Sonhe alto, princesa : discursos sobre gênero na infância na região de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Luiza, 1995-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69195
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Fábio Hansen
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spelling Guimarães, Luiza, 1995-Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoHansen, Fábio, 1978-2021-12-13T20:19:19Z2021-12-13T20:19:19Z2020https://hdl.handle.net/1884/69195Orientador: Prof. Dr. Fábio HansenDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 18/05/2020Inclui referências: p. 241-247Resumo: Esta dissertação analisa os discursos de crianças de 5 a 9 anos sobre gênero buscando compreender os efeitos de sentido da narrativa Disney Princesa após março de 2016, quando da criação do novo slogan Sou Princesa, Sou Real. A Disney Princesa modificou sua narrativa, trazendo elementos que, em certa medida, vão de encontro a saberes do discurso hegemônico da chamada "cultura da princesa". As Princesas Disney, após 2016 são definidas na comunicação da empresa por suas personalidades, ao invés de características como roupas e beleza. Os discursos das crianças foram observados durante a realização de gincanas com o tema príncipes e princesas em uma escola particular e uma associação beneficente na região de Curitiba. Após a produção deste material, as falas, desenhos e atividades de colagem foram examinados na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso (Orlandi e Santos Neto), dos conceitos de gênero (Butler, Hollanda e Thorne), de identidade (Woodward e Hall) e de infância (Steinberg, Kincheloe, Louro e Orenstein). As crianças transitaram entre diferentes gradações das posições-sujeito de identificação e contraidentificação. Nos momentos de identificação com a cultura da princesa, as crianças reproduziram valores tradicionais sobre gênero, tanto ao se referir aos personagens (princesa = mulher = passiva, príncipe = homem = ativo), quando nas dinâmicas entre elas. Na escola particular foram observadas situações nas quais os meninos buscavam silenciar as meninas, seguindo características do silenciamento discursivo. Houve também situações nas quais as meninas da escola particular, pelo discurso de resistência, contornavam essas tentativas de silenciamento. Na associação beneficente, as crianças trabalhavam em uma dinâmica mais colaborativa e comunicativa. Lá, as crianças transitaram mais entre as gradações do sujeito discursivo, enquanto na escola particular, a competitividade entre os participantes fez com que esse trânsito fosse menor. Mesmo assim, no final da atividade, pudemos observar que as crianças, a partir de um discurso de resistência, mostravam capacidade crítica e abertura para diálogos reflexivos sobre os saberes tradicionais presentes na mídia infantil tradicional. Elas aceitaram, assim, uma diversidade maior de possibilidades para príncipes e princesas e, consequentemente, para o futuro. Palavras-chave: Gênero. Infância. Discurso.Abstract: This research analyses the discourses of children between 5 and 9 yearsold looking to understand the effects of meaning of the discourse about gender in the Disney Princess narrative after March 2016, when the new slogan, Dream Big Princess, was established. The Disney Princess changed its narrative, bringing, to a certain point, elements that go against some elements of the traditional discourse of the "princess culture". The Disney Princesses after 2016 are defined in the company's communications by their personalities instead of characteristics like clothing and beauty. The children's discourses were observed during the realization of an activity themed princes and princesses in a private school and in a goodwill association in Curitiba area. After the material was produced, the quotes, drawings and collage activities were examined using the techniques of Discourse Analysis (Orlandi and Santos Neto), the concepts of gender (Butler, Hollanda and Thorne), identity (Woodward and Hall) and childhood (Steinberg, Kincheloe, Louro and Orenstein). The children transit among the different degrees of positions in the discourse (identification and counter identification). In the moments where there was identification with the princess culture, the children reproduced traditional knowledge about gender, when they referred to the fictional characters (princess = woman = passive, prince = men = active), and during the dynamics among them. In the private school there were observed situations in which the boys looked for ways of silencing the girls, using the characteristics of the discourse silence. However, there were also moments in which the girls in the private school, through the discourse of resistance, got around those silencing attempts. In the goodwill association, children worked in a more collaborative and communicative way. There, children transited more among the degrees of positions in the discourse, as in the private school, the competitivity among participants resulted in less transit. Even though, in the end of the activity, we could observe the children showed, using the discourse of resistance, critical capacity and openness to reflective dialogue about the traditional knowledge contained in children media products. They accepted more diverse possibilities to princes and princesses and, therefore, to their own future. Keywords: Gender. Childhood. Discourse.1 arquivo 456 p. : PDF.application/pdfComunicaçãoGêneroInfânciaDiscursoComunicaçãoSonhe alto, princesa : discursos sobre gênero na infância na região de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUIZA GUIMARAES.pdfapplication/pdf22700466https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69195/1/R%20-%20D%20-%20LUIZA%20GUIMARAES.pdfbd7bc70f72740046eafdab7055a935fdMD51open access1884/691952021-12-13 17:19:19.375open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69195Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-13T20:19:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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