liberaçao dos recursos subjetivos que podem se renovar pela condição de fazer-se reconhecer e estabelecer trocas. Neste estudo foram investigadas as autorepresentações dos candidatos ao acesso nos cursos de graduação da UFPR em 2005 e os dados dos questionários sócio-educacionais de inscrição para o vestibular no período 2001-2006. Por intermédio de questionários, pesquisaram-se as concepções de 558 estudantes durante suas experiencias no vestibular e no registro academico. Fundamentadas na literatura (relativa a adolescência e início da idade adulta, construção da identidade, escolhas, desenvolvimento, educação e profissionalização), as análises conduziram à visualização de operadores do conceito de auto-representação, articulados em dois eixos - eixo estabilizador (engajamento, relacionamento) e eixo de transição ou movimento (capacidade de superar e empreender) e quatro pontos de conflito (resistência e/ou empuxo ao movimento), representados pelo medo, o isolamento, a insatisfação e a exclusão. O modelo elaborado de Escala de Auto-representação, mesmo estando em fase de confirmação, oferece várias possibilidades de interpretação do conceito e, aplicado em diferentes subgrupos, pode contribuir para ampliar a compreensão dos elementos que se entrelaçam na liberação ou no bloqueio de recursos subjetivos nos processos de mudança.x, 269 f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalRedação acadêmicaEnsino superiorEducaçãoConstrução da identidade e escolhas no acesso ao ensino superior : processos de mudança e trabalho psíquicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SUSAN REGINA RAITTZ CAVALLET.pdfapplication/pdf1056396https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/4028/1/R%20-%20D%20-%20SUSAN%20REGINA%20RAITTZ%20CAVALLET.pdf846e44b0aa76dc64a50a1ed3580e6d54MD51open access1884/40282022-08-26 16:06:28.927open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/4028Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-26T19:06:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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